Ensaio de cone de penetração dinâmica para controle de compactação de vias urbanas da cidade de Curitiba/PR
Ano de defesa: | 2017 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | , , , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Curitiba |
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Brasil
|
Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2825 |
Resumo: | Neste trabalho buscou-se avaliar o cone de penetração dinâmica (DCP) como alternativa para controle geotécnico em vias urbanas de tráfego leve. Atualmente, dentre os diversos ensaios disponíveis para avaliação do comportamento mecânico dos solos, destaca-se o uso do CBR, porém, este possui desvantagem quanto à demora para obtenção de seus resultados, devido ao procedimento intrínseco do ensaio. Sob esta perspectiva, o presente trabalho se propõe a analisar a utilização do DCP como uma alternativa mais econômica, viável, segura e vantajosa para o controle geotécnico das camadas componentes das vias. A área de estudo encontra-se na cidade de Curitiba, no Estado do Paraná, Brasil. O estudo foi realizado através de investigações de campo e ensaios laboratoriais, para obtenção da correspondência entre a penetração do cone de penetração dinâmica no solo e o ensaio CBR. Além disso, foi realizada a avaliação do comportamento do DCP com a variação de umidade e com o grau de compactação. Ademais, foram realizadas correlações entre o CBR e a Agulha de Proctor e também comparações entre os solos do subleito (sem cimento) e o solo da base das vias (com cimento) em diferentes idades, também com o uso o DCP. Os resultados se mostraram positivos quanto à viabilidade de uso do DCP para estimativa de controle de compactação, de capacidade de suporte dos solos e também quanto à facilidade de manuseio tanto em laboratório quanto em campo. |
id |
UTFPR-12_8c26af55dacc373b3588e14a300edc5b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/2825 |
network_acronym_str |
UTFPR-12 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
repository_id_str |
|
spelling |
2017-12-27T01:39:45Z2017-12-27T01:39:45Z2017-02-23TORRES, Vanessa Corrêa de Andrade. Ensaio de cone de penetração dinâmica para controle de compactação de vias urbanas da cidade de Curitiba/PR. 2017. 110 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2017.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2825Neste trabalho buscou-se avaliar o cone de penetração dinâmica (DCP) como alternativa para controle geotécnico em vias urbanas de tráfego leve. Atualmente, dentre os diversos ensaios disponíveis para avaliação do comportamento mecânico dos solos, destaca-se o uso do CBR, porém, este possui desvantagem quanto à demora para obtenção de seus resultados, devido ao procedimento intrínseco do ensaio. Sob esta perspectiva, o presente trabalho se propõe a analisar a utilização do DCP como uma alternativa mais econômica, viável, segura e vantajosa para o controle geotécnico das camadas componentes das vias. A área de estudo encontra-se na cidade de Curitiba, no Estado do Paraná, Brasil. O estudo foi realizado através de investigações de campo e ensaios laboratoriais, para obtenção da correspondência entre a penetração do cone de penetração dinâmica no solo e o ensaio CBR. Além disso, foi realizada a avaliação do comportamento do DCP com a variação de umidade e com o grau de compactação. Ademais, foram realizadas correlações entre o CBR e a Agulha de Proctor e também comparações entre os solos do subleito (sem cimento) e o solo da base das vias (com cimento) em diferentes idades, também com o uso o DCP. Os resultados se mostraram positivos quanto à viabilidade de uso do DCP para estimativa de controle de compactação, de capacidade de suporte dos solos e também quanto à facilidade de manuseio tanto em laboratório quanto em campo.This study aims to evaluate the dynamic cone penetration (DCP) as methodology for geotechnical control on urban roads of light traffic. Currently, among the various tests available to evaluate the mechanical behavior of the soil, there is the use of CBR, however, this has disadvantages as the long time for obtaining the results, due to the intrinsic test procedure. From this perspective, the present study aims to analyze the use of DCP equipment - Dynamic Cone Penetration - as a more economical alternative, feasible and safe for the analysis of the compression levels of the component layers of the urban roads. The study area is located in the city of Curitiba, State of Parana, Brazil. The study is conducted through field and laboratory tests of the local soil to obtain mathematical