AS FACES DA ARTE CONTEMPORÂNEA: DEFORMAÇÃO FLUTUANTE E DESVINCULAÇÃO DO REAL

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2017
Autor(a) principal: Andrade, Aline Socorro de
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Escola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Letras
Brasil
PUC Goiás
Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Letras
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3638
Resumo: Os objetos são estudados nos aspectos da linguagem artística. Foram escolhidos contos de Guimarães Rosa e de José J. Veiga, para serem analisados pelas suas relações com a pintura. As obras literárias são “Na estrada do amanhece”, “Onde andam os didangos”, “O galo impertinente” e “A máquina extraviada” em A estranha máquina extraviada (2002), de José J. Veiga; “A terceira margem do rio”, “As margens da alegria” e "Desenredo", em Primeiras estórias (1988), de Guimarães Rosa. Na pintura: O jogo lúgubre (1929) e O homem invisível (1933), de Salvador Dali; Vida com flores (1912), de Juan Gris; Daniel-Henry Kahnweiler (1910) e Guernica (1937), de Pablo Picasso. As aproximações entre literatura e pintura são possíveis pela força desagregadora das artes contemporâneas. Com seus desvios do modo artístico convencional, elegem-se a fascinação, a assimetria das obras, as simultaneidades de assuntos, espaços e tempos num mesmo campo da linguagem, na multiformidade da expressão de cada obra de arte. As artes plásticas de Pablo Picasso, Juan Gris e Salvador Dali expressam magia e fascinação de fetiche. Com o método indutivo, a percepção das formas da arte contemporânea revela seu funcionamento, dando seu prazer estético. O objetivo geral consiste em analisar as composições das artes contemporâneas com suas relações. Os objetivos específicos são esboçar os pressupostos teóricos que atendem o estudo das composições das artes contemporâneas e mostrar as produções artísticas na sua multiplicidade de acontecimentos e sentidos explorados pela linguagem. Teóricos nortearam a pesquisa como Roland Barthes (1987), Michel Foucault (2000), Walter Benjamim (1973), Rita de Cássia Maia e Silva Costa (2003), Gilles Deleuze e Félix Guattari (2011), entre outros. Assim, as rupturas com o retilíneo são reveladas, nas quais cada arte estabelece sua deformação flutuante. Das imagens, emanam o imaginário do receptor que sente o delinear das significações das artes literárias e pictóricas.
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spelling AS FACES DA ARTE CONTEMPORÂNEA: DEFORMAÇÃO FLUTUANTE E DESVINCULAÇÃO DO REALArte contemporânea. Contos. Linguagem artística. Pintura.Artistic language. Contemporary art. Painting. Tales.LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASOs objetos são estudados nos aspectos da linguagem artística. Foram escolhidos contos de Guimarães Rosa e de José J. Veiga, para serem analisados pelas suas relações com a pintura. As obras literárias são “Na estrada do amanhece”, “Onde andam os didangos”, “O galo impertinente” e “A máquina extraviada” em A estranha máquina extraviada (2002), de José J. Veiga; “A terceira margem do rio”, “As margens da alegria” e "Desenredo", em Primeiras estórias (1988), de Guimarães Rosa. Na pintura: O jogo lúgubre (1929) e O homem invisível (1933), de Salvador Dali; Vida com flores (1912), de Juan Gris; Daniel-Henry Kahnweiler (1910) e Guernica (1937), de Pablo Picasso. As aproximações entre literatura e pintura são possíveis pela força desagregadora das artes contemporâneas. Com seus desvios do modo artístico convencional, elegem-se a fascinação, a assimetria das obras, as simultaneidades de assuntos, espaços e tempos num mesmo campo da linguagem, na multiformidade da expressão de cada obra de arte. As artes plásticas de Pablo Picasso, Juan Gris e Salvador Dali expressam magia e fascinação de fetiche. Com o método indutivo, a percepção das formas da arte contemporânea revela seu funcionamento, dando seu prazer estético. O objetivo geral consiste em analisar as composições das artes contemporâneas com suas relações. Os objetivos específicos são esboçar os pressupostos teóricos que atendem o estudo das composições das artes contemporâneas e mostrar as produções artísticas na sua multiplicidade de acontecimentos e sentidos explorados pela linguagem. Teóricos nortearam a pesquisa como Roland Barthes (1987), Michel Foucault (2000), Walter Benjamim (1973), Rita de Cássia Maia e Silva Costa (2003), Gilles Deleuze e Félix Guattari (2011), entre outros. Assim, as rupturas com o retilíneo são reveladas, nas quais cada arte estabelece sua deformação flutuante. Das imagens, emanam o imaginário do receptor que sente o delinear das significações das artes literárias e pictóricas.Objects are studied in aspects of artistic language. Guimarães Rosa and José J. Veiga were chosen to be analyzed for their relationship with painting. The literary works are “Na estrada do amanhece”, “Onde andam os didangos”, “O galo impertinente” and “A máquina extraviada” in A estranha máquina extraviada (2002), by José J. Veiga; “A terceira margem do rio”, “As margens da alegria” and "Desenredo", in Primeiras estórias (1988), by Guimarães Rosa. In the painting: O jogo lúgubre (1929) and O homem invisível (1933), by Salvador Dali; Vida com flores (1912), by Juan Gris (1912); Daniel-Henry Kahnweiler (1910) and Guernica (1937), by Pablo Picasso. The approximations between literature and painting are made possible by the disintegrating force of the contemporary arts. With its deviations from the conventional artistic way, the fascination, the asymmetry of works, the simultaneities of subjects, spaces and times in the same field of language are chosen, in the multiformity of the expression of each work of art. The plastic arts of Pablo Picasso, Juan Gris and Salvador Dali express magic and fascination of fetish. With the inductive method, the perception of the forms of contemporary art reveals its functioning, giving its aesthetic pleasure. The general objective is to analyze the compositions of the contemporary arts with their relationships. The specific objectives are to sketch the theoretical presuppositions that attend the study of the compositions of the contemporary arts and show artistic productions in its multiplicity of events and senses explored by the language. Theorists oriented the research as Roland Barthes (1987), Michel Foucault (2000), Walter Benjamim (1973), Rita de Cassia Maia and Silva Costa (2003), Gilles Deleuze and Félix Guattari (2011), among others. Thus, the ruptures with the rectilinear are revealed, in which each art establishes its floating deformation. From the images, emanate the imaginary of the recipient who feels the delineation of the meanings of the literary and pictorial arts.Pontifícia Universidade Católica de GoiásEscola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de LetrasBrasilPUC GoiásPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em LetrasOliveira, Eris Antoniohttp://lattes.cnpq.br/1452128618056274Rodrigues, Maria Aparecidahttp://lattes.cnpq.br/2329167623085176Cardoso, Mauricio Vazhttp://lattes.cnpq.br/6151179642182346Andrade, Aline Socorro de2017-03-30T19:10:44Z2017-02-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfAndrade, Aline Socorro de. AS FACES DA ARTE CONTEMPORÂNEA: DEFORMAÇÃO FLUTUANTE E DESVINCULAÇÃO DO REAL. 2017. 79 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Letras) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia - GO.http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3638porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2017-03-31T04:00:50Zoai:ambar:tede/3638Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932017-03-31T04:00:50Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
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