A coleção de História Natural do Colégio Dante Alighieri: uma trajetória museológica

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Ana Paula Fioretti
Orientador(a): Maria Isabel Pinto Ferreira Landim
Banca de defesa: Carlos Roberto Ferreira Brandão, Zita Rosane Possamai
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Museologia
Departamento: Não Informado pela instituição
País: BR
Link de acesso: https://doi.org/10.11606/D.103.2022.tde-05082022-163429
Resumo: O estudo de coleções escolares é extremamente importante para a museologia, pois permite compreender seu papel educativo, assim como as práticas museológicas aplicadas a esses acervos em contexto histórico. Portanto, este trabalho teve como objetivo compreender e narrar a trajetória da coleção de História Natural do colégio Dante Alighieri a partir de registros documentais buscando compreender seu tratamento museológico, incluindo a dimensão espacial e os papéis da coleção sob as diferentes visões de seus curadores ao longo do tempo. A metodologia contemplou análise documental, por meio de relatórios, fotografias e entrevistas. Os resultados possibilitaram constatar que, em sua origem, em 1913, a coleção se encontrava distribuída nas salas de aula, indicando sua finalidade didática. Na década de 1940, abrigados no Laboratório de História Natural, os exemplares passaram a receber tratamento museológico mais sofisticado. A partir de sua transferência para outro local, dentro da escola, específico para abrigo e exposição, em meados da década de 1990, iniciou-se uma maior profissionalização dos trabalhos curatoriais. Aos poucos, a coleção foi assumindo seu papel na comunicação museológica de uma forma mais abrangente, estabelecendo-se como Museu de História Natural em 2011. A preservação do acervo e sua expansão, assumindo novas funções, reflete a importância atribuída a ele pela instituição escolar e pelos diferentes tratamentos museológicos de seus curadores, ao decorrer de quase um século, resultando na sua apropriação como patrimônio pela comunidade escolar e pela cidade de São Paulo.
id USP_ff0c121f87629cc50f36b5e8f4277a35
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-05082022-163429
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis A coleção de História Natural do Colégio Dante Alighieri: uma trajetória museológica The Natural History collection of Colégio Dante Alighieri: a museological trajectory. 2022-05-31Maria Isabel Pinto Ferreira LandimCarlos Roberto Ferreira BrandãoZita Rosane PossamaiAna Paula FiorettiUniversidade de São PauloMuseologiaUSPBR Coleções de História Natural Coleções escolares Curadoria Curation História das coleções History of the collections Museologia Museology Natural history collection School collections O estudo de coleções escolares é extremamente importante para a museologia, pois permite compreender seu papel educativo, assim como as práticas museológicas aplicadas a esses acervos em contexto histórico. Portanto, este trabalho teve como objetivo compreender e narrar a trajetória da coleção de História Natural do colégio Dante Alighieri a partir de registros documentais buscando compreender seu tratamento museológico, incluindo a dimensão espacial e os papéis da coleção sob as diferentes visões de seus curadores ao longo do tempo. A metodologia contemplou análise documental, por meio de relatórios, fotografias e entrevistas. Os resultados possibilitaram constatar que, em sua origem, em 1913, a coleção se encontrava distribuída nas salas de aula, indicando sua finalidade didática. Na década de 1940, abrigados no Laboratório de História Natural, os exemplares passaram a receber tratamento museológico mais sofisticado. A partir de sua transferência para outro local, dentro da escola, específico para abrigo e exposição, em meados da década de 1990, iniciou-se uma maior profissionalização dos trabalhos curatoriais. Aos poucos, a coleção foi assumindo seu papel na comunicação museológica de uma forma mais abrangente, estabelecendo-se como Museu de História Natural em 2011. A preservação do acervo e sua expansão, assumindo novas funções, reflete a importância atribuída a ele pela instituição escolar e pelos diferentes tratamentos museológicos de seus curadores, ao decorrer de quase um século, resultando na sua apropriação como patrimônio pela comunidade escolar e pela cidade de São Paulo. The study of school collections is extremely important for Museology because it allows us to understand their educational role, as well as museological practices applied to these collections in a historical context. Therefore, this work has as its objective, to understand and narrate the trajectory of the natural history collection of the Dante Alighieri School from documentary records seeking to understand its museological treatment, including the spatial