Monitoria virtual no Moodle : uma proposta para reconstruir os pr?-requisitos de c?lculo "A"

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2007
Autor(a) principal: Torres, Terezinha Ione Martins lattes
Orientador(a): Giraffa, Lucia Maria Martins lattes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
Programa de Pós-Graduação: Programa de P?s-Gradua??o em Educa??o em Ci?ncias e Matem?tica
Departamento: Faculdade de F?ca
País: BR
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3530
Resumo: A pesquisa realizada buscou identificar as defici?ncias de conte?dos, em termos de pr?-requisitos de Matem?tica do Ensino M?dio, que os alunos ingressantes no ensino superior, especialmente aqueles que se dirigem ? ?rea de computa??o, apresentam. A partir dessa investiga??o, elaborou-se uma proposta de a??es a serem realizadas por professores universit?rios, a fim de minimizar os ?ndices de reprova??o ou evas?o dos alunos da disciplina de C?lculo A decorrentes da falta de conhecimento de conte?dos b?sicos que deveriam ser apreendidos no Ensino M?dio. Esta disserta??o apresenta uma proposta metodol?gica para conjugar esfor?os de professores e monitores da disciplina de C?lculo A na recupera??o de conte?dos previamente identificados, mediante um conjunto de atividades desenvolvidas no ambiente MOODLE. Os resultados da pesquisa demonstraram que a utiliza??o do ambiente MOODLE e a cria??o de uma Monitoria Virtual de apoio ao estudo, complementar ? disciplina de C?lculo A, auxiliaram os alunos a desenvolver compet?ncias no sentido de superarem suas dificuldades com rela??o aos pr?requisitos necess?rios para estudar e aprender os conte?dos de C?lculo A .
id P_RS_96c63a96fe14f339690def84efafdd49
oai_identifier_str oai:tede2.pucrs.br:tede/3530
network_acronym_str P_RS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
repository_id_str
spelling Giraffa, Lucia Maria MartinsCPF:21053405049http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4793786J1CPF:18412785053http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4221631U6Torres, Terezinha Ione Martins2015-04-14T14:13:18Z2008-01-022007-11-19TORRES, Terezinha Ione Martins. Monitoria virtual no Moodle : uma proposta para reconstruir os pr?-requisitos de c?lculo "A". 2007. 132 f. Disserta??o (Mestrado em Ci?ncias e Matem?tica) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3530Made available in DSpace on 2015-04-14T14:13:18Z (GMT). No. of bitstreams: 1 397320.pdf: 991579 bytes, checksum: 1d51b203964c7521d8058a73d0b68edf (MD5) Previous issue date: 2007-11-19A pesquisa realizada buscou identificar as defici?ncias de conte?dos, em termos de pr?-requisitos de Matem?tica do Ensino M?dio, que os alunos ingressantes no ensino superior, especialmente aqueles que se dirigem ? ?rea de computa??o, apresentam. A partir dessa investiga??o, elaborou-se uma proposta de a??es a serem realizadas por professores universit?rios, a fim de minimizar os ?ndices de reprova??o ou evas?o dos alunos da disciplina de C?lculo A decorrentes da falta de conhecimento de conte?dos b?sicos que deveriam ser apreendidos no Ensino M?dio. Esta disserta??o apresenta uma proposta metodol?gica para conjugar esfor?os de professores e monitores da disciplina de C?lculo A na recupera??o de conte?dos previamente identificados, mediante um conjunto de atividades desenvolvidas no ambiente MOODLE. Os resultados da pesquisa demonstraram que a utiliza??o do ambiente MOODLE e a cria??o de uma Monitoria Virtual de apoio ao estudo, complementar ? disciplina de C?lculo A, auxiliaram os alunos a desenvolver compet?ncias no sentido de superarem suas dificuldades com rela??o aos pr?requisitos necess?rios para estudar e aprender os conte?dos de C?lculo A .application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/12873/397320.pdf.jpgporPontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do SulPrograma de P?s-Gradua??o em Educa??o em Ci?ncias e Matem?ticaPUCRSBRFaculdade de F?caEDUCA??O - MATEM?TICAMATEM?TICA - ENSINO M?DIOAPRENDIZAGEM - DIFICULDADESINFORM?TICA NA EDUCA??OTECNOLOGIA EDUCACIONALC?LCULOCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOMonitoria virtual no Moodle : uma proposta para reconstruir os pr?-requisitos de c?lculo "A"info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis35656275549983304235006006574392640991280001info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL397320.pdf.jpg397320.pdf.jpgimage/jpeg3235http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3530/3/397320.pdf.jpg61e09eef914b75ff978b986667e7f31bMD53TEXT397320.pdf.txt397320.pdf.txttext/plain161975http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3530/2/397320.pdf.txtaea4d7da2bb3f6b84a2c247b03fcf49aMD52ORIGINAL397320.pdfapplication/pdf991579http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3530/1/397320.pdf1d51b203964c7521d8058a73d0b68edfMD51tede/35302015-04-30 08:15:38.577oai:tede2.pucrs.br:tede/3530Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-30T11:15:38Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.por.fl_str_mv Monitoria virtual no Moodle : uma proposta para reconstruir os pr?-requisitos de c?lculo "A"
