Aprendizagens organizacional e auto-regulada : possibilidades para o desenvolvimento de pessoas em uma empresa

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2008
Autor(a) principal: Nascimento, Lisandra Alves lattes
Orientador(a): Portal, Leda L?sia Franciosi lattes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
Programa de Pós-Graduação: Programa de P?s-Gradua??o em Educa??o
Departamento: Faculdade de Educa?
País: BR
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3540
Resumo: A sociedade, ap?s a Revolu??o Industrial, tem apresentado valores relacionados ? acumula??o, ? produ??o em s?rie, rompendo o fazer e o pensar no trabalho, culminando no esquecimento de aspectos humanos como a criatividade, a reflex?o, a curiosidade, o afeto e a espiritualidade. Atualmente, a atividade profissional necessita mais de flexibilidade e autonomia, de iniciativa e responsabilidade, pois as situa??es excedem os procedimentos adotados pelas organiza??es. Pensar em organiza??es que incentivem o desenvolvimento de seus funcion?rios, estimulem padr?es novos e abrangentes de pensamento, instiguem o aprendizado coletivo e a pr?tica do aprender a aprender em conjunto, ? pensar em empresas que aprendem. Compreendendo a necessidade de pesquisar empresas que desenvolvam a??es reconhecidamente positivas, este estudo, constitu?do por meio de uma abordagem qualitativa pautada sobre o paradigma complexo, contempla a educa??o n?o-formal em uma das 150 Melhores Empresas para Voc? Trabalhar no Brasil - 2006 - estudo da Revista Voc? S/A -, conceituando e analisando as pr?ticas de aprendizagem organizacional existentes na empresa e suas poss?veis rela??es com a aprendizagem auto-regulada na percep??o de funcion?rios, gestores e pedagogo; caracterizando as contribui??es destas pr?ticas de aprendizagem para o desenvolvimento de pessoas; e apreciando as possibilidades de atua??o do pedagogo como poss?vel potencializador das aprendizagens realizadas na empresa. O presente estudo apresenta como refer?ncias principais o trabalho de Peter Senge acerca da Aprendizagem Organizacional, e de Veiga Sim?o sobre a Aprendizagem Auto-Regulada, contando, tamb?m, com a contribui??o de diversos autores nos campos da aprendizagem e da educa??o. Justifica-se, assim, a relev?ncia desse estudo pela obten??o de resultados que demonstram a aproxima??o das teorias da aprendizagem organizacional e da aprendizagem auto-regulada no sentido particular do desenvolvimento humano, em que a aprendizagem individual n?o se encerra em si mesma, mas faz parte de uma percep??o integral do ser humano que ao ser externalizada edifica a aprendizagem em n?vel organizacional. Al?m disso, o estudo constata potencialidades de atua??o do pedagogo no espa?o organizacional, bem como aponta a necessidade de uma renova??o na percep??o e na forma??o deste profissional.
id P_RS_7a0b817a6dcee4d5ce3fa740b2ff0161
oai_identifier_str oai:tede2.pucrs.br:tede/3540
network_acronym_str P_RS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
repository_id_str
spelling Portal, Leda L?sia FranciosiCPF:29243980025http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788845H8CPF:81343620015http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4716136T0Nascimento, Lisandra Alves2015-04-14T14:22:37Z2008-03-282008-01-10NASCIMENTO, Lisandra Alves. Aprendizagens organizacional e auto-regulada : possibilidades para o desenvolvimento de pessoas em uma empresa. 2008. 172 f. Disserta??o (Mestrado em Educa??o) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3540Made available in DSpace on 2015-04-14T14:22:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 399725.pdf: 918373 bytes, checksum: c169f432a2686141a58c547e4f48b782 (MD5) Previous issue date: 2008-01-10A sociedade, ap?s a Revolu??o Industrial, tem apresentado valores relacionados ? acumula??o, ? produ??o em s?rie, rompendo o fazer e o pensar no trabalho, culminando no esquecimento de aspectos humanos como a criatividade, a reflex?o, a curiosidade, o afeto e a espiritualidade. Atualmente, a atividade profissional necessita mais de flexibilidade e autonomia, de iniciativa e responsabilidade, pois as situa??es excedem os procedimentos adotados pelas organiza??es. Pensar em organiza??es que incentivem o desenvolvimento de seus funcion?rios, estimulem padr?es novos e abrangentes de pensamento, instiguem o aprendizado coletivo e a pr?tica do aprender a aprender em conjunto, ? pensar em empresas que aprendem. Compreendendo a necessidade de pesquisar empresas que