Proposta de uma ferramenta para análise da competitividade de destinos turísticos pela abordagem de redes de empresas

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2013
Autor(a) principal: Barros, Rodrigo de
Orientador(a): Resende, Luis Mauricio Martins de
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Ponta Grossa
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1470
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo principal o desenvolvimento de uma Ferramenta para Mensuração da Competitividade em Produtos Turísticos pela abordagem de redes de empresas. Para esta finalidade fez-se uso de revisão bibliográfica geral sobre as características diversas do setor de Turismo, Clusters, redes de empresas, cooperação e competitividade. A partir desta revisão, desenvolveu-se a construção de um novo referencial o qual foi construído por meio de análise bibliométrica com a utilização de palavras-chave alinhadas e delimitadas à temática da pesquisa, visando um banco de dados que fornecesse os subsídios científicos necessários ao desenvolvimento da Ferramenta. Este novo banco de dados foi gerado a partir de artigos publicados somente entre os anos de 2002 e 2012 que constavam no Portal Periódico Capes com acesso via Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Estas publicações embasaram, portanto, a construção do modelo aqui apresentado, o qual é composto por onze dimensões, cinquenta e cinco fatores críticos, cento e cinquenta e cinco variáveis, seiscentas e cinco premissas e quinhentos e dezeito indicadores. Para cada indicador atribui-se uma escala de zero a um, sendo que a média calculada entre todos os indicadores resultaria no desempenho da competitividade referente a cada uma das onze dimensões. Desta forma, a média calculada das onze dimensões resulta no chamado Índice Macro de Competitividade para o Turismo. Estas características estruturais da ferramenta permitiram que a mesma se caracterizasse como abrangente e direcionada especificamente para Produtos Turísticos originados da regionalização e cooperação. Ou seja, a Ferramenta possui dimensões interdependentes para análise da competitividade macro do Destino em questão, ao mesmo tempo que as dimensões são dependentes para análises mais específicas, por exemplo. Por fim, destaca-se que embora o modelo apresentado seja estruturado a partir do cálculo da média dos indicadores e dimensões, entende-se que uma nova abordagem quantitativa para o modelo é possível, visando resultados ainda mais eficazes sobre a mensuração da competitividade.
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A partir desta revisão, desenvolveu-se a construção de um novo referencial o qual foi construído por meio de análise bibliométrica com a utilização de palavras-chave alinhadas e delimitadas à temática da pesquisa, visando um banco de dados que fornecesse os subsídios científicos necessários ao desenvolvimento da Ferramenta. Este novo banco de dados foi gerado a partir de artigos publicados somente entre os anos de 2002 e 2012 que constavam no Portal Periódico Capes com acesso via Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Estas publicações embasaram, portanto, a construção do modelo aqui apresentado, o qual é composto por onze dimensões, cinquenta e cinco fatores críticos, cento e cinquenta e cinco variáveis, seiscentas e cinco premissas e quinhentos e dezeito indicadores. Para cada indicador atribui-se uma escala de zero a um, sendo que a média calculada entre todos os indicadores resultaria no desempenho da competitividade referente a cada uma das onze dimensões. Desta forma, a média calculada das onze dimensões resulta no chamado Índice Macro de Competitividade para o Turismo. Estas características estruturais da ferramenta permitiram que a mesma se caracterizasse como abrangente e direcionada especificamente para Produtos Turísticos originados da regionalização e cooperação. Ou seja, a Ferramenta possui dimensões interdependentes para análise da competitividade macro do Destino em questão, ao mesmo tempo que as dimensões são dependentes para análises mais específicas, por exemplo. Por fim, destaca-se que embora o modelo apresentado seja estruturado a partir do cálculo da média dos indicadores e dimensões, entende-se que uma nova abordagem quantitativa para o modelo é possível, visando resultados ainda mais eficazes sobre a mensuração da competitividade.This research aimed to develop a Model for Measuring Competitiveness in Tourism Products by approach of business networks. For this purpose it was used a literature review about characteristics of the tourism sector, clusters, business networks, cooperation and competitiveness. Thereafter, it was developed the construction of a new framework which was built through bibliometric analysis with the use of keywords aligned and delimited to the topic of research, aiming a database that provides the necessary scientific equipment to the model