Monitoria virtual no Moodle : uma proposta para reconstruir os pr?-requisitos de c?lculo "A"
Ano de defesa: | 2007 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de P?s-Gradua??o em Educa??o em Ci?ncias e Matem?tica
|
Departamento: |
Faculdade de F?ca
|
País: |
BR
|
Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3530 |
Resumo: | A pesquisa realizada buscou identificar as defici?ncias de conte?dos, em termos de pr?-requisitos de Matem?tica do Ensino M?dio, que os alunos ingressantes no ensino superior, especialmente aqueles que se dirigem ? ?rea de computa??o, apresentam. A partir dessa investiga??o, elaborou-se uma proposta de a??es a serem realizadas por professores universit?rios, a fim de minimizar os ?ndices de reprova??o ou evas?o dos alunos da disciplina de C?lculo A decorrentes da falta de conhecimento de conte?dos b?sicos que deveriam ser apreendidos no Ensino M?dio. Esta disserta??o apresenta uma proposta metodol?gica para conjugar esfor?os de professores e monitores da disciplina de C?lculo A na recupera??o de conte?dos previamente identificados, mediante um conjunto de atividades desenvolvidas no ambiente MOODLE. Os resultados da pesquisa demonstraram que a utiliza??o do ambiente MOODLE e a cria??o de uma Monitoria Virtual de apoio ao estudo, complementar ? disciplina de C?lculo A, auxiliaram os alunos a desenvolver compet?ncias no sentido de superarem suas dificuldades com rela??o aos pr?requisitos necess?rios para estudar e aprender os conte?dos de C?lculo A . |
id |
P_RS_96c63a96fe14f339690def84efafdd49 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede2.pucrs.br:tede/3530 |
network_acronym_str |
P_RS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
repository_id_str |
|
spelling |
Giraffa, Lucia Maria MartinsCPF:21053405049http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4793786J1CPF:18412785053http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4221631U6Torres, Terezinha Ione Martins2015-04-14T14:13:18Z2008-01-022007-11-19TORRES, Terezinha Ione Martins. Monitoria virtual no Moodle : uma proposta para reconstruir os pr?-requisitos de c?lculo "A". 2007. 132 f. Disserta??o (Mestrado em Ci?ncias e Matem?tica) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3530Made available in DSpace on 2015-04-14T14:13:18Z (GMT). No. of bitstreams: 1 397320.pdf: 991579 bytes, checksum: 1d51b203964c7521d8058a73d0b68edf (MD5) Previous issue date: 2007-11-19A pesquisa realizada buscou identificar as defici?ncias de conte?dos, em termos de pr?-requisitos de Matem?tica do Ensino M?dio, que os alunos ingressantes no ensino superior, especialmente aqueles que se dirigem ? ?rea de computa??o, apresentam. A partir dessa investiga??o, elaborou-se uma proposta de a??es a serem realizadas por professores universit?rios, a fim de minimizar os ?ndices de reprova??o ou evas?o dos alunos da disciplina de C?lculo A decorrentes da falta de conhecimento de conte?dos b?sicos que deveriam ser apreendidos no Ensino M?dio. Esta disserta??o apresenta uma proposta metodol?gica para conjugar esfor?os de professores e monitores da disciplina de C?lculo A na recupera??o de conte?dos previamente identificados, mediante um conjunto de atividades desenvolvidas no ambiente MOODLE. Os resultados da pesquisa demonstraram que a utiliza??o do ambiente MOODLE e a cria??o de uma Monitoria Virtual de apoio ao estudo, complementar ? disciplina de C?lculo A, auxiliaram os alunos a desenvolver compet?ncias no sentido de superarem suas dificuldades com rela??o aos pr?requisitos necess?rios para estudar e aprender os conte?dos de C?lculo A .application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/12873/397320.pdf.jpgporPontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do SulPrograma de P?s-Gradua??o em Educa??o em Ci?ncias e Matem?ticaPUCRSBRFaculdade de F?caEDUCA??O - MATEM?TICAMATEM?TICA - ENSINO M?DIOAPRENDIZAGEM - DIFICULDADESINFORM?TICA NA EDUCA??OTECNOLOGIA EDUCACIONALC?LCULOCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOMonitoria virtual no Moodle : uma proposta para reconstruir os pr?-requisitos de c?lculo "A"info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis35656275549983304235006006574392640991280001info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL397320.pdf.jpg397320.pdf.jpgimage/jpeg3235http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3530/3/397320.pdf.jpg61e09eef914b75ff978b986667e7f31bMD53TEXT397320.pdf.txt397320.pdf.txttext/plain161975http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3530/2/397320.pdf.txtaea4d7da2bb3f6b84a2c247b03fcf49aMD52ORIGINAL397320.pdfapplication/pdf991579http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3530/1/397320.pdf1d51b203964c7521d8058a73d0b68edfMD51tede/35302015-04-30 08:15:38.577oai:tede2.pucrs.br:tede/3530Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-30T11:15:38Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Monitoria virtual no Moodle : uma proposta para reconstruir os pr?-requisitos de c?lculo "A" |
