A geometria fractal no processo de ensino-aprendizagem-avaliação de probabilidade geométrica

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Able, Sandro Luiz Rosa lattes
Orientador(a): Silveira, Adilson da lattes
Banca de defesa: Silveira, Adilson da lattes, Martins, Carlos Alexandre Ribeiro lattes, Matucheski, Silvana lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Pato Branco
Programa de Pós-Graduação: Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27029
Resumo: Após uma revisão de literatura em portais de periódicos como o da CAPES, e em diversos sites de programas de pós-graduação, sobre o tema Probabilidade Geométrica, verificou-se que em trinta e oito anos, trinta e três trabalhos foram publicados, entre dissertações, monografias, artigos científicos, minicursos e oficinas. Cabe ressaltar que vinte quatro desses trabalhos foram revisados por Ritter e Bulegon (2016), e apresentados em seu artigo: Uma revisão de literatura sobre estudos relativos à Probabilidade Geométrica. Nele as autoras mapearam os trabalhos publicados de 1982 a 2016. Outros nove trabalhos foram localizados por meio de uma busca realizada para a elaboração desta pesquisa, buscando por publicações de 2017 a 2020. De todos esses trabalhos encontrados, somente dois apresentam os temas Probabilidade Geométrica e Fractais. Diante disso, aliado ao fato de que o conceito de Probabilidade Geométrica não está presente na grande maioria dos livros didáticos, e considerando também a necessidade da instrumentalização da prática do professor de Matemática e da adequação da mesma à BNCC, apresenta-se nesse trabalho uma sequência de ensino de Probabilidade Geométrica para o ensino médio por meio de resultados gerados da Geometria Fractal. Utiliza-se como referência metodológica para a construção da sequência a teoria dos Três Momentos Pedagógicos de Delizoicov e Angotti (1990). As atividades sugeridas também levam em consideração o conceito de Materiais Didáticos Manipuláveis para a construção dos Fractais. A sequência de ensino apresentada nesse trabalho aborda tanto situações bidimensionais, quanto tridimensionais, visto que os resultados usados para trabalhar o conceito de Probabilidade Geométrica são gerados da construção de uma representação do Triângulo de Sierpinski, que é um fractal bidimensional, e do cálculo de sua área, e da construção de uma representação da Esponja de Menger, que é um fractal tridimensional, e do cálculo do seu volume. Essa pesquisa é teórica, de natureza exploratória bibliográfica, sobre o tema específico de Probabilidade Geométrica envolvendo elementos da Geometria Fractal. Os fundamentos para a realização da pesquisa se deram por meio do estudo de publicações sobre os assuntos considerados. A sequência de ensino não foi aplicada e, portanto, sua eficiência no processo de ensino-aprendizagem-avaliação não foi verificada, ficando a aplicação da mesma como sugestão para trabalhos futuros.
id UTFPR-12_cf8b636603b941fac7884ee56febf839
oai_identifier_str oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/27029
network_acronym_str UTFPR-12
network_name_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
repository_id_str
spelling 2022-02-10T12:16:14Z2022-02-10T12:16:14Z2021-12-03ABLE, Sandro Luiz Rosa. A geometria fractal no processo de ensino-aprendizagem-avaliação de probabilidade geométrica. 2021. Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2021.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27029Após uma revisão de literatura em portais de periódicos como o da CAPES, e em diversos sites de programas de pós-graduação, sobre o tema Probabilidade Geométrica, verificou-se que em trinta e oito anos, trinta e três trabalhos foram publicados, entre dissertações, monografias, artigos científicos, minicursos e oficinas. Cabe ressaltar que vinte quatro desses trabalhos foram revisados por Ritter e Bulegon (2016), e apresentados em seu artigo: Uma revisão de literatura sobre estudos relativos à Probabilidade Geométrica. Nele as autoras mapearam os trabalhos publicados de 1982 a 2016. Outros nove trabalhos foram localizados por meio de uma busca realizada para a elaboração desta pesquisa, buscando por publicações de 2017 a 2020. De todos esses trabalhos encontrados, somente dois apresentam os temas Probabilidade Geométrica e Fractais. Diante disso, aliado ao fato de que o conceito de Probabilidade Geométrica não está presente na grande maioria dos livros didáticos, e considerando também a necessidade da instrumentalização da prática do professor de Matemática e da adequação da mesma à BNCC, apresenta-se nesse trabalho uma sequência de ensino de Probabilidade Geométrica para o ensino médio por meio de resultados gerados da Geometria Fractal. Utiliza-se como referência metodológica para a construção da sequência a teoria dos Três Momentos Pedagógicos de Delizoicov e Angotti (1990). As atividades sugeridas também levam em consideração o conceito de Materiais Didáticos Manipuláveis para a construção dos Fractais. A sequência de ensino apresentada nesse trabalho aborda tanto situações bidimensionais, quanto tridimensionais, visto que os resultados usados para trabalhar o conceito de Probabilidade Geométrica são gerados da construção de uma representação do Triângulo de Sierpinski, que é um fractal bidimensional, e do cálculo de sua área, e da construção de uma representação da Esponja de Menger, que é um fractal tridimensional, e do cálculo do seu volume. Essa pesquisa é teórica, de natureza exploratória bibliográfica, sobre o tema específico de Probabilidade Geométrica envolvendo elementos da Geometria Fractal. Os fundamentos para a realização da pesquisa se deram por meio do estudo de publicações sobre os assuntos considerados. A sequência de ensino não foi aplicada e, portanto, sua eficiência no processo