title Monitoria virtual no Moodle : uma proposta para reconstruir os pr?-requisitos de c?lculo "A"
spellingShingle Monitoria virtual no Moodle : uma proposta para reconstruir os pr?-requisitos de c?lculo "A"
Torres, Terezinha Ione Martins
EDUCA??O - MATEM?TICA
MATEM?TICA - ENSINO M?DIO
APRENDIZAGEM - DIFICULDADES
INFORM?TICA NA EDUCA??O
TECNOLOGIA EDUCACIONAL
C?LCULO
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Monitoria virtual no Moodle : uma proposta para reconstruir os pr?-requisitos de c?lculo "A"
title_full Monitoria virtual no Moodle : uma proposta para reconstruir os pr?-requisitos de c?lculo "A"
title_fullStr Monitoria virtual no Moodle : uma proposta para reconstruir os pr?-requisitos de c?lculo "A"
title_full_unstemmed Monitoria virtual no Moodle : uma proposta para reconstruir os pr?-requisitos de c?lculo "A"
title_sort Monitoria virtual no Moodle : uma proposta para reconstruir os pr?-requisitos de c?lculo "A"
author Torres, Terezinha Ione Martins
author_facet Torres, Terezinha Ione Martins
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Giraffa, Lucia Maria Martins
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:21053405049
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4793786J1
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:18412785053
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4221631U6
dc.contributor.author.fl_str_mv Torres, Terezinha Ione Martins
contributor_str_mv Giraffa, Lucia Maria Martins
dc.subject.por.fl_str_mv EDUCA??O - MATEM?TICA
MATEM?TICA - ENSINO M?DIO
APRENDIZAGEM - DIFICULDADES
INFORM?TICA NA EDUCA??O
TECNOLOGIA EDUCACIONAL
C?LCULO
topic EDUCA??O - MATEM?TICA
MATEM?TICA - ENSINO M?DIO
APRENDIZAGEM - DIFICULDADES
INFORM?TICA NA EDUCA??O
TECNOLOGIA EDUCACIONAL
C?LCULO
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description A pesquisa realizada buscou identificar as defici?ncias de conte?dos, em termos de pr?-requisitos de Matem?tica do Ensino M?dio, que os alunos ingressantes no ensino superior, especialmente aqueles que se dirigem ? ?rea de computa??o, apresentam. A partir dessa investiga??o, elaborou-se uma proposta de a??es a serem realizadas por professores universit?rios, a fim de minimizar os ?ndices de reprova??o ou evas?o dos alunos da disciplina de C?lculo A decorrentes da falta de conhecimento de conte?dos b?sicos que deveriam ser apreendidos no Ensino M?dio. Esta disserta??o apresenta uma proposta metodol?gica para conjugar esfor?os de professores e monitores da disciplina de C?lculo A na recupera??o de conte?dos previamente identificados, mediante um conjunto de atividades desenvolvidas no ambiente MOODLE. Os resultados da pesquisa demonstraram que a utiliza??o do ambiente MOODLE e a cria??o de uma Monitoria Virtual de apoio ao estudo, complementar ? disciplina de C?lculo A, auxiliaram os alunos a desenvolver compet?ncias no sentido de superarem suas dificuldades com rela??o aos pr?requisitos necess?rios para estudar e aprender os conte?dos de C?lculo A .
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-11-19
dc.date.available.fl_str_mv 2008-01-02
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-14T14:13:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv TORRES, Terezinha Ione Martins. Monitoria virtual no Moodle : uma proposta para reconstruir os pr?-requisitos de c?lculo "A". 2007. 132 f. Disserta??o (Mestrado em Ci?ncias e Matem?tica) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3530
identifier_str_mv TORRES, Terezinha Ione Martins. Monitoria virtual no Moodle : uma proposta para reconstruir os pr?-requisitos de c?lculo "A". 2007. 132 f. Disserta??o (Mestrado em Ci?ncias e Matem?tica) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.
url http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3530
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.program.fl_str_mv 3565627554998330423
dc.relation.confidence.fl_str_mv 500
600
dc.relation.department.fl_str_mv 6574392640991280001
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de P?s-Gradua??o em Educa??o em Ci?ncias e Matem?tica
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUCRS
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de F?ca
publisher.none.fl_str_mv Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
bitstream.url.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3530/3/397320.pdf.jpg
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3530/2/397320.pdf.txt
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3530/1/397320.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 61e09eef914b75ff978b986667e7f31b
aea4d7da2bb3f6b84a2c247b03fcf49a
1d51b203964c7521d8058a73d0b68edf
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.central@pucrs.br||
_version_ 1796793196374654976