correlations to ensure correspondence between the cone penetration and the CBR in situ. In addition, the evaluation of the performance of the equipment with the moisture content variation and degree of compaction was carried out. In addition, correlations were made between the CBR and the Proctor penetrometer and also comparisons between the soils of the subgrade (without cement) and base course of the roads (with cement) at different ages, also with the use of DCP. The results were positive regarding the feasibility of using the equipment to estimate compaction control, soil load bearing capacity and also for ease of handling both in the laboratory and in the field.CAPESporUniversidade Tecnológica Federal do ParanáCuritibaPrograma de Pós-Graduação em Engenharia CivilUTFPRBrasilCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::GEOTECNICAEngenharia CivilTransporte urbano - Curitiba (PR)Solo-cimentoMecânica do soloPavimentosEngenharia civilUrban transportation - Curitiba (PR)Soil cementSoil mechanicsPavementsCivil engineeringEnsaio de cone de penetração dinâmica para controle de compactação de vias urbanas da cidade de Curitiba/PRDynamic cone penetration test for compaction control of urban roads in Curitiba city/PRinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisCuritibaIzzo, Ronaldo Luis dos Santoshttp://lattes.cnpq.br/8384136461605241Lima, Adauto José Miranda dehttp://lattes.cnpq.br/8681679368729264Izzo, Ronaldo Luis dos SantosLima, Adauto José Miranda deJohann, Amanda Dalla RosaGiacheti, Heraldo Luizhttp://lattes.cnpq.br/4777699218798828Andrade, Vanessa Corrêa deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRORIGINALCT_PPGEC_M_Torres, Vanessa Corrêa de Andrade_2017.pdfCT_PPGEC_M_Torres, Vanessa Corrêa de Andrade_2017.pdfapplication/pdf4814118http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/2825/1/CT_PPGEC_M_Torres%2c%20Vanessa%20Corr%c3%aaa%20de%20Andrade_2017.pdfb7f23cc8d936eef8966eef850d7c5c04MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/2825/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52TEXTCT_PPGEC_M_Torres, Vanessa Corrêa de Andrade_2017.pdf.txtCT_PPGEC_M_Torres, Vanessa Corrêa de Andrade_2017.pdf.txtExtracted texttext/plain139807http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/2825/3/CT_PPGEC_M_Torres%2c%20Vanessa%20Corr%c3%aaa%20de%20Andrade_2017.pdf.txt3ee20a02885c623af1866fa07b13393eMD53THUMBNAILCT_PPGEC_M_Torres, Vanessa Corrêa de Andrade_2017.pdf.jpgCT_PPGEC_M_Torres, Vanessa Corrêa de Andrade_2017.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1312http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/2825/4/CT_PPGEC_M_Torres%2c%20Vanessa%20Corr%c3%aaa%20de%20Andrade_2017.pdf.jpg8385ecd4b517286b7d0c15da69831314MD541/28252017-12-26 23:39:45.105oai:repositorio.utfpr.edu.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2017-12-27T01:39:45Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Ensaio de cone de penetração dinâmica para controle de compactação de vias urbanas da cidade de Curitiba/PR |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Dynamic cone penetration test for compaction control of urban roads in Curitiba city/PR |
title |
Ensaio de cone de penetração dinâmica para controle de compactação de vias urbanas da cidade de Curitiba/PR |
spellingShingle |
Ensaio de cone de penetração dinâmica para controle de compactação de vias urbanas da cidade de Curitiba/PR Andrade, Vanessa Corrêa de CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::GEOTECNICA Transporte urbano - Curitiba (PR) Solo-cimento Mecânica do solo Pavimentos Engenharia civil Urban transportation - Curitiba (PR) Soil cement Soil mechanics Pavements Civil engineering Engenharia Civil |
title_short |
Ensaio de cone de penetração dinâmica para controle de compactação de vias urbanas da cidade de Curitiba/PR |
title_full |
Ensaio de cone de penetração dinâmica para controle de compactação de vias urbanas da cidade de Curitiba/PR |
title_fullStr |
Ensaio de cone de penetração dinâmica para controle de compactação de vias urbanas da cidade de Curitiba/PR |
title_full_unstemmed |
Ensaio de cone de penetração dinâmica para controle de compactação de vias urbanas da cidade de Curitiba/PR |
title_sort |
Ensaio de cone de penetração dinâmica para controle de compactação de vias urbanas da cidade de Curitiba/PR |
author |
Andrade, Vanessa Corrêa de |
author_facet |
Andrade, Vanessa Corrêa de |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Izzo, Ronaldo Luis dos Santos |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8384136461605241 |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Lima, Adauto José Miranda de |
