Forma??o do docente de matem?tica imigrante digital para atuar com nativos digitais no ensino fundamental
Ano de defesa: | 2009 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de P?s-Gradua??o em Educa??o em Ci?ncias e Matem?tica
|
Departamento: |
Faculdade de F?ca
|
País: |
BR
|
Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3350 |
Resumo: | Esta disserta??o de Mestrado apresenta os resultados e as reflex?es a respeito de uma pesquisa desenvolvida para identificar e analisar o conjunto de habilidades e compet?ncias necess?rias ? forma??o do professor considerando o contexto de cibercultura. Utiliza-se o Ambiente Virtual de Aprendizagem chamado MOODLE (objeto modular orientado pelo ambiente de aprendizagem din?mico) para projetar o conjunto das atividades usadas para avaliar a proposta. A proposta pretende ajudar professores da escola b?sica a desenvolver habilidades a fim de organizar suas atividades de aula presencial usando algumas ferramentas empregadas como apoio de aulas virtuais. O esquema te?rico foi projetado a partir da concep??o da Educa??o pela Pesquisa de Pedro Demo. O cap?tulo das considera??es finais indica algumas quest?es importantes relacionadas ? forma??o de professores, incluindo a necessidade de melhorar e promover um conjunto de exig?ncias necess?rias para ser considerado um membro do ciberespa?o, e usar estes recursos e servi?os a fim de organizar as atividades dos alunos. De acordo com Prensky (2001), atualmente, a maioria dos professores n?o possuem habilidades ou forma??o para lidar com os desafios oferecidos por estas novas tecnologias. Precisa-se rever as cren?as/concep??es sobre a maneira como se ensina e porque surgiram novas possibilidades com o ciberespa?o. Trata-se de um problema s?rio e ainda sem solu??o. Um dos problemas enfrentados pela educa??o hoje ? que nossos professores Imigrantes Digitais, que falam uma l?ngua fora de moda (da idade pr?-digital), est?o se esfor?ando para ensinar uma popula??o que fale uma l?ngua inteiramente nova. A fim de testar a proposta e validar a hip?tese inicial, foi desenvolvida uma experi?ncia com um professor de uma escola b?sica. |
id |
P_RS_1574b6f301fc320e63ecfc63cc328a9c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede2.pucrs.br:tede/3350 |
network_acronym_str |
P_RS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
repository_id_str |
|
spelling |
Giraffa, Lucia Maria MartinsCPF:21053405049http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4793786J1CPF:91078288020http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4259963A4Martins, C?tia Alves2015-04-14T14:12:29Z2009-05-112009-03-03MARTINS, C?tia Alves. Forma??o do docente de matem?tica imigrante digital para atuar com nativos digitais no ensino fundamental. 2009. 116 f. Disserta??o (Mestrado em Ci?ncias e Matem?tica) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3350Made available in DSpace on 2015-04-14T14:12:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 412049.pdf: 947842 bytes, checksum: c25fa102380c7c439eb5fe989436ed9a (MD5) Previous issue date: 2009-03-03Esta disserta??o de Mestrado apresenta os resultados e as reflex?es a respeito de uma pesquisa desenvolvida para identificar e analisar o conjunto de habilidades e compet?ncias necess?rias ? forma??o do professor considerando o contexto de cibercultura. Utiliza-se o Ambiente Virtual de Aprendizagem chamado MOODLE (objeto modular orientado pelo ambiente de aprendizagem din?mico) para projetar o conjunto das atividades usadas para avaliar a proposta. A proposta pretende ajudar professores da escola b?sica a desenvolver habilidades a fim de organizar suas atividades de aula presencial usando algumas ferramentas empregadas como apoio de aulas virtuais. O esquema te?rico foi projetado a partir da concep??o da Educa??o pela Pesquisa de Pedro Demo. O cap?tulo das considera??es finais indica algumas quest?es importantes relacionadas ? forma??o de professores, incluindo a necessidade de melhorar e promover um conjunto de exig?ncias necess?rias para ser considerado um membro do ciberespa?o, e usar estes recursos e servi?os a fim de organizar as atividades dos alunos. De acordo com Prensky (2001), atualmente, a maioria dos professores n?o possuem habilidades ou forma??o para lidar com os desafios oferecidos por estas novas tecnologias. Precisa-se rever as cren?as/concep??es sobre a maneira como se ensina e porque surgiram novas possibilidades com o ciberespa?o. Trata-se de um problema s?rio e ainda sem solu??o. Um dos problemas enfrentados pela educa??o hoje ? que nossos professores Imigrantes Digitais, que falam uma l?ngua fora de moda (da idade pr?-digital), est?o se esfor?ando para ensinar uma popula??o que fale uma l?ngua inteiramente nova. A fim de testar a proposta e validar a hip?tese inicial, foi desenvolvida uma experi?ncia com um professor de uma escola b?sica.application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/12711/412049.pdf.jpgporPontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do SulPrograma de P?s-Gradua??o em Educa??o em Ci?ncias e Matem?ticaPUCRSBRFaculdade de F?caEDUCA??OINFORM?TICA NA EDUCA??OPROFESSORES - FORMA??O PROFISSIONALENSINO FUNDAMENTALCIBERCULTURATECNOLOGIA EDUCACIONALCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOForma??o do docente de matem?tica imigrante digital para atuar com nativos digitais no ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis35656275549983304235006006574392640991280001info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL412049.pdf.jpg412049.pdf.jpgimage/jpeg2978http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3350/3/412049.pdf.jpg2b7e971a7a7534f1cdeca81498b3a26aMD53TEXT412049.pdf.txt412049.pdf.txttext/plain233429http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3350/2/412049.pdf.txt51273853c2ee4ec0d939cf139efffb51MD52ORIGINAL412049.pdfapplication/pdf947842http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3350/1/412049.pdfc25fa102380c7c439eb5fe989436ed9aMD51tede/33502015-04-17 15:59:58.694oai:tede2.pucrs.br:tede/3350Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-17T18:59:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Forma??o do docente de matem?tica imigrante digital para atuar com nativos digitais no ensino fundamental |
