O Grêmio Estudantil como instância de participação na gestão escolar: estudo no CETI/Humaitá-AM
Ano de defesa: | 2023 |
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Autor(a) principal: | |
Outros Autores: | , |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal do Amazonas
Faculdade de Educação Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Educação |
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9537 |
Resumo: | A pesquisa analisou a constituição do grêmio estudantil como instância de participação na gestão escolar no contexto do Centro Educacional de Tempo Integral (CETI) no município de Humaitá-Amazonas. O processo de construção deste trabalho fundamentou-se numa abordagem qualitativa e teve como objetivo compreender o processo de implantação do grêmio estudantil e sua atuação na gestão escolar. O estudo partiu das políticas públicas educacionais a partir da década de 1990, aprofundou os fundamentos da gestão democrática dando ênfase à criação e funcionamento de grêmios estudantis nas escolas da rede estadual de ensino do Amazonas e a caracterização do processo de criação e a configuração atual do grêmio estudantil nos CETIs, delimitou a pesquisa nas formas de implementação e participação do grêmio na gestão escolar do CETI/Humaitá AM. Tratou-se de uma abordagem qualitativa que se desenvolveu por meio da pesquisa documental, em que foram selecionados os documentos de acordo com as políticas públicas educacionais juvenis e sua relação com o objeto de estudo. Após a seleção dos documentos, foram pesquisados e selecionados os autores que discutem a gestão democrática e seus mecanismos de participação evidenciando o órgão colegiado do grêmio estudantil e sua atuação na gestão da escola. A pesquisa destacou as leis no âmbito nacional e estadual e seus apontamentos para a participação dos estudantes na gestão da escola, desde as ações planejadas até seu processo de execução. Os resultados apontam que os espaços de aprendizagem e desenvolvimento precisam avançar de forma que os (as) jovens sintam-se parte dessa totalidade. De acordo com a análise nos documentos do CETI/Humaitá-AM, observou-se que ainda há fragmentos na gestão escolar que configuram a ausência de diálogos e a garantia de espaços de discussão que contemplem o grêmio estudantil. Observou-se que o movimento estudantil precisa materializar seu lugar de destaque na escola e na sociedade, seu papel precisa estar vinculado ao desenvolvimento dos (das) jovens nas questões reflexivas das áreas pedagógicas, políticas e sociais, que podem permear de forma solidificada a democratização das escolas. |
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O Grêmio Estudantil como instância de participação na gestão escolar: estudo no CETI/Humaitá-AMThe Student Guild as an instance of participation in school management: study at CETI/ Humaitá-AMMovimentos estudantisEstudantes do ensino médioCIENCIAS HUMANASGrêmio estudantilParticipaçãoEnsino MédioTempo IntegralA pesquisa analisou a constituição do grêmio estudantil como instância de participação na gestão escolar no contexto do Centro Educacional de Tempo Integral (CETI) no município de Humaitá-Amazonas. O processo de construção deste trabalho fundamentou-se numa abordagem qualitativa e teve como objetivo compreender o processo de implantação do grêmio estudantil e sua atuação na gestão escolar. O estudo partiu das políticas públicas educacionais a partir da década de 1990, aprofundou os fundamentos da gestão democrática dando ênfase à criação e funcionamento de grêmios estudantis nas escolas da rede estadual de ensino do Amazonas e a caracterização do processo de criação e a configuração atual do grêmio estudantil nos CETIs, delimitou a pesquisa nas formas de implementação e participação do grêmio na gestão escolar do CETI/Humaitá AM. Tratou-se de uma abordagem qualitativa que se desenvolveu por meio da pesquisa documental, em que foram selecionados os documentos de acordo com as políticas públicas educacionais juvenis e sua relação com o objeto de estudo. Após a seleção dos documentos, foram pesquisados e selecionados os autores que discutem a gestão democrática e seus mecanismos de participação evidenciando o órgão colegiado do grêmio estudantil e sua atuação na gestão da escola. A pesquisa destacou as leis no âmbito nacional e estadual e seus apontamentos para a participação dos estudantes na gestão da escola, desde as ações planejadas até seu processo de execução. Os resultados apontam que os espaços de aprendizagem e desenvolvimento precisam avançar de forma que os (as) jovens sintam-se parte dessa totalidade. De acordo com a análise nos documentos do CETI/Humaitá-AM, observou-se que ainda há fragmentos na gestão escolar que configuram a ausência de diálogos e a garantia de espaços de discussão que contemplem o grêmio estudantil. Observou-se que o movimento estudantil precisa materializar seu lugar de destaque na escola e na sociedade, seu papel precisa estar vinculado ao desenvolvimento dos (das) jovens nas questões reflexivas das áreas pedagógicas, políticas e sociais, que podem permear de forma solidificada a democratização das escolas.The research analyzed the constitution of the student council as an instance of participation in school management in the context of the Centro Educacional de Tempo Integral (CETI) in the municipality of Humaitá-Amazonas. The construction process of this work was based on a qualitative approach and aimed to understand the implementation process of the student council and its role in school management. The study started with an analysis of the educational policies since the 1990s, deepened the foundations of democratic management with an emphasis on the creation and operation of student councils in Amazonas state public schools, characterized the process of creating and the current configuration of the student council at CETIs, and focused the research on the forms of implementation and participation of the council in school management at CETI/Humaitá AM. It was a qualitative approach developed through documentary research, in which the documents were selected according to youth public educational policies and their relationship with the object of study. After selecting the documents, the authors who discuss the democratic management and its mechanisms of participation, highlighting the collegiate body of the student council and its role in school management, were researched and selected. The research highlighted the national and state laws and their indications for student participation in school management, from the planned actions to the execution process. The results indicated that the spaces for learning and development need to progress so that young people feel part of this totality. According to the analysis of the CETI/Humaitá-AM documents, it was observed that there are still fragments in school management that configure the absence of dialogues and the guarantee of spaces for discussion that include the student council. As for results, it was noticed that the student movement needs to materialize its prominent place in the school and society, its role needs to be linked to the development of young people in the reflective issues of pedagogical, political, and social areas, which can solidify the democratization of schools.FAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do AmazonasUniversidade Federal do AmazonasFaculdade de EducaçãoBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em EducaçãoFalcão, Nádia Maciel: http://lattes.cnpq.br/5182856984673000Salazar, Deuzilene Marqueshttp://lattes.cnpq.br/4519799169077909Nogueira, Sílvia Cristina Condehttp://lattes.cnpq.br/2597065203873535Freire, Marta de Almeidahttp://lattes.cnpq.br/2314264349156925https://orcid.org/0000-0002-1789-52052023-08-03T17:43:21Z2023-03-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documentapplication/pdfFREIRE, Marta de Almeida. O Grêmio Estudantil como instância de participação na gestão escolar: estudo no CETI/Humaitá-AM. 2023. 110 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2023.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9537porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2023-08-04T05:03:45Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/9537Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922023-08-04T05:03:45Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false |
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