MÍDIAS DIGITAIS SOCIAIS NO AUXÍLIO AO EAD: As Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação como processo facilitador na relação de ensino-aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2013
Autor(a) principal: Calipo, Valeria
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Metodista de São Paulo
Processo Comunicacionais
BR
UMESP
PÓS GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/670
Resumo: No presente trabalho investigou-se a adoção por parte das instituições educacionais dos recursos e ferramentas disponíveis nas mídias digitais sociais, que permitem a comunicação síncrona e assíncrona, estimula a comunicação para maior interatividade, dialogicidade e colaboração entre os atores envolvidos no processo ensino-aprendizagem da educação a distância. Para tanto, verificou-se como os alunos que estudam na EAD reagem às novas possibilidades oferecidas com o advento das novas tecnologias da informação e comunicação - NTICs. O estudo focou os alunos que estavam, no momento da pesquisa, cursando os segundos bimestres dos Cursos de Tecnólogos em: Marketing, Logística, Recursos Humanos e Gestão Comercial em EAD, das universidades Anhanguera e Metodista, dos pólos de São Caetano do Sul e Mauá. Na seleção da amostra, optou-se pelo modelo não probabilístico do tipo intencional, adotando-se o critério de que os alunos selecionados conheciam os recursos e as ferramentas utilizadas nas mídias digitais sociais das instituições. Como instrumento de medida, utilizou-se um questionário tipo Likert composto por 7 dimensões e 32 assertivas, além da técnica de entrevista de grupo focal, totalizando 5 encontros. Resgatou-se historicamente alguns pontos sobre o movimento das novas tecnologias, sobretudo as digitais, bem como a educação na modalidade a distância, desde o século passado até a atualidade. Além disso, procurou-se entender o quanto as ações governamentais têm apoiado as transformações tecnológicas que impactam direta e indiretamente nos aspectos educacionais. Outro tema abordado para a discussão desse trabalho foi a Sociedade do Conhecimento, que tem papel de suma importância para o desenvolvimento e avanço das Novas Tecnologias da Comunicação e Informação. As discussões para as análises dos resultados foram norteadas pela Teoria da Ação Comunicativa de Habermas que ajudou a compreender e indicar a importância dos conceitos vistos sobre o mundo da Vida e o mundo do Sistema, dentro da realidade atual da EAD e das NTCs. Os dados apontaram que os alunos que estudam nessas duas Universidades são em sua maioria, casados, possuidores de filhos e pretendem com seus estudos dar um salto qualitativo em suas carreiras, acessam a internet de suas residências, local de trabalho e nas universidades que estudam. São conhecedores e aproveitam as Mídias Digitais Sociais - MDS oferecidas por suas universidades e as utilizam para se comunicarem com seus colegas e seus professores, mas, interagem melhor com as ferramentas oferecidas pelo mercado, que estão disponíveis na Internet e fazem uso de forma bastante significativa do mensageiro e-mail para a comunicação entre seus colegas. A pesquisa também assinalou que, o público pesquisado pertencente à geração de imigrantes digitais se adapta e utiliza relativamente bem as ferramentas oferecidas por ambas as Universidades. Entretanto, também indicou que, os recursos e as ferramentas digitais oferecidas pela instituição de ensino que podem facilitar o processo comunicacional dentro das instituições educacionais são conhecidos, mas, ainda se encontram aquém, frente às possibilidades oferecidas pelas novas tecnologias digitais utilizadas no mercado. Para a maioria, as MDS são de grande importância e facilitam o processo comunicacional dentro da relação de ensino-aprendizagem, entretanto, apontam que o diálogo poderia ser mais dinâmico se houvesse por parte dos professores ou tutores EAD maior interação on-line. A pesquisa assinalou que as mídias digitais sociais e suas ferramentas, oferecidas pelo mercado e que são utilizadas fora da rede do EAD, por serem mais interativas e intuitivas e estarem vinculadas a um ambiente mais descontraído, permitem maior colaboração e uma comunicação muito mais ágil do que as vivenciadas na rede EAD.