title |
Forma??o do docente de matem?tica imigrante digital para atuar com nativos digitais no ensino fundamental |
spellingShingle |
Forma??o do docente de matem?tica imigrante digital para atuar com nativos digitais no ensino fundamental Martins, C?tia Alves EDUCA??O INFORM?TICA NA EDUCA??O PROFESSORES - FORMA??O PROFISSIONAL ENSINO FUNDAMENTAL CIBERCULTURA TECNOLOGIA EDUCACIONAL CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Forma??o do docente de matem?tica imigrante digital para atuar com nativos digitais no ensino fundamental |
title_full |
Forma??o do docente de matem?tica imigrante digital para atuar com nativos digitais no ensino fundamental |
title_fullStr |
Forma??o do docente de matem?tica imigrante digital para atuar com nativos digitais no ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Forma??o do docente de matem?tica imigrante digital para atuar com nativos digitais no ensino fundamental |
title_sort |
Forma??o do docente de matem?tica imigrante digital para atuar com nativos digitais no ensino fundamental |
author |
Martins, C?tia Alves |
author_facet |
Martins, C?tia Alves |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Giraffa, Lucia Maria Martins |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
CPF:21053405049 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4793786J1 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
CPF:91078288020 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4259963A4 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, C?tia Alves |
contributor_str_mv |
Giraffa, Lucia Maria Martins |
dc.subject.por.fl_str_mv |
EDUCA??O INFORM?TICA NA EDUCA??O PROFESSORES - FORMA??O PROFISSIONAL ENSINO FUNDAMENTAL CIBERCULTURA TECNOLOGIA EDUCACIONAL |
topic |
EDUCA??O INFORM?TICA NA EDUCA??O PROFESSORES - FORMA??O PROFISSIONAL ENSINO FUNDAMENTAL CIBERCULTURA TECNOLOGIA EDUCACIONAL CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Esta disserta??o de Mestrado apresenta os resultados e as reflex?es a respeito de uma pesquisa desenvolvida para identificar e analisar o conjunto de habilidades e compet?ncias necess?rias ? forma??o do professor considerando o contexto de cibercultura. Utiliza-se o Ambiente Virtual de Aprendizagem chamado MOODLE (objeto modular orientado pelo ambiente de aprendizagem din?mico) para projetar o conjunto das atividades usadas para avaliar a proposta. A proposta pretende ajudar professores da escola b?sica a desenvolver habilidades a fim de organizar suas atividades de aula presencial usando algumas ferramentas empregadas como apoio de aulas virtuais. O esquema te?rico foi projetado a partir da concep??o da Educa??o pela Pesquisa de Pedro Demo. O cap?tulo das considera??es finais indica algumas quest?es importantes relacionadas ? forma??o de professores, incluindo a necessidade de melhorar e promover um conjunto de exig?ncias necess?rias para ser considerado um membro do ciberespa?o, e usar estes recursos e servi?os a fim de organizar as atividades dos alunos. De acordo com Prensky (2001), atualmente, a maioria dos professores n?o possuem habilidades ou forma??o para lidar com os desafios oferecidos por estas novas tecnologias. Precisa-se rever as cren?as/concep??es sobre a maneira como se ensina e porque surgiram novas possibilidades com o ciberespa?o. Trata-se de um problema s?rio e ainda sem solu??o. Um dos problemas enfrentados pela educa??o hoje ? que nossos professores Imigrantes Digitais, que falam uma l?ngua fora de moda (da idade pr?-digital), est?o se esfor?ando para ensinar uma popula??o que fale uma l?ngua inteiramente nova. A fim de testar a proposta e validar a hip?tese inicial, foi desenvolvida uma experi?ncia com um professor de uma escola b?sica. |
publishDate |
2009 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2009-05-11 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009-03-03 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-04-14T14:12:29Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
MARTINS, C?tia Alves. Forma??o do docente de matem?tica imigrante digital para atuar com nativos digitais no ensino fundamental. 2009. 116 f. Disserta??o (Mestrado em Ci?ncias e Matem?tica) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3350 |
identifier_str_mv |
MARTINS, C?tia Alves. Forma??o do docente de matem?tica imigrante digital para atuar com nativos digitais no ensino fundamental. 2009. 116 f. Disserta??o (Mestrado em Ci?ncias e Matem?tica) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009. |
url |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3350 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.program.fl_str_mv |
3565627554998330423 |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
500 600 |
dc.relation.department.fl_str_mv |
6574392640991280001 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de P?s-Gradua??o em Educa??o em Ci?ncias e Matem?tica |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUCRS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de F?ca |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) instacron:PUC_RS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
instacron_str |
PUC_RS |
institution |
PUC_RS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3350/3/412049.pdf.jpg http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3350/2/412049.pdf.txt http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3350/1/412049.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
2b7e971a7a7534f1cdeca81498b3a26a 51273853c2ee4ec0d939cf139efffb51 c25fa102380c7c439eb5fe989436ed9a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca.central@pucrs.br|| |
_version_ |
1796793195321884672 |