Projeto do mecanismo de travamento da porta de acesso ao compartimento de bagagem através da cabine da aeronave Legacy.

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2004
Autor(a) principal: Joel Devigili
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Instituto Tecnológico de Aeronáutica
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=678
Resumo: Este trabalho apresenta o projeto de um mecanismo de travamento da porta de acesso ao compartimento de bagagem através da cabine da aeronave Legacy. O mecanismo de travamento originalmente instalado na aeronave apresentou uma série de deficiências. Desta forma, propõe-se um novo projeto para tal mecanismo, com o objetivo de se manter as características básicas da plataforma original, evitando-se profundas modificações no projeto de porta. Uma breve revisão de conceitos relativos à Cinemática ée feita antes da apresentação da nova concepção. A concepção está baseada em um mecanismo constituído de hastes enquanto o novo projeto emprega polias e cabos. O novo mecanismo foi modelado utilizando-se a ferramenta Catia. Através do módulo Catia Kinematics foi possível se fazer uma análise do novo mecanismo verificando-se posições de "ponto-morto", avaliando-se possíveis interferências entre as partes, bem como deslocamentos, sejam eles lineares ou angulares. Para a análise das forças atuantes implementou-se uma rotina no software Mathematica. O resultado desta análise contribuiu para o dimensionamento dos componentes. Este dimensionamento foi feito ora utilizando-se modelos clássicos, como por exemplo, as equações para molas, ora utilizando-se os recursos do Catia. O GPS ée um módulo do Catia destinado à análise de tensão baseado em elementos finitos. Além do enfoque cinemático e dinâmico na análise do mecanismo travamento da porta, a nova concepção buscou propor peças de geometria de fácil fabricação bem como adotou um número mais reduzido de partes. A nova solução foi concebida sempre considerando a futura avaliação pelo competente órgão de certificação aeronáutica. Quando cabível, ée feita uma comparação da solução original com a apresentada neste trabalho.
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description Este trabalho apresenta o projeto de um mecanismo de travamento da porta de acesso ao compartimento de bagagem através da cabine da aeronave Legacy. O mecanismo de travamento originalmente instalado na aeronave apresentou uma série de deficiências. Desta forma, propõe-se um novo projeto para tal mecanismo, com o objetivo de se manter as características básicas da plataforma original, evitando-se profundas modificações no projeto de porta. Uma breve revisão de conceitos relativos à Cinemática ée feita antes da apresentação da nova concepção. A concepção está baseada em um mecanismo constituído de hastes enquanto o novo projeto emprega polias e cabos. O novo mecanismo foi modelado utilizando-se a ferramenta Catia. Através do módulo Catia Kinematics foi possível se fazer uma análise do novo mecanismo verificando-se posições de "ponto-morto", avaliando-se possíveis interferências entre as partes, bem como deslocamentos, sejam eles lineares ou angulares. Para a análise das forças atuantes implementou-se uma rotina no software Mathematica. O resultado desta análise contribuiu para o dimensionamento dos componentes. Este dimensionamento foi feito ora utilizando-se modelos clássicos, como por exemplo, as equações para molas, ora utilizando-se os recursos do Catia. O GPS ée um módulo do Catia destinado à análise de tensão baseado em elementos finitos. Além do enfoque cinemático e dinâmico na análise do mecanismo travamento da porta, a nova concepção buscou propor peças de geometria de fácil fabricação bem como adotou um número mais reduzido de partes. A nova solução foi concebida sempre considerando a futura avaliação pelo competente órgão de certificação aeronáutica. Quando cabível, ée feita uma comparação da solução original com a apresentada neste trabalho.
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