Forma??o do docente de matem?tica imigrante digital para atuar com nativos digitais no ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2009
Autor(a) principal: Martins, C?tia Alves lattes
Orientador(a): Giraffa, Lucia Maria Martins lattes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
Programa de Pós-Graduação: Programa de P?s-Gradua??o em Educa??o em Ci?ncias e Matem?tica
Departamento: Faculdade de F?ca
País: BR
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3350
Resumo: Esta disserta??o de Mestrado apresenta os resultados e as reflex?es a respeito de uma pesquisa desenvolvida para identificar e analisar o conjunto de habilidades e compet?ncias necess?rias ? forma??o do professor considerando o contexto de cibercultura. Utiliza-se o Ambiente Virtual de Aprendizagem chamado MOODLE (objeto modular orientado pelo ambiente de aprendizagem din?mico) para projetar o conjunto das atividades usadas para avaliar a proposta. A proposta pretende ajudar professores da escola b?sica a desenvolver habilidades a fim de organizar suas atividades de aula presencial usando algumas ferramentas empregadas como apoio de aulas virtuais. O esquema te?rico foi projetado a partir da concep??o da Educa??o pela Pesquisa de Pedro Demo. O cap?tulo das considera??es finais indica algumas quest?es importantes relacionadas ? forma??o de professores, incluindo a necessidade de melhorar e promover um conjunto de exig?ncias necess?rias para ser considerado um membro do ciberespa?o, e usar estes recursos e servi?os a fim de organizar as atividades dos alunos. De acordo com Prensky (2001), atualmente, a maioria dos professores n?o possuem habilidades ou forma??o para lidar com os desafios oferecidos por estas novas tecnologias. Precisa-se rever as cren?as/concep??es sobre a maneira como se ensina e porque surgiram novas possibilidades com o ciberespa?o. Trata-se de um problema s?rio e ainda sem solu??o. Um dos problemas enfrentados pela educa??o hoje ? que nossos professores Imigrantes Digitais, que falam uma l?ngua fora de moda (da idade pr?-digital), est?o se esfor?ando para ensinar uma popula??o que fale uma l?ngua inteiramente nova. A fim de testar a proposta e validar a hip?tese inicial, foi desenvolvida uma experi?ncia com um professor de uma escola b?sica.
id P_RS_1574b6f301fc320e63ecfc63cc328a9c
oai_identifier_str oai:tede2.pucrs.br:tede/3350
network_acronym_str P_RS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
repository_id_str
spelling Giraffa, Lucia Maria MartinsCPF:21053405049http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4793786J1CPF:91078288020http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4259963A4Martins, C?tia Alves2015-04-14T14:12:29Z2009-05-112009-03-03MARTINS, C?tia Alves. Forma??o do docente de matem?tica imigrante digital para atuar com nativos digitais no ensino fundamental. 2009. 116 f. Disserta??o (Mestrado em Ci?ncias e Matem?tica) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3350Made available in DSpace on 2015-04-14T14:12:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 412049.pdf: 947842 bytes, checksum: c25fa102380c7c439eb5fe989436ed9a (MD5) Previous issue date: 2009-03-03Esta disserta??o de Mestrado apresenta os resultados e as reflex?es a respeito de uma pesquisa desenvolvida para identificar e analisar o conjunto de habilidades e compet?ncias necess?rias ? forma??o do professor considerando o contexto de cibercultura. Utiliza-se o Ambiente Virtual de Aprendizagem chamado MOODLE (objeto modular orientado pelo ambiente de aprendizagem din?mico) para projetar o conjunto das atividades usadas para avaliar a proposta. A proposta pretende ajudar professores da escola b?sica a desenvolver habilidades a fim de organizar suas atividades de aula presencial usando algumas ferramentas empregadas como apoio de aulas virtuais. O esquema te?rico foi projetado a partir da concep??o da Educa??o pela Pesquisa de Pedro Demo. O cap?tulo das considera??es finais indica algumas quest?es importantes relacionadas ? forma??o de professores, incluindo a necessidade de melhorar e promover um conjunto de exig?ncias necess?rias para ser considerado um membro do ciberespa?o, e usar estes recursos e servi?os a fim de organizar as atividades dos alunos. De acordo com Prensky (2001), atualmente, a maioria dos professores n?o possuem habilidades ou forma??o para lidar com os desafios oferecidos por estas novas tecnologias. Precisa-se rever as cren?as/concep??es sobre a maneira como se ensina e porque surgiram novas possibilidades com o ciberespa?o. Trata-se de um problema s?rio e ainda sem solu??o. Um dos problemas enfrentados pela educa??o hoje ? que nossos professores Imigrantes Digitais, que falam uma l?ngua fora de moda (da idade pr?-digital), est?o se esfor?ando para ensinar uma popula??o que fale uma l?ngua inteiramente nova. A fim de testar a proposta e validar a hip?tese inicial, foi desenvolvida uma experi?ncia com um professor de uma escola b?sica.application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/12711/412049.pdf.jpgporPontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do SulPrograma de P?s-Gradua??o em Educa??o em Ci?ncias e Matem?ticaPUCRSBRFaculdade de F?caEDUCA??OINFORM?TICA NA EDUCA??OPROFESSORES - FORMA??O PROFISSIONALENSINO FUNDAMENTALCIBERCULTURATECNOLOGIA EDUCACIONALCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOForma??o do docente de matem?tica imigrante digital para atuar com nativos digitais no ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis35656275549983304235006006574392640991280001info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL412049.pdf.jpg412049.pdf.jpgimage/jpeg2978http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3350/3/412049.pdf.jpg2b7e971a7a7534f1cdeca81498b3a26aMD53TEXT412049.pdf.txt412049.pdf.txttext/plain233429http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3350/2/412049.pdf.txt51273853c2ee4ec0d939cf139efffb51MD52ORIGINAL412049.pdfapplication/pdf947842http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3350/1/412049.pdfc25fa102380c7c439eb5fe989436ed9aMD51tede/33502015-04-17 15:59:58.694oai:tede2.pucrs.br:tede/3350Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-17T18:59:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.por.fl_str_mv Forma??o do docente de matem?tica imigrante digital para atuar com nativos digitais no ensino fundamental
