Metodologias ativas no ensino da matemática escolar: o que as pesquisas acadêmicas revelam?

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Zamboni, Talita Mireli lattes
Orientador(a): Colombo, Janecler Aparecida Amorin lattes
Banca de defesa: Ferreira, Carlos Roberto lattes, Colombo, Janecler Aparecida Amorin lattes, Bennemann, Marcio lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Pato Branco
Programa de Pós-Graduação: Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4515
Resumo: Esta dissertação é uma pesquisa teórica de cunho qualitativo onde empregou-se a revisão sistemática. Fundamentada teoricamente sobre Pedagogia, Educação Matemática e Metodologias Ativas (MA). Usou como fonte de coleta de dados o catálogo de Teses e Dissertações da Capes e apoiou o estudo no Método de Análise de Conteúdo de Bardin. A ideia desse estudo surge do interesse em entender como estratégias metodológicas repercutem no ensino de matemática. Para tal elaborou-se a seguinte questão problema: Como as Metodologias Ativas (MA) se inserem na Educação Matemática sob o ponto de vista do ensino e aprendizagem da matemática escolar? Com o objetivo de verificar “se” e “de que forma” as MA estão inseridas no ensino e aprendizagem da matemática escolar por meio da análise de pesquisas acadêmicas na área de Educação Matemática que aplicaram estratégias de ensino diferenciadas. Assim este estudo apresenta os resultados da investigação que buscou propostas de estratégias metodológicas, que propõem um ensino e aprendizagem da matemática escolar, com equidade na divisão de responsabilidades entre alunos e professores sem minimizar a importância do conteúdo. Concluímos que a resposta para a nossa questão problema é que as MA ainda não estão inseridas de forma explícita na Educação Matemática, pois os atuais pesquisadores da área foram, em suas formações, apresentados às estratégias metodológicas para a Educação Matemática e não às MA pois estas últimas estão sendo discutidas agora. Ainda assim, os estudos em ensino e aprendizagem da matemática escolar, ofertam propostas que tornam o aluno ativo na construção de seus conhecimentos matemáticos, colocando-o, juntamente com o professor e o conteúdo em condições iguais de protagonismo, característica que é fortemente proposta nas MA. Não encontramos publicações que propunham MA para o ensino e aprendizagem da matemática, porém observamos que as dissertações coletadas empregavam as tendências metodológicas para o ensino e aprendizagem da matemática, e que estas puderam ser caracterizadas como MA. Ou seja, as estratégias metodológicas para o ensino e aprendizagem da matemática, identificadas no corpus de pesquisa se equiparam as MA, apresentando resultados similares aos propostos pelas MA, onde observamos alunos mais motivados e uma melhora qualitativa do processo. Por isso o estudo aqui apresentado pode colaborar com as discussões e com a busca por estratégias metodológicas que fomentem um ensino e aprendizagem que contribua qualitativamente com o conhecimento para a vida em sociedade.
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Para tal elaborou-se a seguinte questão problema: Como as Metodologias Ativas (MA) se inserem na Educação Matemática sob o ponto de vista do ensino e aprendizagem da matemática escolar? Com o objetivo de verificar “se” e “de que forma” as MA estão inseridas no ensino e aprendizagem da matemática escolar por meio da análise de pesquisas acadêmicas na área de Educação Matemática que aplicaram estratégias de ensino diferenciadas. Assim este estudo apresenta os resultados da investigação que buscou propostas de estratégias metodológicas, que propõem um ensino e aprendizagem da matemática escolar, com equidade na divisão de responsabilidades entre alunos e professores sem minimizar a importância do conteúdo. Concluímos que a resposta para a nossa questão problema é que as MA ainda não estão inseridas de forma explícita na Educação Matemática, pois os atuais pesquisadores da área foram, em suas formações, apresentados às estratégias metodológicas para a Educação Matemática e não às MA pois estas últimas estão sendo discutidas agora. Ainda assim, os estudos em ensino e aprendizagem da matemática escolar, ofertam propostas que tornam o aluno ativo na construção de seus conhecimentos matemáticos, colocando-o, juntamente com o professor e o conteúdo em condições iguais de protagonismo, característica que é fortemente proposta nas MA. Não encontramos publicações que propunham MA para o ensino e aprendizagem da matemática, porém observamos que as dissertações coletadas empregavam as tendências metodológicas para o ensino e aprendizagem da matemática, e que estas puderam ser caracterizadas como MA. Ou seja, as estratégias metodológicas para o ensino e aprendizagem da matemática, identificadas no corpus de pesquisa se equiparam as MA, apresentando