desenvolvam a??es reconhecidamente positivas, este estudo, constitu?do por meio de uma abordagem qualitativa pautada sobre o paradigma complexo, contempla a educa??o n?o-formal em uma das 150 Melhores Empresas para Voc? Trabalhar no Brasil - 2006 - estudo da Revista Voc? S/A -, conceituando e analisando as pr?ticas de aprendizagem organizacional existentes na empresa e suas poss?veis rela??es com a aprendizagem auto-regulada na percep??o de funcion?rios, gestores e pedagogo; caracterizando as contribui??es destas pr?ticas de aprendizagem para o desenvolvimento de pessoas; e apreciando as possibilidades de atua??o do pedagogo como poss?vel potencializador das aprendizagens realizadas na empresa. O presente estudo apresenta como refer?ncias principais o trabalho de Peter Senge acerca da Aprendizagem Organizacional, e de Veiga Sim?o sobre a Aprendizagem Auto-Regulada, contando, tamb?m, com a contribui??o de diversos autores nos campos da aprendizagem e da educa??o. Justifica-se, assim, a relev?ncia desse estudo pela obten??o de resultados que demonstram a aproxima??o das teorias da aprendizagem organizacional e da aprendizagem auto-regulada no sentido particular do desenvolvimento humano, em que a aprendizagem individual n?o se encerra em si mesma, mas faz parte de uma percep??o integral do ser humano que ao ser externalizada edifica a aprendizagem em n?vel organizacional. Al?m disso, o estudo constata potencialidades de atua??o do pedagogo no espa?o organizacional, bem como aponta a necessidade de uma renova??o na percep??o e na forma??o deste profissional.application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/13121/399725.pdf.jpgporPontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do SulPrograma de P?s-Gradua??o em Educa??oPUCRSBRFaculdade de Educa?EDUCA??OPEDAGOGIAAPRENDIZAGEM ORGANIZACIONALPROFESSORES - ATUA??O PROFISSIONALADMINISTRA??O DE PESSOALCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOAprendizagens organizacional e auto-regulada : possibilidades para o desenvolvimento de pessoas em uma empresainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis-84512857932284779375006007024413195758546274info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL399725.pdf.jpg399725.pdf.jpgimage/jpeg3075http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3540/3/399725.pdf.jpgd8774f1c87536f6dbec962e698a80117MD53TEXT399725.pdf.txt399725.pdf.txttext/plain341843http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3540/2/399725.pdf.txtac4e3aa72f623d4de829082bb9d7ca1eMD52ORIGINAL399725.pdfapplication/pdf918373http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3540/1/399725.pdfc169f432a2686141a58c547e4f48b782MD51tede/35402015-04-30 08:15:38.611oai:tede2.pucrs.br:tede/3540Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-30T11:15:38Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.por.fl_str_mv Aprendizagens organizacional e auto-regulada : possibilidades para o desenvolvimento de pessoas em uma empresa
title Aprendizagens organizacional e auto-regulada : possibilidades para o desenvolvimento de pessoas em uma empresa
spellingShingle Aprendizagens organizacional e auto-regulada : possibilidades para o desenvolvimento de pessoas em uma empresa
Nascimento, Lisandra Alves
EDUCA??O
PEDAGOGIA
APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL
PROFESSORES - ATUA??O PROFISSIONAL
ADMINISTRA??O DE PESSOAL
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Aprendizagens organizacional e auto-regulada : possibilidades para o desenvolvimento de pessoas em uma empresa
title_full Aprendizagens organizacional e auto-regulada : possibilidades para o desenvolvimento de pessoas em uma empresa
title_fullStr Aprendizagens organizacional e auto-regulada : possibilidades para o desenvolvimento de pessoas em uma empresa
title_full_unstemmed Aprendizagens organizacional e auto-regulada : possibilidades para o desenvolvimento de pessoas em uma empresa
title_sort Aprendizagens organizacional e auto-regulada : possibilidades para o desenvolvimento de pessoas em uma empresa
author Nascimento, Lisandra Alves
author_facet Nascimento, Lisandra Alves
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Portal, Leda L?sia Franciosi
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:29243980025
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788845H8
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:81343620015
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4716136T0
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Lisandra Alves
