O USO DO APLICATIVO GEOGEBRA 3D NO ENSINO M?DIO

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Costa, Sergio
Outros Autores: Jefferson, Brand?o, Ledevande, Silva, Tiego, Freitas
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1742
Resumo: A presen?a das novas tecnologias tem contribu?do significativamente, no aperfei?oamento do processo de ensino/aprendizagem, sendo uma delas os recursos computacionais presentes no nosso dia a dia, incluindo o uso do celular, raz?o pela qual, h? uma grande perspectiva por parte dos professores no que tange ? utiliza??o dessas novas tecnologias na educa??o. O presente trabalho tem como objetivo verificar o conhecimento e a utiliza??o do software GeoGebra com os professores de redes estaduais, municipais e privadas, relatando suas experi?ncias. Este artigo tratase de uma pesquisa quali-quantitativa do tipo explorat?ria descritiva, com question?rios aplicados a doze professores das redes p?blica e privada do estado da Para?ba. Pretende-se afirmar que o GeoGebra pode favorecer uma experi?ncia de aprendizagem mais significativa, tornando as aulas mais din?micas e facilitando o aprendizado de geometria, com esse software educacional, ? poss?vel criar atividades l?dicas com o aux?lio do computador ou celular, proporcionando que os alunos interajam entre si. Com base no apelo visual e computacional eles podem entender melhor o conte?do e suas propriedades de uma forma din?mica e interativa, fortalecendo os canais de di?logo e a efetiva participa??o dos alunos nas tarefas de matem?tica. Alguns professores demostraram ter conhecimentos do software e j? ministraram aulas pr?ticas. Eles relataram que o software facilita a visualiza??o de alguns conte?dos para os alunos, mas elaborar as aulas fazendo uso do mesmo requer mais tempo e planejamento.
id IFPB_2c7142dcee9630579cc5b9c7f0deaa4d
oai_identifier_str oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/1742
network_acronym_str IFPB
network_name_str Repositório Institucional do IFPB
repository_id_str
spelling Costa, SergioJefferson, Brand?oLedevande, SilvaTiego, Freitas2021-11-09T13:04:56Z2021-11-09T13:04:56Z2021-02http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1742A presen?a das novas tecnologias tem contribu?do significativamente, no aperfei?oamento do processo de ensino/aprendizagem, sendo uma delas os recursos computacionais presentes no nosso dia a dia, incluindo o uso do celular, raz?o pela qual, h? uma grande perspectiva por parte dos professores no que tange ? utiliza??o dessas novas tecnologias na educa??o. O presente trabalho tem como objetivo verificar o conhecimento e a utiliza??o do software GeoGebra com os professores de redes estaduais, municipais e privadas, relatando suas experi?ncias. Este artigo tratase de uma pesquisa quali-quantitativa do tipo explorat?ria descritiva, com question?rios aplicados a doze professores das redes p?blica e privada do estado da Para?ba. Pretende-se afirmar que o GeoGebra pode favorecer uma experi?ncia de aprendizagem mais significativa, tornando as aulas mais din?micas e facilitando o aprendizado de geometria, com esse software educacional, ? poss?vel criar atividades l?dicas com o aux?lio do computador ou celular, proporcionando que os alunos interajam entre si. Com base no apelo visual e computacional eles podem entender melhor o conte?do e suas propriedades de uma forma din?mica e interativa, fortalecendo os canais de di?logo e a efetiva participa??o dos alunos nas tarefas de matem?tica. Alguns professores demostraram ter conhecimentos do software e j? ministraram aulas pr?ticas. Eles relataram que o software facilita a visualiza??o de alguns conte?dos para os alunos, mas elaborar as aulas fazendo uso do mesmo requer mais tempo e planejamento.Submitted by Yanna Sousa (yanna_gomes@yahoo.com.br) on 2021-11-08T17:43:22Z No. of bitstreams: 2 O USO DO APLICATIVO GEOGEBRA 3D NO ENSINO M?DIO_TCC.pdf: 760271 bytes, checksum: 538b3b9305ae35c8e06075c570db07e5 (MD5) Ata de defesa_ S?rgio Maur?cio da Costa.pdf: 182460 bytes, checksum: 418d388f463038fc1912f5501ab5c83d (MD5)Approved for entry into archive by Thiago Oliveira (thiago.oliveira@ifpb.edu.br) on 2021-11-09T13:04:56Z (GMT) No. of bitstreams: 2 O USO DO APLICATIVO GEOGEBRA 3D NO ENSINO M?DIO_TCC.pdf: 760271 bytes, checksum: 538b3b9305ae35c8e06075c570db07e5 (MD5) Ata de defesa_ S?rgio Maur?cio da Costa.pdf: 182460 bytes, checksum: 418d388f463038fc1912f5501ab5c83d (MD5)Made available in DSpace on 2021-11-09T13:04:56Z (GMT). No. of bitstreams: 2 O USO DO APLICATIVO GEOGEBRA 3D NO ENSINO M?DIO_TCC.pdf: 760271 bytes, checksum: 538b3b9305ae35c8e06075c570db07e5 (MD5) Ata de defesa_ S?rgio Maur?cio da Costa.pdf: 182460 bytes, checksum: 418d388f463038fc1912f5501ab5c83d (MD5) Previous issue date: 2021-02TecnologiaGeoGebraConcep??es de professoresEduca??o Matem?ticaO USO DO APLICATIVO GEOGEBRA 3D NO ENSINO M?DIOinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCCInstituto Federal de Ci?ncia e Tecnologia da Para?baORIGINALO USO DO APLICATIVO GEOGEBRA 3D NO ENSINO M?DIO_TCC.pdfO USO DO APLICATIVO GEOGEBRA 3D NO ENSINO M?DIO_TCC.pdfapplication/pdf760271http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1742/1/O+USO+DO+APLICATIVO+GEOGEBRA+3D+NO+ENSINO+M%C3%89DIO_TCC.pdf538b3b9305ae35c8e06075c570db07e5MD51Ata de defesa_ S?rgio Maur?cio da Costa.pdfAta de defesa_ S?rgio Maur?cio da Costa.pdfapplication/pdf182460http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1742/2/Ata+de+defesa_+S%C3%A9rgio+Maur%C3%ADcio+da+Costa.pdf418d388f463038fc1912f5501ab5c83dMD52177683/17422021-11-09 10:04:56.046oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/1742Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2021-11-09T13:04:56Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O USO DO APLICATIVO GEOGEBRA 3D NO ENSINO M?DIO
title O USO DO APLICATIVO GEOGEBRA 3D NO ENSINO M?DIO
spellingShingle O USO DO APLICATIVO GEOGEBRA 3D NO ENSINO M?DIO
Costa, Sergio
Tecnologia
GeoGebra
Concep??es de professores
Educa??o Matem?tica
title_short O USO DO APLICATIVO GEOGEBRA 3D NO ENSINO M?DIO
title_full O USO DO APLICATIVO GEOGEBRA 3D NO ENSINO M?DIO
title_fullStr O USO DO APLICATIVO GEOGEBRA 3D NO ENSINO M?DIO
title_full_unstemmed O USO DO APLICATIVO GEOGEBRA 3D NO ENSINO M?DIO
title_sort O USO DO APLICATIVO GEOGEBRA 3D NO ENSINO M?DIO
author Costa, Sergio
author_facet Costa, Sergio
Jefferson, Brand?o
Ledevande, Silva
Tiego, Freitas
author_role author
author2 Jefferson, Brand?o
Ledevande, Silva
Tiego, Freitas
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Sergio
Jefferson, Brand?o
Ledevande, Silva
Tiego, Freitas
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia
GeoGebra
Concep??es de professores
Educa??o Matem?tica
topic Tecnologia
GeoGebra
Concep??es de professores
Educa??o Matem?tica
description A presen?a das novas tecnologias tem contribu?do significativamente, no aperfei?oamento do processo de ensino/aprendizagem, sendo uma delas os recursos computacionais presentes no nosso dia a dia, incluindo o uso do celular, raz?o pela qual, h? uma grande perspectiva por parte dos professores no que tange ? utiliza??o dessas novas tecnologias na educa??o. O presente trabalho tem como objetivo verificar o conhecimento e a utiliza??o do software GeoGebra com os professores de redes estaduais, municipais e privadas, relatando suas experi?ncias. Este artigo tratase de uma pesquisa quali-quantitativa do tipo explorat?ria descritiva, com question?rios aplicados a doze professores das redes p?blica e privada do estado da Para?ba. Pretende-se afirmar que o GeoGebra pode favorecer uma experi?ncia de aprendizagem mais significativa, tornando as aulas mais din?micas e facilitando o aprendizado de geometria, com esse software educacional, ? poss?vel criar atividades l?dicas com o aux?lio do computador ou celular, proporcionando que os alunos interajam entre si. Com base no apelo visual e computacional eles podem entender melhor o conte?do e suas propriedades de uma forma din?mica e interativa, fortalecendo os canais de di?logo e a efetiva participa??o dos alunos nas tarefas de matem?tica. Alguns professores demostraram ter conhecimentos do software e j? ministraram aulas pr?ticas. Eles relataram que o software facilita a visualiza??o de alguns conte?dos para os alunos, mas elaborar as aulas fazendo uso do mesmo requer mais tempo e planejamento.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-11-09T13:04:56Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-11-09T13:04:56Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-02
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1742
url http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1742
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFPB
instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron:IFPB
instname_str Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron_str IFPB
institution IFPB
reponame_str Repositório Institucional do IFPB
collection Repositório Institucional do IFPB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1742/1/O+USO+DO+APLICATIVO+GEOGEBRA+3D+NO+ENSINO+M%C3%89DIO_TCC.pdf
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1742/2/Ata+de+defesa_+S%C3%A9rgio+Maur%C3%ADcio+da+Costa.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 538b3b9305ae35c8e06075c570db07e5
418d388f463038fc1912f5501ab5c83d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
repository.mail.fl_str_mv repositoriodigital@ifpb.edu.br
_version_ 1795788318619729920