resultados similares aos propostos pelas MA, onde observamos alunos mais motivados e uma melhora qualitativa do processo. Por isso o estudo aqui apresentado pode colaborar com as discussões e com a busca por estratégias metodológicas que fomentem um ensino e aprendizagem que contribua qualitativamente com o conhecimento para a vida em sociedade.This thesis is a theoretical research qualitative nature which we used a systematic review. Grounded theory on Education, Mathematics Education and Active Methodologies (MA). It was used as a data collection source of the Thesis and Dissertation catalog Capes and supported the study in Bardin's Content Analysis Method. The idea of this study comes up from an interest in understanding how methodological strategies have affected on the teaching of mathematics. For this it was prepared the following question problem: How Active Methodologies (MA) are inserted in mathematics education from the point of view of teaching and learning school mathematics? Aiming to check "if" and "how" the MA are embedded in teaching and school mathematics learning through academic research analysis in mathematics education area that applied different teaching strategies. So this study presents the results of research that sought proposals for methodological strategies, proposing a school mathematics teaching and learning with equity in the division of responsibilities between students and teachers without minimizing the importance of content. We conclude that the answer to our question problem is that the MAs are not yet inserted in an exhibited way in mathematics education, because the current researchers in the field, in their formations, were presented the methodological strategies for mathematics education and not to the MA for these past are being discussed now. Even so, studies in teaching and learning of school Mathematics, offer proposals that make the student active in building their mathematical knowledge by putting it together with the teacher and content in equal conditions role, a characteristic that is strongly proposed in MA. We did not find publications proposing MA for teaching and learning mathematics, but we observed that the thesis collected employed methodological trends for teaching and learning mathematics, and that these could be characterized as MA. That is, the methodological strategies for teaching and learning mathematics, identified in the research corpus equate the MA, with results similar to those proposed by the MA, where we observe more motivated students and a qualitative improvement of the process. Therefore, the study presented here can collaborate with the discussions and the search for methodological strategies that foster a teaching and learning that contributes qualitatively with the knowledge for life in society.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáPato BrancoPrograma de Mestrado Profissional em Matemática em Rede NacionalUTFPRBrasilCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAEngenharia/Tecnologia/GestãoMatemática - Estudo e ensinoEnsino - MetodologiaEstratégias de aprendizagemMathematics - Study and teachingTeaching - MethodologyLearning strategiesMetodologias ativas no ensino da matemática escolar: o que as pesquisas acadêmicas revelam?Methodologies active in teaching math at school: what does academic research reveals?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPato BrancoColombo, Janecler Aparecida Amorinhttp://lattes.cnpq.br/0135797199918609Ferreira, Carlos Robertohttp://lattes.cnpq.br/0711121970377264Colombo, Janecler Aparecida Amorinhttp://lattes.cnpq.br/0135797199918609Bennemann, Marciohttp://lattes.cnpq.br/8786331555612738http://lattes.cnpq.br/3859519927561932Zamboni, Talita Mireliinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRORIGINALPB_PROFMAT_M_Zamboni, Talita_2019.pdfPB_PROFMAT_M_Zamboni, Talita_2019.pdfapplication/pdf1137081http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/4515/1/PB_PROFMAT_M_Zamboni%2c%20Talita_2019.pdf4283fa53640b9b64fdd9677e36c27d67MD51TEXTPB_PROFMAT_M_Zamboni, Talita_2019.pdf.txtPB_PROFMAT_M_Zamboni, Talita_2019.pdf.txtExtracted texttext/plain403301http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/4515/2/PB_PROFMAT_M_Zamboni%2c%20Talita_2019.pdf.txtea959d69591f83fba4a7c25d56795020MD52THUMBNAILPB_PROFMAT_M_Zamboni, Talita_2019.pdf.jpgPB_PROFMAT_M_Zamboni, Talita_2019.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1216http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/4515/3/PB_PROFMAT_M_Zamboni%2c%20Talita_2019.pdf.jpg1ff4b6645ebe68ca7dbaa37512773eb9MD531/45152019-11-05 04:00:57.562oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/4515Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2019-11-05T06:00:57Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
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