dimension and the parents of the collection on the different views of its curators through time. The methodology contemplated documentary analysis, through reports, photographs, and interviews. The results made it possible to verify that in its origin, in 1913, the collection was distributed in classrooms, indicating its didactic purpose. In the 1940s, sheltered in the Natural History Laboratory, the specimen passed to receive more sophisticated museological treatment. From its transfer to another location, within the school, specifically for shelter and exhibition, in the middle of 1990, a greater professionalization of two curatorial jobs began. Gradually, the collection, was assuming its role in museological communication in a broader way, establishing itself as the Museum of Natural History in 2011. The preservation of the collection and its expansion, assuming new functions, reflect the importance attributed to it by the school institution and the different museological treatments of its curators, over the course of a century, resulting in its appropriation as heritage by the school community and the city of São Paulo. https://doi.org/10.11606/D.103.2022.tde-05082022-163429info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T18:16:34Zoai:teses.usp.br:tde-05082022-163429Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212022-08-11T18:05:28Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.pt.fl_str_mv A coleção de História Natural do Colégio Dante Alighieri: uma trajetória museológica
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The Natural History collection of Colégio Dante Alighieri: a museological trajectory.
title A coleção de História Natural do Colégio Dante Alighieri: uma trajetória museológica
spellingShingle A coleção de História Natural do Colégio Dante Alighieri: uma trajetória museológica
Ana Paula Fioretti
title_short A coleção de História Natural do Colégio Dante Alighieri: uma trajetória museológica
title_full A coleção de História Natural do Colégio Dante Alighieri: uma trajetória museológica
title_fullStr A coleção de História Natural do Colégio Dante Alighieri: uma trajetória museológica
title_full_unstemmed A coleção de História Natural do Colégio Dante Alighieri: uma trajetória museológica
title_sort A coleção de História Natural do Colégio Dante Alighieri: uma trajetória museológica
author Ana Paula Fioretti
author_facet Ana Paula Fioretti
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Maria Isabel Pinto Ferreira Landim
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Carlos Roberto Ferreira Brandão
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Zita Rosane Possamai
dc.contributor.author.fl_str_mv Ana Paula Fioretti
contributor_str_mv Maria Isabel Pinto Ferreira Landim
Carlos Roberto Ferreira Brandão
Zita Rosane Possamai
description O estudo de coleções escolares é extremamente importante para a museologia, pois permite compreender seu papel educativo, assim como as práticas museológicas aplicadas a esses acervos em contexto histórico. Portanto, este trabalho teve como objetivo compreender e narrar a trajetória da coleção de História Natural do colégio Dante Alighieri a partir de registros documentais buscando compreender seu tratamento museológico, incluindo a dimensão espacial e os papéis da coleção sob as diferentes visões de seus curadores ao longo do tempo. A metodologia contemplou análise documental, por meio de relatórios, fotografias e entrevistas. Os resultados possibilitaram constatar que, em sua origem, em 1913, a coleção se encontrava distribuída nas salas de aula, indicando sua finalidade didática. Na década de 1940, abrigados no Laboratório de História Natural, os exemplares passaram a receber tratamento museológico mais sofisticado. A partir de sua transferência para outro local, dentro da escola, específico para abrigo e exposição, em meados da década de 1990, iniciou-se uma maior profissionalização dos trabalhos curatoriais. Aos poucos, a coleção foi assumindo seu papel na comunicação museológica de uma forma mais abrangente, estabelecendo-se como Museu de História Natural em 2011. A preservação do acervo e sua expansão, assumindo novas funções, reflete a importância atribuída a ele pela instituição escolar e pelos diferentes tratamentos museológicos de seus curadores, ao decorrer de quase um século, resultando na sua apropriação como patrimônio pela comunidade escolar e pela cidade de São Paulo.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-05-31
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.11606/D.103.2022.tde-05082022-163429
url https://doi.org/10.11606/D.103.2022.tde-05082022-163429
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Museologia
dc.publisher.initials.fl_str_mv USP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1786376583385186304