Sistemas de energias renov?veis: interven??o pedag?gica atrav?s de visita t?cnica ao parque h?brido em Santa Luzia/PB
| Ano de defesa: | 2023 |
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| Tipo de documento: | Dissertação |
| Tipo de acesso: | Acesso aberto |
| Idioma: | por |
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| Programa de Pós-Graduação: |
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| Palavras-chave em Português: | |
| Link de acesso: | http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3534 |
Resumo: | A forma??o t?cnica tem como prioridade a forma??o cidad? e a prepara??o para o mundo do trabalho. Nesse contexto, atividades did?tico-pedag?gicas que possibilitem um processo de ensino-aprendizagem exitoso e a forma??o profissional dos educandos podem ser utilizadas pelos docentes no ensino t?cnico. O objetivo deste trabalho ? apresentar uma proposta de interven??o pedag?gica utilizando uma visita t?cnica a um parque h?brido de energias renov?veis (e?lica e solar), que poder? ser aplicada em um Curso T?cnico em Sistemas de Energias Renov?veis, e com isso tentar viabilizar uma maior aproxima??o dos estudantes com a execu??o dos procedimentos que s?o estudados durante o curso, bem como para iniciar a viv?ncia no seu futuro ambiente profissional. Para isso, buscou-se embasamento te?rico em trabalhos que retratassem o uso da visita t?cnica como recurso did?tico-pedag?gico, bem como um roteiro b?sico espec?fico para a utiliza??o desse recurso na educa??o. Al?m disso, fez-se um breve levantamento do ensino t?cnico no Brasil e do mercado de energias renov?veis. Espera-se que a partir dessa atividade de interven??o, os estudantes possam compreender o seu papel como futuros profissionais na ?rea das energias renov?veis e sua import?ncia para o mercado de trabalho, para o desenvolvimento da ci?ncia, para o meio ambiente e para a sociedade de modo geral. |
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