de ensino-aprendizagem-avaliação não foi verificada, ficando a aplicação da mesma como sugestão para trabalhos futuros.After a review of the literature on journal portals such as CAPES, and on several postgraduate program websites about the Geometric Probability theme, in thirty-eight years only thirty-three works had published, including dissertations, monographs, scientific articles, short courses and workshops. It is noteworthy that twenty-four of these works had located by Ritter and Bulegon (2016), presented in their article: “A literature Review on studies concerning the likelihood Geometric”. In it, the authors mapped the works published from 1982 to 2016. Another nine works were located through a search carried out for the preparation of this research, looking for publications from 2017 to 2020. Of all these works found, only two present the themes Geometric and Fractal Probability. In Addition, related to the fact of the Geometric Probability concept is not presenting in the most of the textbooks, also considering the necessity of promote the practice of the Mathematics’ teacher and the adequacy to BNCC (Base Nacional Comum Curricular), this work presents a sequence of teaching-learning-assessment of Geometric Probability for high school through results generated from Fractal Geometry. The theory of the Three Pedagogical Moments by Delizoicov and Angotti (1990) it is used as a methodological reference for the construction of the sequence. The suggested activities also take into account the concept of Manipulable Materials for the construction of Fractals. The teaching-learning-assessment sequence presented in this work addresses both two-dimensional and three-dimensional situations, since the results used to work the concept of Geometric Probability are generated from the construction and calculation of the area of the Sierpinski Triangle, which is a two-dimensional fractal, and the construction and calculation of the volume of the Menger Sponge, which is a three-dimensional fractal. This research is theoretical, of bibliographical exploratory nature, on the specific theme of Geometric Probability involving elements of Fractal Geometry. The foundations for conducting the research were given through the study of publications on the subjects considered. The teaching-learning-assessment sequence was not applied and, therefore, its efficiency in the teaching-learning process was not verified, leaving its application as a suggestion for future work.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáPato BrancoPrograma de Mestrado Profissional em Matemática em Rede NacionalUTFPRBrasilhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAEngenharia/Tecnologia/GestãoProbabilidadesMatemática - Estudo e ensinoGeometriaFractaisMathematics - Study and teachingTeachers, Training ofGeometryFractalsA geometria fractal no processo de ensino-aprendizagem-avaliação de probabilidade geométricaThe fractal geometry in the teaching-learning-assessment process of geometric probabilityinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPato BrancoSilveira, Adilson dahttps://orcid.org/0000-0002-9003-7557http://lattes.cnpq.br/1469412279394937Silveira, Adilson dahttps://orcid.org/0000-0002-9003-7557http://lattes.cnpq.br/1469412279394937Martins, Carlos Alexandre Ribeirohttps://orcid.org/0000-0003-4445-084Xhttp://lattes.cnpq.br/2894024245343536Matucheski, Silvanahttps://orcid.org/0000-0002-4427-8157http://lattes.cnpq.br/9095312134361355https://orcid.org/0000-0002-2824-1709http://lattes.cnpq.br/1843393984442732Able, Sandro Luiz Rosareponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRORIGINALgeometriaprobabilidadeensinoavaliacao.pdfapplication/pdf4045845http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/27029/1/geometriaprobabilidadeensinoavaliacao.pdf9f749df3e9665614b34f73e54f4d9d6fMD51TEXTgeometriaprobabilidadeensinoavaliacao.pdf.txtgeometriaprobabilidadeensinoavaliacao.pdf.txtExtracted texttext/plain142919http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/27029/2/geometriaprobabilidadeensinoavaliacao.pdf.txt784de77d593081c9786612450b49c24aMD52THUMBNAILgeometriaprobabilidadeensinoavaliacao.pdf.jpggeometriaprobabilidadeensinoavaliacao.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1249http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/27029/3/geometriaprobabilidadeensinoavaliacao.pdf.jpg2983779e1ed2b89e5c058d89d3d7ef15MD531/270292022-02-11 04:06:03.846oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/27029Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2022-02-11T06:06:03Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A geometria fractal no processo de ensino-aprendizagem-avaliação de probabilidade geométrica
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv The fractal geometry in the teaching-learning-assessment process of geometric probability
title A geometria fractal no processo de ensino-aprendizagem-avaliação de probabilidade geométrica
spellingShingle A geometria fractal no processo de ensino-aprendizagem-avaliação de probabilidade geométrica
Able, Sandro Luiz Rosa
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Probabilidades
Matemática - Estudo e ensino
Geometria
Fractais
Mathematics - Study and teaching
Teachers, Training of
Geometry
Fractals
Engenharia/Tecnologia/Gestão
title_short A geometria fractal no processo de ensino-aprendizagem-avaliação de probabilidade geométrica
title_full A geometria fractal no processo de ensino-aprendizagem-avaliação de probabilidade geométrica
title_fullStr A geometria fractal no processo de ensino-aprendizagem-avaliação de probabilidade geométrica
title_full_unstemmed A geometria fractal no processo de ensino-aprendizagem-avaliação de probabilidade geométrica
title_sort A geometria fractal no processo de ensino-aprendizagem-avaliação de probabilidade geométrica