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8681679368729264 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Izzo, Ronaldo Luis dos Santos |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Lima, Adauto José Miranda de |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Johann, Amanda Dalla Rosa |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
Giacheti, Heraldo Luiz |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4777699218798828 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Andrade, Vanessa Corrêa de |
contributor_str_mv |
Izzo, Ronaldo Luis dos Santos Lima, Adauto José Miranda de Izzo, Ronaldo Luis dos Santos Lima, Adauto José Miranda de Johann, Amanda Dalla Rosa Giacheti, Heraldo Luiz |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::GEOTECNICA |
topic |
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::GEOTECNICA Transporte urbano - Curitiba (PR) Solo-cimento Mecânica do solo Pavimentos Engenharia civil Urban transportation - Curitiba (PR) Soil cement Soil mechanics Pavements Civil engineering Engenharia Civil |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Transporte urbano - Curitiba (PR) Solo-cimento Mecânica do solo Pavimentos Engenharia civil Urban transportation - Curitiba (PR) Soil cement Soil mechanics Pavements Civil engineering |
dc.subject.capes.pt_BR.fl_str_mv |
Engenharia Civil |
description |
Neste trabalho buscou-se avaliar o cone de penetração dinâmica (DCP) como alternativa para controle geotécnico em vias urbanas de tráfego leve. Atualmente, dentre os diversos ensaios disponíveis para avaliação do comportamento mecânico dos solos, destaca-se o uso do CBR, porém, este possui desvantagem quanto à demora para obtenção de seus resultados, devido ao procedimento intrínseco do ensaio. Sob esta perspectiva, o presente trabalho se propõe a analisar a utilização do DCP como uma alternativa mais econômica, viável, segura e vantajosa para o controle geotécnico das camadas componentes das vias. A área de estudo encontra-se na cidade de Curitiba, no Estado do Paraná, Brasil. O estudo foi realizado através de investigações de campo e ensaios laboratoriais, para obtenção da correspondência entre a penetração do cone de penetração dinâmica no solo e o ensaio CBR. Além disso, foi realizada a avaliação do comportamento do DCP com a variação de umidade e com o grau de compactação. Ademais, foram realizadas correlações entre o CBR e a Agulha de Proctor e também comparações entre os solos do subleito (sem cimento) e o solo da base das vias (com cimento) em diferentes idades, também com o uso o DCP. Os resultados se mostraram positivos quanto à viabilidade de uso do DCP para estimativa de controle de compactação, de capacidade de suporte dos solos e também quanto à facilidade de manuseio tanto em laboratório quanto em campo. |
publishDate |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-12-27T01:39:45Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2017-12-27T01:39:45Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017-02-23 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
TORRES, Vanessa Corrêa de Andrade. Ensaio de cone de penetração dinâmica para controle de compactação de vias urbanas da cidade de Curitiba/PR. 2017. 110 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2017. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2825 |
identifier_str_mv |
TORRES, Vanessa Corrêa de Andrade. Ensaio de cone de penetração dinâmica para controle de compactação de vias urbanas da cidade de Curitiba/PR. 2017. 110 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2017. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2825 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UTFPR |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
collection |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/2825/1/CT_PPGEC_M_Torres%2c%20Vanessa%20Corr%c3%aaa%20de%20Andrade_2017.pdf http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/2825/2/license.txt http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/2825/3/CT_PPGEC_M_Torres%2c%20Vanessa%20Corr%c3%aaa%20de%20Andrade_2017.pdf.txt http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/2825/4/CT_PPGEC_M_Torres%2c%20Vanessa%20Corr%c3%aaa%20de%20Andrade_2017.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b7f23cc8d936eef8966eef850d7c5c04 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 3ee20a02885c623af1866fa07b13393e 8385ecd4b517286b7d0c15da69831314 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1797044415616778240 |