contributor_str_mv Portal, Leda L?sia Franciosi
dc.subject.por.fl_str_mv EDUCA??O
PEDAGOGIA
APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL
PROFESSORES - ATUA??O PROFISSIONAL
ADMINISTRA??O DE PESSOAL
topic EDUCA??O
PEDAGOGIA
APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL
PROFESSORES - ATUA??O PROFISSIONAL
ADMINISTRA??O DE PESSOAL
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description A sociedade, ap?s a Revolu??o Industrial, tem apresentado valores relacionados ? acumula??o, ? produ??o em s?rie, rompendo o fazer e o pensar no trabalho, culminando no esquecimento de aspectos humanos como a criatividade, a reflex?o, a curiosidade, o afeto e a espiritualidade. Atualmente, a atividade profissional necessita mais de flexibilidade e autonomia, de iniciativa e responsabilidade, pois as situa??es excedem os procedimentos adotados pelas organiza??es. Pensar em organiza??es que incentivem o desenvolvimento de seus funcion?rios, estimulem padr?es novos e abrangentes de pensamento, instiguem o aprendizado coletivo e a pr?tica do aprender a aprender em conjunto, ? pensar em empresas que aprendem. Compreendendo a necessidade de pesquisar empresas que desenvolvam a??es reconhecidamente positivas, este estudo, constitu?do por meio de uma abordagem qualitativa pautada sobre o paradigma complexo, contempla a educa??o n?o-formal em uma das 150 Melhores Empresas para Voc? Trabalhar no Brasil - 2006 - estudo da Revista Voc? S/A -, conceituando e analisando as pr?ticas de aprendizagem organizacional existentes na empresa e suas poss?veis rela??es com a aprendizagem auto-regulada na percep??o de funcion?rios, gestores e pedagogo; caracterizando as contribui??es destas pr?ticas de aprendizagem para o desenvolvimento de pessoas; e apreciando as possibilidades de atua??o do pedagogo como poss?vel potencializador das aprendizagens realizadas na empresa. O presente estudo apresenta como refer?ncias principais o trabalho de Peter Senge acerca da Aprendizagem Organizacional, e de Veiga Sim?o sobre a Aprendizagem Auto-Regulada, contando, tamb?m, com a contribui??o de diversos autores nos campos da aprendizagem e da educa??o. Justifica-se, assim, a relev?ncia desse estudo pela obten??o de resultados que demonstram a aproxima??o das teorias da aprendizagem organizacional e da aprendizagem auto-regulada no sentido particular do desenvolvimento humano, em que a aprendizagem individual n?o se encerra em si mesma, mas faz parte de uma percep??o integral do ser humano que ao ser externalizada edifica a aprendizagem em n?vel organizacional. Al?m disso, o estudo constata potencialidades de atua??o do pedagogo no espa?o organizacional, bem como aponta a necessidade de uma renova??o na percep??o e na forma??o deste profissional.
publishDate 2008
dc.date.available.fl_str_mv 2008-03-28
dc.date.issued.fl_str_mv 2008-01-10
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-14T14:22:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv NASCIMENTO, Lisandra Alves. Aprendizagens organizacional e auto-regulada : possibilidades para o desenvolvimento de pessoas em uma empresa. 2008. 172 f. Disserta??o (Mestrado em Educa??o) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3540
identifier_str_mv NASCIMENTO, Lisandra Alves. Aprendizagens organizacional e auto-regulada : possibilidades para o desenvolvimento de pessoas em uma empresa. 2008. 172 f. Disserta??o (Mestrado em Educa??o) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.
url http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3540
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.program.fl_str_mv -8451285793228477937
dc.relation.confidence.fl_str_mv 500
600
dc.relation.department.fl_str_mv 7024413195758546274
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de P?s-Gradua??o em Educa??o
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUCRS
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Educa?
publisher.none.fl_str_mv Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
bitstream.url.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3540/3/399725.pdf.jpg
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3540/2/399725.pdf.txt
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3540/1/399725.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d8774f1c87536f6dbec962e698a80117
ac4e3aa72f623d4de829082bb9d7ca1e
c169f432a2686141a58c547e4f48b782
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.central@pucrs.br||
_version_ 1796793196786745344