author Able, Sandro Luiz Rosa
author_facet Able, Sandro Luiz Rosa
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silveira, Adilson da
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-9003-7557
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1469412279394937
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Silveira, Adilson da
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-9003-7557
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1469412279394937
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Martins, Carlos Alexandre Ribeiro
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0003-4445-084X
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2894024245343536
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Matucheski, Silvana
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-4427-8157
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9095312134361355
dc.contributor.authorID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-2824-1709
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1843393984442732
dc.contributor.author.fl_str_mv Able, Sandro Luiz Rosa
contributor_str_mv Silveira, Adilson da
Silveira, Adilson da
Martins, Carlos Alexandre Ribeiro
Matucheski, Silvana
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
topic CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Probabilidades
Matemática - Estudo e ensino
Geometria
Fractais
Mathematics - Study and teaching
Teachers, Training of
Geometry
Fractals
Engenharia/Tecnologia/Gestão
dc.subject.por.fl_str_mv Probabilidades
Matemática - Estudo e ensino
Geometria
Fractais
Mathematics - Study and teaching
Teachers, Training of
Geometry
Fractals
dc.subject.capes.pt_BR.fl_str_mv Engenharia/Tecnologia/Gestão
description Após uma revisão de literatura em portais de periódicos como o da CAPES, e em diversos sites de programas de pós-graduação, sobre o tema Probabilidade Geométrica, verificou-se que em trinta e oito anos, trinta e três trabalhos foram publicados, entre dissertações, monografias, artigos científicos, minicursos e oficinas. Cabe ressaltar que vinte quatro desses trabalhos foram revisados por Ritter e Bulegon (2016), e apresentados em seu artigo: Uma revisão de literatura sobre estudos relativos à Probabilidade Geométrica. Nele as autoras mapearam os trabalhos publicados de 1982 a 2016. Outros nove trabalhos foram localizados por meio de uma busca realizada para a elaboração desta pesquisa, buscando por publicações de 2017 a 2020. De todos esses trabalhos encontrados, somente dois apresentam os temas Probabilidade Geométrica e Fractais. Diante disso, aliado ao fato de que o conceito de Probabilidade Geométrica não está presente na grande maioria dos livros didáticos, e considerando também a necessidade da instrumentalização da prática do professor de Matemática e da adequação da mesma à BNCC, apresenta-se nesse trabalho uma sequência de ensino de Probabilidade Geométrica para o ensino médio por meio de resultados gerados da Geometria Fractal. Utiliza-se como referência metodológica para a construção da sequência a teoria dos Três Momentos Pedagógicos de Delizoicov e Angotti (1990). As atividades sugeridas também levam em consideração o conceito de Materiais Didáticos Manipuláveis para a construção dos Fractais. A sequência de ensino apresentada nesse trabalho aborda tanto situações bidimensionais, quanto tridimensionais, visto que os resultados usados para trabalhar o conceito de Probabilidade Geométrica são gerados da construção de uma representação do Triângulo de Sierpinski, que é um fractal bidimensional, e do cálculo de sua área, e da construção de uma representação da Esponja de Menger, que é um fractal tridimensional, e do cálculo do seu volume. Essa pesquisa é teórica, de natureza exploratória bibliográfica, sobre o tema específico de Probabilidade Geométrica envolvendo elementos da Geometria Fractal. Os fundamentos para a realização da pesquisa se deram por meio do estudo de publicações sobre os assuntos considerados. A sequência de ensino não foi aplicada e, portanto, sua eficiência no processo de ensino-aprendizagem-avaliação não foi verificada, ficando a aplicação da mesma como sugestão para trabalhos futuros.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-12-03
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-02-10T12:16:14Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-02-10T12:16:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ABLE, Sandro Luiz Rosa. A geometria fractal no processo de ensino-aprendizagem-avaliação de probabilidade geométrica. 2021. Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2021.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27029
identifier_str_mv ABLE, Sandro Luiz Rosa. A geometria fractal no processo de ensino-aprendizagem-avaliação de probabilidade geométrica. 2021. Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2021.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27029
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Pato Branco
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional
dc.publisher.initials.fl_str_mv UTFPR
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Pato Branco
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
collection Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/27029/1/geometriaprobabilidadeensinoavaliacao.pdf
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/27029/2/geometriaprobabilidadeensinoavaliacao.pdf.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/27029/3/geometriaprobabilidadeensinoavaliacao.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 9f749df3e9665614b34f73e54f4d9d6f
784de77d593081c9786612450b49c24a
2983779e1ed2b89e5c058d89d3d7ef15
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797044411977170944