O ensino de língua inglesa para crianças por meio da internet

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2010
Autor(a) principal: Marini, Edna dos Santos lattes
Orientador(a): Collins, Heloisa
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem
Departamento: Lingüística
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13489
Resumo: This study aims to observe whether the use of the Internet in English language lessons positively affects learning, participation and engagement, by comparing a teaching-learning English language mediated through the internet with a situation mediated by analog materials (magazines, flashcards, books). Based on the analysis into two classes, in a private school and in a public school, I conduct a discussion about using the Internet or not, English classes for children from lower grades of elementary school. To develop this work, we base Vygotskian theoretical research by considering the interaction, learning and the zone of proximal development. We followed a report on the communicative approach, learning through the Internet and the process of foreign language education for children (LEC). The analysis and discussion of the results show that both, the use of the Internet as the classroom through authentic materials analogue facilitate motivation, engagement and learning, provided there is a mediation of the teacher
id PUC_SP-1_6b07fbbca8807a90e9027b5e429e1cf2
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/13489
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC_SP
repository_id_str
spelling Collins, Heloisahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4209795H9Marini, Edna dos Santos2016-04-28T18:22:14Z2011-01-132010-10-14Marini, Edna dos Santos. O ensino de língua inglesa para crianças por meio da internet. 2010. 101 f. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13489This study aims to observe whether the use of the Internet in English language lessons positively affects learning, participation and engagement, by comparing a teaching-learning English language mediated through the internet with a situation mediated by analog materials (magazines, flashcards, books). Based on the analysis into two classes, in a private school and in a public school, I conduct a discussion about using the Internet or not, English classes for children from lower grades of elementary school. To develop this work, we base Vygotskian theoretical research by considering the interaction, learning and the zone of proximal development. We followed a report on the communicative approach, learning through the Internet and the process of foreign language education for children (LEC). The analysis and discussion of the results show that both, the use of the Internet as the classroom through authentic materials analogue facilitate motivation, engagement and learning, provided there is a mediation of the teacherO presente estudo tem como objetivo observar se a utilização da internet em aulas de língua inglesa afeta positivamente a aprendizagem, a participação e o engajamento, comparando uma situação de ensino-aprendizagem de língua inglesa mediada pela internet com uma situação mediada por materiais analógicos (revistas, flashcards, livros). Com base na análise em duas turmas, uma da rede particular e outra da rede pública, conduzi uma reflexão sobre o uso da internet ou não, não aulas de inglês para crianças das séries iniciais do ensino fundamental. Para desenvolver esse trabalho, fundamentamos a investigação pelas bases teóricas vygotskyanas, considerando a interação, aprendizagem e a zona proximal de desenvolvimento. Traçamos um relato sobre a abordagem comunicativa, a aprendizagem por meio da internet e o processo de ensino de língua estrangeira para crianças (LEC). A análise e discussão dos resultados mostram que tanto a utilização da internet quanto as aulas por meio de materiais analógicos autênticos facilitam a motivação, o engajamento e o aprendizado, desde que haja uma mediação do professorapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/30189/Edna%20dos%20Santos%20Marini.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da LinguagemPUC-SPBRLingüísticaEnsino de línguas para criançasLúdicoInternetLanguage education for childrenPlayfulCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADAO ensino de língua inglesa para crianças por meio da internetinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTEdna dos Santos Marini.pdf.txtEdna dos Santos Marini.pdf.txtExtracted texttext/plain138449https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/13489/3/Edna%20dos%20Santos%20Marini.pdf.txt0316492c03627aa4454f50961b02b7a5MD53ORIGINALEdna dos Santos Marini.pdfapplication/pdf946818https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/13489/1/Edna%20dos%20Santos%20Marini.pdfff34ae7b96b19e3b5f5f20defd8413f2MD51THUMBNAILEdna dos Santos Marini.pdf.jpgEdna dos Santos Marini.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/13489/2/Edna%20dos%20Santos%20Marini.pdf.jpgcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD52handle/134892022-04-28 10:46:03.783oai:repositorio.pucsp.br:handle/13489Repositório Institucionalhttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-28T13:46:03Repositório Institucional da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv O ensino de língua inglesa para crianças por meio da internet
title O ensino de língua inglesa para crianças por meio da internet
spellingShingle O ensino de língua inglesa para crianças por meio da internet
Marini, Edna dos Santos
Ensino de línguas para crianças
Lúdico
Internet
Language education for children
Playful
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
title_short O ensino de língua inglesa para crianças por meio da internet
title_full O ensino de língua inglesa para crianças por meio da internet
title_fullStr O ensino de língua inglesa para crianças por meio da internet
title_full_unstemmed O ensino de língua inglesa para crianças por meio da internet
title_sort O ensino de língua inglesa para crianças por meio da internet
author Marini, Edna dos Santos
author_facet Marini, Edna dos Santos
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Collins, Heloisa
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4209795H9
dc.contributor.author.fl_str_mv Marini, Edna dos Santos
contributor_str_mv Collins, Heloisa
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de línguas para crianças
Lúdico
Internet
topic Ensino de línguas para crianças
Lúdico
Internet
Language education for children
Playful
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
dc.subject.eng.fl_str_mv Language education for children
Playful
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
description This study aims to observe whether the use of the Internet in English language lessons positively affects learning, participation and engagement, by comparing a teaching-learning English language mediated through the internet with a situation mediated by analog materials (magazines, flashcards, books). Based on the analysis into two classes, in a private school and in a public school, I conduct a discussion about using the Internet or not, English classes for children from lower grades of elementary school. To develop this work, we base Vygotskian theoretical research by considering the interaction, learning and the zone of proximal development. We followed a report on the communicative approach, learning through the Internet and the process of foreign language education for children (LEC). The analysis and discussion of the results show that both, the use of the Internet as the classroom through authentic materials analogue facilitate motivation, engagement and learning, provided there is a mediation of the teacher
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-10-14
dc.date.available.fl_str_mv 2011-01-13
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-28T18:22:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Marini, Edna dos Santos. O ensino de língua inglesa para crianças por meio da internet. 2010. 101 f. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13489
identifier_str_mv Marini, Edna dos Santos. O ensino de língua inglesa para crianças por meio da internet. 2010. 101 f. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13489
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Lingüística
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Repositório Institucional da PUC_SP
collection Repositório Institucional da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/13489/3/Edna%20dos%20Santos%20Marini.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/13489/1/Edna%20dos%20Santos%20Marini.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/13489/2/Edna%20dos%20Santos%20Marini.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 0316492c03627aa4454f50961b02b7a5
ff34ae7b96b19e3b5f5f20defd8413f2
cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1837200668549447680