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O estudo focou os alunos que estavam, no momento da pesquisa, cursando os segundos bimestres dos Cursos de Tecnólogos em: Marketing, Logística, Recursos Humanos e Gestão Comercial em EAD, das universidades Anhanguera e Metodista, dos pólos de São Caetano do Sul e Mauá. Na seleção da amostra, optou-se pelo modelo não probabilístico do tipo intencional, adotando-se o critério de que os alunos selecionados conheciam os recursos e as ferramentas utilizadas nas mídias digitais sociais das instituições. Como instrumento de medida, utilizou-se um questionário tipo Likert composto por 7 dimensões e 32 assertivas, além da técnica de entrevista de grupo focal, totalizando 5 encontros. Resgatou-se historicamente alguns pontos sobre o movimento das novas tecnologias, sobretudo as digitais, bem como a educação na modalidade a distância, desde o século passado até a atualidade. Além disso, procurou-se entender o quanto as ações governamentais têm apoiado as transformações tecnológicas que impactam direta e indiretamente nos aspectos educacionais. Outro tema abordado para a discussão desse trabalho foi a Sociedade do Conhecimento, que tem papel de suma importância para o desenvolvimento e avanço das Novas Tecnologias da Comunicação e Informação. As discussões para as análises dos resultados foram norteadas pela Teoria da Ação Comunicativa de Habermas que ajudou a compreender e indicar a importância dos conceitos vistos sobre o mundo da Vida e o mundo do Sistema, dentro da realidade atual da EAD e das NTCs. Os dados apontaram que os alunos que estudam nessas duas Universidades são em sua maioria, casados, possuidores de filhos e pretendem com seus estudos dar um salto qualitativo em suas carreiras, acessam a internet de suas residências, local de trabalho e nas universidades que estudam. São conhecedores e aproveitam as Mídias Digitais Sociais - MDS oferecidas por suas universidades e as utilizam para se comunicarem com seus colegas e seus professores, mas, interagem melhor com as ferramentas oferecidas pelo mercado, que estão disponíveis na Internet e fazem uso de forma bastante significativa do mensageiro e-mail para a comunicação entre seus colegas. A pesquisa também assinalou que, o público pesquisado pertencente à geração de imigrantes digitais se adapta e utiliza relativamente bem as ferramentas oferecidas por ambas as Universidades. Entretanto, também indicou que, os recursos e as ferramentas digitais oferecidas pela instituição de ensino que podem facilitar o processo comunicacional dentro das instituições educacionais são conhecidos, mas, ainda se encontram aquém, frente às possibilidades oferecidas pelas novas tecnologias digitais utilizadas no mercado. Para a maioria, as MDS são de grande importância e facilitam o processo comunicacional dentro da relação de ensino-aprendizagem, entretanto, apontam que o diálogo poderia ser mais dinâmico se houvesse por parte dos professores ou tutores EAD maior interação on-line. A pesquisa assinalou que as mídias digitais sociais e suas ferramentas, oferecidas pelo mercado e que são utilizadas fora da rede do EAD, por serem mais interativas e intuitivas e estarem vinculadas a um ambiente mais descontraído, permitem maior colaboração e uma comunicação muito mais ágil do que as vivenciadas na rede EAD.At the present study, we investigated whether the educational institutions adoption of resources and available tools in the social digital media (which allow both synchronized and asynchronized communication) stimulates communication for more interactivity, dialogicity and collaboration between the involved agents in the teaching and learning process via distance education. In order to do so, we checked how students on distance education react to new possibilities offered with the advent of new technologies of information and communication- NTICs. Our study focuses in undergraduate students who were, at the moment of the research, taking the second two months of the following Technological Courses: Marketing, Logistics, Human Resources and Management to Distance Education, from both Anhanguera and Metodista universities, at São Caetano do Sul and Mauá centres. In the sample, we have opted the non-probabilistical model of intention sort, adopting the criterion that the selected students knew both resources and tools being used in their institutions media. As the measurement instrument, we applied a Likert type quiz, composed by 7 dimensions and 32 assertions, besides the technique of focal group interview, numbering 5 meetings. We historically brought some points about the movement of the new technologies, noticeably the digital ones, as well as the distance education, from last centuries to the present days. Furthermore, we made the effort to understand how much the governmental actions have supported the technological transformations which have direct and indirect impact on the educational aspects. Another discussed topic was the Society of Knowledge, which has an extremely important role for the development and advance of the NTICs. The discussions for the data analyses were oriented by Habermas Theory of Communicative Action, which helped understand and indicate the importance of the concepts about the world of Life and the world of System, within the present reality of distance education and NTICs. The results have pointed that the students in both universities (married, parents, people who want to make use of their studies in order to have a better career step, have Internet home access, as well as at work and university) are aware of and use the Social Digital Media offered by their universities in order to communicate with their university mates and professors, but they interact in a better way with the market-offered tools, available on the internet. They also significantly make use of the e-mail as a means of communication among university mates. The study has also observed that the research group belongs to a generation of digital immigrants that adapted and use the universities offered tools reasonably well. However, it has indicated that the resources and digital tools, which may make the communicational process easier, within educational institutions, they are still limited in relation to the possibilities offered by the new digital technologies on the market. For most of them, the Social Digital Media are notable and make the communicative process easier within the teaching and learning relation. Nevertheless, they point to the fact that the dialogue between professors or tutors and students could be more dynamic if there were more on-line interaction. The study has evidenced that the social digital media and their tools, offered by the market and used outside the distance education network, for being more interactive and intuitive and being linked to a more informal environment, allow more collaboration and faster communication than the ones seen at the distance education network.Universidade Metodista de São PauloProcesso ComunicacionaisBRUMESPPÓS GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃOSquirra, Sebastião Carlos de MoraisCPF:19123456904http://lattes.cnpq.br/0450856133137226Castro, Dagmar Silva Pinto deCPF:23656312318http://lattes.cnpq.br/6371527386043638Vieira, Almir MartinsCPF:98512548458Nogueira, Sidnei BarretoCPF:12365478963Proença, José LuizCPF:23156413213http://lattes.cnpq.br/5114940716426121Calipo, Valeria2016-08-03T12:29:50Z2014-01-312013-05-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/670porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Metodistainstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTA2016-08-03T18:04:58Zoai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/670Repositório InstitucionalPRIhttp://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.bropendoar:2016-08-03T18:04:58Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
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