title Forma??o do docente de matem?tica imigrante digital para atuar com nativos digitais no ensino fundamental
spellingShingle Forma??o do docente de matem?tica imigrante digital para atuar com nativos digitais no ensino fundamental
Martins, C?tia Alves
EDUCA??O
INFORM?TICA NA EDUCA??O
PROFESSORES - FORMA??O PROFISSIONAL
ENSINO FUNDAMENTAL
CIBERCULTURA
TECNOLOGIA EDUCACIONAL
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Forma??o do docente de matem?tica imigrante digital para atuar com nativos digitais no ensino fundamental
title_full Forma??o do docente de matem?tica imigrante digital para atuar com nativos digitais no ensino fundamental
title_fullStr Forma??o do docente de matem?tica imigrante digital para atuar com nativos digitais no ensino fundamental
title_full_unstemmed Forma??o do docente de matem?tica imigrante digital para atuar com nativos digitais no ensino fundamental
title_sort Forma??o do docente de matem?tica imigrante digital para atuar com nativos digitais no ensino fundamental
author Martins, C?tia Alves
author_facet Martins, C?tia Alves
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Giraffa, Lucia Maria Martins
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:21053405049
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4793786J1
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:91078288020
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4259963A4
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, C?tia Alves
contributor_str_mv Giraffa, Lucia Maria Martins
dc.subject.por.fl_str_mv EDUCA??O
INFORM?TICA NA EDUCA??O
PROFESSORES - FORMA??O PROFISSIONAL
ENSINO FUNDAMENTAL
CIBERCULTURA
TECNOLOGIA EDUCACIONAL
topic EDUCA??O
INFORM?TICA NA EDUCA??O
PROFESSORES - FORMA??O PROFISSIONAL
ENSINO FUNDAMENTAL
CIBERCULTURA
TECNOLOGIA EDUCACIONAL
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Esta disserta??o de Mestrado apresenta os resultados e as reflex?es a respeito de uma pesquisa desenvolvida para identificar e analisar o conjunto de habilidades e compet?ncias necess?rias ? forma??o do professor considerando o contexto de cibercultura. Utiliza-se o Ambiente Virtual de Aprendizagem chamado MOODLE (objeto modular orientado pelo ambiente de aprendizagem din?mico) para projetar o conjunto das atividades usadas para avaliar a proposta. A proposta pretende ajudar professores da escola b?sica a desenvolver habilidades a fim de organizar suas atividades de aula presencial usando algumas ferramentas empregadas como apoio de aulas virtuais. O esquema te?rico foi projetado a partir da concep??o da Educa??o pela Pesquisa de Pedro Demo. O cap?tulo das considera??es finais indica algumas quest?es importantes relacionadas ? forma??o de professores, incluindo a necessidade de melhorar e promover um conjunto de exig?ncias necess?rias para ser considerado um membro do ciberespa?o, e usar estes recursos e servi?os a fim de organizar as atividades dos alunos. De acordo com Prensky (2001), atualmente, a maioria dos professores n?o possuem habilidades ou forma??o para lidar com os desafios oferecidos por estas novas tecnologias. Precisa-se rever as cren?as/concep??es sobre a maneira como se ensina e porque surgiram novas possibilidades com o ciberespa?o. Trata-se de um problema s?rio e ainda sem solu??o. Um dos problemas enfrentados pela educa??o hoje ? que nossos professores Imigrantes Digitais, que falam uma l?ngua fora de moda (da idade pr?-digital), est?o se esfor?ando para ensinar uma popula??o que fale uma l?ngua inteiramente nova. A fim de testar a proposta e validar a hip?tese inicial, foi desenvolvida uma experi?ncia com um professor de uma escola b?sica.
publishDate 2009
dc.date.available.fl_str_mv 2009-05-11
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-03-03
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-14T14:12:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MARTINS, C?tia Alves. Forma??o do docente de matem?tica imigrante digital para atuar com nativos digitais no ensino fundamental. 2009. 116 f. Disserta??o (Mestrado em Ci?ncias e Matem?tica) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3350
identifier_str_mv MARTINS, C?tia Alves. Forma??o do docente de matem?tica imigrante digital para atuar com nativos digitais no ensino fundamental. 2009. 116 f. Disserta??o (Mestrado em Ci?ncias e Matem?tica) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.
url http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3350
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.program.fl_str_mv 3565627554998330423
dc.relation.confidence.fl_str_mv 500
600
dc.relation.department.fl_str_mv 6574392640991280001
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de P?s-Gradua??o em Educa??o em Ci?ncias e Matem?tica
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUCRS
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de F?ca
publisher.none.fl_str_mv Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
bitstream.url.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3350/3/412049.pdf.jpg
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3350/2/412049.pdf.txt
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3350/1/412049.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 2b7e971a7a7534f1cdeca81498b3a26a
51273853c2ee4ec0d939cf139efffb51
c25fa102380c7c439eb5fe989436ed9a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.central@pucrs.br||
_version_ 1796793195321884672