O ensino de língua inglesa para crianças por meio da internet
Ano de defesa: | 2010 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem
|
Departamento: |
Lingüística
|
País: |
BR
|
Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13489 |
Resumo: | This study aims to observe whether the use of the Internet in English language lessons positively affects learning, participation and engagement, by comparing a teaching-learning English language mediated through the internet with a situation mediated by analog materials (magazines, flashcards, books). Based on the analysis into two classes, in a private school and in a public school, I conduct a discussion about using the Internet or not, English classes for children from lower grades of elementary school. To develop this work, we base Vygotskian theoretical research by considering the interaction, learning and the zone of proximal development. We followed a report on the communicative approach, learning through the Internet and the process of foreign language education for children (LEC). The analysis and discussion of the results show that both, the use of the Internet as the classroom through authentic materials analogue facilitate motivation, engagement and learning, provided there is a mediation of the teacher |
id |
PUC_SP-1_6b07fbbca8807a90e9027b5e429e1cf2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/13489 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Collins, Heloisahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4209795H9Marini, Edna dos Santos2016-04-28T18:22:14Z2011-01-132010-10-14Marini, Edna dos Santos. O ensino de língua inglesa para crianças por meio da internet. 2010. 101 f. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13489This study aims to observe whether the use of the Internet in English language lessons positively affects learning, participation and engagement, by comparing a teaching-learning English language mediated through the internet with a situation mediated by analog materials (magazines, flashcards, books). Based on the analysis into two classes, in a private school and in a public school, I conduct a discussion about using the Internet or not, English classes for children from lower grades of elementary school. To develop this work, we base Vygotskian theoretical research by considering the interaction, learning and the zone of proximal development. We followed a report on the communicative approach, learning through the Internet and the process of foreign language education for children (LEC). The analysis and discussion of the results show that both, the use of the Internet as the classroom through authentic materials analogue facilitate motivation, engagement and learning, provided there is a mediation of the teacherO presente estudo tem como objetivo observar se a utilização da internet em aulas de língua inglesa afeta positivamente a aprendizagem, a participação e o engajamento, comparando uma situação de ensino-aprendizagem de língua inglesa mediada pela internet com uma situação mediada por materiais analógicos (revistas, flashcards, livros). Com base na análise em duas turmas, uma da rede particular e outra da rede pública, conduzi uma reflexão sobre o uso da internet ou não, não aulas de inglês para crianças das séries iniciais do ensino fundamental. Para desenvolver esse trabalho, fundamentamos a investigação pelas bases teóricas vygotskyanas, considerando a interação, aprendizagem e a zona proximal de desenvolvimento. Traçamos um relato sobre a abordagem comunicativa, a aprendizagem por meio da internet e o processo de ensino de língua estrangeira para crianças (LEC). A análise e discussão dos resultados mostram que tanto a utilização da internet quanto as aulas por meio de materiais analógicos autênticos facilitam a motivação, o engajamento e o aprendizado, desde que haja uma mediação do professorapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/30189/Edna%20dos%20Santos%20Marini.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da LinguagemPUC-SPBRLingüísticaEnsino de línguas para criançasLúdicoInternetLanguage education for childrenPlayfulCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADAO ensino de língua inglesa para crianças por meio da internetinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTEdna dos Santos Marini.pdf.txtEdna dos Santos Marini.pdf.txtExtracted texttext/plain138449https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/13489/3/Edna%20dos%20Santos%20Marini.pdf.txt0316492c03627aa4454f50961b02b7a5MD53ORIGINALEdna dos Santos Marini.pdfapplication/pdf946818https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/13489/1/Edna%20dos%20Santos%20Marini.pdfff34ae7b96b19e3b5f5f20defd8413f2MD51THUMBNAILEdna dos Santos Marini.pdf.jpgEdna dos Santos Marini.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/13489/2/Edna%20dos%20Santos%20Marini.pdf.jpgcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD52handle/134892022-04-28 10:46:03.783oai:repositorio.pucsp.br:handle/13489Repositório Institucionalhttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-28T13:46:03Repositório Institucional da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
O ensino de língua inglesa para crianças por meio da internet |
title |
O ensino de língua inglesa para crianças por meio da internet |
spellingShingle |
O ensino de língua inglesa para crianças por meio da internet Marini, Edna dos Santos Ensino de línguas para crianças Lúdico Internet Language education for children Playful CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA |
title_short |
O ensino de língua inglesa para crianças por meio da internet |
title_full |
O ensino de língua inglesa para crianças por meio da internet |
title_fullStr |
O ensino de língua inglesa para crianças por meio da internet |
title_full_unstemmed |
O ensino de língua inglesa para crianças por meio da internet |
title_sort |
O ensino de língua inglesa para crianças por meio da internet |
author |
Marini, Edna dos Santos |
author_facet |
Marini, Edna dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Collins, Heloisa |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4209795H9 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marini, Edna dos Santos |
contributor_str_mv |
Collins, Heloisa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de línguas para crianças Lúdico Internet |
topic |
Ensino de línguas para crianças Lúdico Internet Language education for children Playful CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Language education for children Playful |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA |
description |
This study aims to observe whether the use of the Internet in English language lessons positively affects learning, participation and engagement, by comparing a teaching-learning English language mediated through the internet with a situation mediated by analog materials (magazines, flashcards, books). Based on the analysis into two classes, in a private school and in a public school, I conduct a discussion about using the Internet or not, English classes for children from lower grades of elementary school. To develop this work, we base Vygotskian theoretical research by considering the interaction, learning and the zone of proximal development. We followed a report on the communicative approach, learning through the Internet and the process of foreign language education for children (LEC). The analysis and discussion of the results show that both, the use of the Internet as the classroom through authentic materials analogue facilitate motivation, engagement and learning, provided there is a mediation of the teacher |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010-10-14 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2011-01-13 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-04-28T18:22:14Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Marini, Edna dos Santos. O ensino de língua inglesa para crianças por meio da internet. 2010. 101 f. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13489 |
identifier_str_mv |
Marini, Edna dos Santos. O ensino de língua inglesa para crianças por meio da internet. 2010. 101 f. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010. |
url |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13489 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Lingüística |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Repositório Institucional da PUC_SP |
collection |
Repositório Institucional da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/13489/3/Edna%20dos%20Santos%20Marini.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/13489/1/Edna%20dos%20Santos%20Marini.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/13489/2/Edna%20dos%20Santos%20Marini.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
0316492c03627aa4454f50961b02b7a5 ff34ae7b96b19e3b5f5f20defd8413f2 cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1837200668549447680 |