development. This new database was generated from only articles published between the years 2002 and 2012 which appeared in “Periódicos Capes” with access at Federal Technological University of Paraná. These publications are based for building the model presented here, which consists of eleven dimensions, fifty-nine critical factors, one hundred fifty-five variables, sixty hundred and five assumptions and five hundred eighteen indicators. For each indicator is assigned a scale from zero to one, and the averaged across all performance indicators in the result of competition for each of the eleven dimensions. Thus, the averaged results in eleven dimensions called Tourism Macro Competitiveness Index. These structural features of the tool allowed the same be characterized as comprehensive and targeted specifically for tourism products originated regionalization and cooperation. That is, the tool has interdependent dimensions for analysis of competitive macro destination in question, while the dimensions are dependent for more specific analysis, for example. Finally, it is noteworthy that although the model is structured by calculating the average of the indicators and dimensions, it is understood that a new quantitative approach to the model is possible, seeking even more effective results on the measurement of competitiveness.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáPonta GrossaPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de ProduçãoTurismoCluster industrialRedes de negóciosConcorrênciaEconomia regionalTourismIndustrial clustersBusiness networksCompetitionRegional economicsProposta de uma ferramenta para análise da competitividade de destinos turísticos pela abordagem de redes de empresasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPonta GrossaMestradoResende, Luis Mauricio Martins dePontes, JoseaneBarros, Rodrigo dereponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessTHUMBNAILPG_PPGEP_M_Barros, Rodrigo de_2013.pdf.jpgPG_PPGEP_M_Barros, Rodrigo de_2013.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1260http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/1470/4/PG_PPGEP_M_Barros%2c%20Rodrigo%20de_2013.pdf.jpg719b284ea139bcdb516fb0d0e8285960MD54ORIGINALPG_PPGEP_M_Barros, Rodrigo de_2013.pdfPG_PPGEP_M_Barros, Rodrigo de_2013.pdfapplication/pdf2772309http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/1470/1/PG_PPGEP_M_Barros%2c%20Rodrigo%20de_2013.pdf1481c0641d50959992194b818908811eMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81290http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/1470/2/license.txtb9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95bMD52TEXTPG_PPGEP_M_Barros, Rodrigo de_2013.pdf.txtPG_PPGEP_M_Barros, Rodrigo de_2013.pdf.txtExtracted texttext/plain366387http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/1470/3/PG_PPGEP_M_Barros%2c%20Rodrigo%20de_2013.pdf.txt000325cf964b86cf52180c51698bbd5dMD531/14702016-02-03 03:00:21.384oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/1470TmEgcXVhbGlkYWRlIGRlIHRpdHVsYXIgZG9zIGRpcmVpdG9zIGRlIGF1dG9yIGRhIHB1YmxpY2HDp8OjbywgYXV0b3Jpem8gYSBVVEZQUiBhIHZlaWN1bGFyLCAKYXRyYXbDqXMgZG8gUG9ydGFsIGRlIEluZm9ybWHDp8OjbyBlbSBBY2Vzc28gQWJlcnRvIChQSUFBKSBlIGRvcyBDYXTDoWxvZ29zIGRhcyBCaWJsaW90ZWNhcyAKZGVzdGEgSW5zdGl0dWnDp8Ojbywgc2VtIHJlc3NhcmNpbWVudG8gZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzLCBkZSBhY29yZG8gY29tIGEgTGVpIG5vIDkuNjEwLzk4LCAKbyB0ZXh0byBkZXN0YSBvYnJhLCBvYnNlcnZhbmRvIGFzIGNvbmRpw6fDtWVzIGRlIGRpc3BvbmliaWxpemHDp8OjbyByZWdpc3RyYWRhcyBubyBpdGVtIDQgZG8gCuKAnFRlcm1vIGRlIEF1dG9yaXphw6fDo28gcGFyYSBQdWJsaWNhw6fDo28gZGUgVHJhYmFsaG9zIGRlIENvbmNsdXPDo28gZGUgQ3Vyc28gZGUgR3JhZHVhw6fDo28gZSAKRXNwZWNpYWxpemHDp8OjbywgRGlzc2VydGHDp8O1ZXMgZSBUZXNlcyBubyBQb3J0YWwgZGUgSW5mb3JtYcOnw6NvIGUgbm9zIENhdMOhbG9nb3MgRWxldHLDtG5pY29zIGRvIApTaXN0ZW1hIGRlIEJpYmxpb3RlY2FzIGRhIFVURlBS4oCdLCBwYXJhIGZpbnMgZGUgbGVpdHVyYSwgaW1wcmVzc8OjbyBlL291IGRvd25sb2FkLCB2aXNhbmRvIGEgCmRpdnVsZ2HDp8OjbyBkYSBwcm9kdcOnw6NvIGNpZW50w61maWNhIGJyYXNpbGVpcmEuCgogIEFzIHZpYXMgb3JpZ2luYWlzIGUgYXNzaW5hZGFzIHBlbG8ocykgYXV0b3IoZXMpIGRvIOKAnFRlcm1vIGRlIEF1dG9yaXphw6fDo28gcGFyYSBQdWJsaWNhw6fDo28gZGUgClRyYWJhbGhvcyBkZSBDb25jbHVzw6NvIGRlIEN1cnNvIGRlIEdyYWR1YcOnw6NvIGUgRXNwZWNpYWxpemHDp8OjbywgRGlzc2VydGHDp8O1ZXMgZSBUZXNlcyBubyBQb3J0YWwgCmRlIEluZm9ybWHDp8OjbyBlIG5vcyBDYXTDoWxvZ29zIEVsZXRyw7RuaWNvcyBkbyBTaXN0ZW1hIGRlIEJpYmxpb3RlY2FzIGRhIFVURlBS4oCdIGUgZGEg4oCcRGVjbGFyYcOnw6NvIApkZSBBdXRvcmlh4oCdIGVuY29udHJhbS1zZSBhcnF1aXZhZGFzIG5hIEJpYmxpb3RlY2EgZG8gQ8OibXB1cyBubyBxdWFsIG8gdHJhYmFsaG8gZm9pIGRlZmVuZGlkby4gCk5vIGNhc28gZGUgcHVibGljYcOnw7VlcyBkZSBhdXRvcmlhIGNvbGV0aXZhIGUgbXVsdGljw6JtcHVzLCBvcyBkb2N1bWVudG9zIGZpY2Fyw6NvIHNvYiBndWFyZGEgZGEgCkJpYmxpb3RlY2EgY29tIGEgcXVhbCBvIOKAnHByaW1laXJvIGF1dG9y4oCdIHBvc3N1YSB2w61uY3Vsby4KRepositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2016-02-03T05:00:21Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
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