title |
Monitoria virtual no Moodle : uma proposta para reconstruir os pr?-requisitos de c?lculo "A" |
spellingShingle |
Monitoria virtual no Moodle : uma proposta para reconstruir os pr?-requisitos de c?lculo "A" Torres, Terezinha Ione Martins EDUCA??O - MATEM?TICA MATEM?TICA - ENSINO M?DIO APRENDIZAGEM - DIFICULDADES INFORM?TICA NA EDUCA??O TECNOLOGIA EDUCACIONAL C?LCULO CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Monitoria virtual no Moodle : uma proposta para reconstruir os pr?-requisitos de c?lculo "A" |
title_full |
Monitoria virtual no Moodle : uma proposta para reconstruir os pr?-requisitos de c?lculo "A" |
title_fullStr |
Monitoria virtual no Moodle : uma proposta para reconstruir os pr?-requisitos de c?lculo "A" |
title_full_unstemmed |
Monitoria virtual no Moodle : uma proposta para reconstruir os pr?-requisitos de c?lculo "A" |
title_sort |
Monitoria virtual no Moodle : uma proposta para reconstruir os pr?-requisitos de c?lculo "A" |
author |
Torres, Terezinha Ione Martins |
author_facet |
Torres, Terezinha Ione Martins |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Giraffa, Lucia Maria Martins |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
CPF:21053405049 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4793786J1 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
CPF:18412785053 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4221631U6 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Torres, Terezinha Ione Martins |
contributor_str_mv |
Giraffa, Lucia Maria Martins |
dc.subject.por.fl_str_mv |
EDUCA??O - MATEM?TICA MATEM?TICA - ENSINO M?DIO APRENDIZAGEM - DIFICULDADES INFORM?TICA NA EDUCA??O TECNOLOGIA EDUCACIONAL C?LCULO |
topic |
EDUCA??O - MATEM?TICA MATEM?TICA - ENSINO M?DIO APRENDIZAGEM - DIFICULDADES INFORM?TICA NA EDUCA??O TECNOLOGIA EDUCACIONAL C?LCULO CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
A pesquisa realizada buscou identificar as defici?ncias de conte?dos, em termos de pr?-requisitos de Matem?tica do Ensino M?dio, que os alunos ingressantes no ensino superior, especialmente aqueles que se dirigem ? ?rea de computa??o, apresentam. A partir dessa investiga??o, elaborou-se uma proposta de a??es a serem realizadas por professores universit?rios, a fim de minimizar os ?ndices de reprova??o ou evas?o dos alunos da disciplina de C?lculo A decorrentes da falta de conhecimento de conte?dos b?sicos que deveriam ser apreendidos no Ensino M?dio. Esta disserta??o apresenta uma proposta metodol?gica para conjugar esfor?os de professores e monitores da disciplina de C?lculo A na recupera??o de conte?dos previamente identificados, mediante um conjunto de atividades desenvolvidas no ambiente MOODLE. Os resultados da pesquisa demonstraram que a utiliza??o do ambiente MOODLE e a cria??o de uma Monitoria Virtual de apoio ao estudo, complementar ? disciplina de C?lculo A, auxiliaram os alunos a desenvolver compet?ncias no sentido de superarem suas dificuldades com rela??o aos pr?requisitos necess?rios para estudar e aprender os conte?dos de C?lculo A . |
publishDate |
2007 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2007-11-19 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2008-01-02 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-04-14T14:13:18Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
TORRES, Terezinha Ione Martins. Monitoria virtual no Moodle : uma proposta para reconstruir os pr?-requisitos de c?lculo "A". 2007. 132 f. Disserta??o (Mestrado em Ci?ncias e Matem?tica) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3530 |
identifier_str_mv |
TORRES, Terezinha Ione Martins. Monitoria virtual no Moodle : uma proposta para reconstruir os pr?-requisitos de c?lculo "A". 2007. 132 f. Disserta??o (Mestrado em Ci?ncias e Matem?tica) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007. |
url |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3530 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.program.fl_str_mv |
3565627554998330423 |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
500 600 |
dc.relation.department.fl_str_mv |
6574392640991280001 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de P?s-Gradua??o em Educa??o em Ci?ncias e Matem?tica |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUCRS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de F?ca |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) instacron:PUC_RS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
instacron_str |
PUC_RS |
institution |
PUC_RS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3530/3/397320.pdf.jpg http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3530/2/397320.pdf.txt http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3530/1/397320.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
61e09eef914b75ff978b986667e7f31b aea4d7da2bb3f6b84a2c247b03fcf49a 1d51b203964c7521d8058a73d0b68edf |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca.central@pucrs.br|| |
_version_ |
1796793196374654976 |