Utilizando blogs como ferramenta de suporte a aprendizagem de matem?tica no ensino superior

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2009
Autor(a) principal: Fortes, Luciane Oliveira lattes
Orientador(a): Giraffa, Lucia Maria Martins lattes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
Programa de Pós-Graduação: Programa de P?s-Gradua??o em Educa??o em Ci?ncias e Matem?tica
Departamento: Faculdade de F?ca
País: BR
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3348
Resumo: Esta disserta??o de Mestrado tem como objetivo investigar o uso de Blogs como recursos educacionais relacionados ao processo de ensino de C?lculo. Hoje em dia, lidamos com novos alunos e, portanto com novos desafios. Estes alunos s?o considerados nativos do ciberespa?o, ou seja, eles sabem como utilizar recursos de Internet melhor do que seus professores, uma vez que isto ? natural a eles, pois pertence a suas vidas cotidianas. Por outro lado, a maioria dos professores ? considerada imigrante do ciberespa?o Prensky (2001). Eles sabem como organizar suas aulas utilizando o computador, por?m, eles n?o t?m a sensa??o de ser algo natural como para os alunos. Devido a este fato, os estudantes est?o mais familiarizados com este novo espa?o. Contudo, algo deve ser feito para superar esta diferen?a entre alunos e professores. A inclus?o de recursos da Internet no ensino com o intuito de auxiliar a melhorar o desenvolvimento das habilidades cognitivas dos alunos seria uma forma de estreitamento desta dist?ncia. Acredita-se que o uso de Blogs poder? ajudar professores a interagir com seus alunos, ao mesmo tempo em que, ao tirar proveito desta ferramenta virtual, os alunos entender?o o conte?do relacionado ao processo de aprendizado de C?lculo. Criou-se uma metodologia baseada em um Blog para que possamos analisar as possibilidades de tal recurso como uma ferramenta para estender no ciberespa?o as intera??es que ocorrem no ambiente face a face. Com o intuito de testar algumas hip?teses que s?o apresentadas ao longo da introdu??o deste trabalho, desenvolveu-se um experimento em uma aula de C?lculo de uma universidade particular.
id P_RS_afd287506d5d1e3088e54a637fb1f48e
oai_identifier_str oai:tede2.pucrs.br:tede/3348
network_acronym_str P_RS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
repository_id_str
spelling Giraffa, Lucia Maria MartinsCPF:21053405049http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4793786J1CPF:66713269087http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4298518A9Fortes, Luciane Oliveira2015-04-14T14:12:29Z2009-04-142009-01-16FORTES, Luciane Oliveira. Utilizando blogs como ferramenta de suporte a aprendizagem de matem?tica no ensino superior. 2009. 103 f. Disserta??o (Mestrado em Ci?ncias e Matem?tica) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3348Made available in DSpace on 2015-04-14T14:12:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 411031.pdf: 3492798 bytes, checksum: 4d5b0e1e7865dc39489d9d4e8e1572d7 (MD5) Previous issue date: 2009-01-16Esta disserta??o de Mestrado tem como objetivo investigar o uso de Blogs como recursos educacionais relacionados ao processo de ensino de C?lculo. Hoje em dia, lidamos com novos alunos e, portanto com novos desafios. Estes alunos s?o considerados nativos do ciberespa?o, ou seja, eles sabem como utilizar recursos de Internet melhor do que seus professores, uma vez que isto ? natural a eles, pois pertence a suas vidas cotidianas. Por outro lado, a maioria dos professores ? considerada imigrante do ciberespa?o Prensky (2001). Eles sabem como organizar suas aulas utilizando o computador, por?m, eles n?o t?m a sensa??o de ser algo natural como para os alunos. Devido a este fato, os estudantes est?o mais familiarizados com este novo espa?o. Contudo, algo deve ser feito para superar esta diferen?a entre alunos e professores. A inclus?o de recursos da Internet no ensino com o intuito de auxiliar a melhorar o desenvolvimento das habilidades cognitivas dos alunos seria uma forma de estreitamento desta dist?ncia. Acredita-se que o uso de Blogs poder? ajudar professores a interagir com seus alunos, ao mesmo tempo em que, ao tirar proveito desta ferramenta virtual, os alunos entender?o o conte?do relacionado ao processo de aprendizado de C?lculo. Criou-se uma metodologia baseada em um Blog para que possamos analisar as possibilidades de tal recurso como uma ferramenta para estender no ciberespa?o as intera??es que ocorrem no ambiente face a face. Com o intuito de testar algumas hip?teses que s?o apresentadas ao longo da introdu??o deste trabalho, desenvolveu-se um experimento em uma aula de C?lculo de uma universidade particular.application/pdfhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/12617/411031.pdf.jpgporPontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do SulPrograma de P?s-Gradua??o em Educa??o em Ci?ncias e Matem?ticaPUCRSBRFaculdade de F?caINFORM?TICA NA EDUCA??OTECNOLOGIA EDUCACIONALMATEM?TICA - ENSINO SUPERIORBLOGSCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOUtilizando blogs como ferramenta de suporte a aprendizagem de matem?tica no ensino superiorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis35656275549983304235006006574392640991280001info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RSTHUMBNAIL411031.pdf.jpg411031.pdf.jpgimage/jpeg3140http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3348/3/411031.pdf.jpg468dd648a94d55605bd3606d712d9880MD53TEXT411031.pdf.txt411031.pdf.txttext/plain140763http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3348/2/411031.pdf.txt061d1d5fcae27b0bd55df527bac580cfMD52ORIGINAL411031.pdfapplication/pdf3492798http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3348/1/411031.pdf4d5b0e1e7865dc39489d9d4e8e1572d7MD51tede/33482015-04-17 15:59:58.34oai:tede2.pucrs.br:tede/3348Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-17T18:59:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.por.fl_str_mv Utilizando blogs como ferramenta de suporte a aprendizagem de matem?tica no ensino superior
title Utilizando blogs como ferramenta de suporte a aprendizagem de matem?tica no ensino superior
spellingShingle Utilizando blogs como ferramenta de suporte a aprendizagem de matem?tica no ensino superior
Fortes, Luciane Oliveira
INFORM?TICA NA EDUCA??O
TECNOLOGIA EDUCACIONAL
MATEM?TICA - ENSINO SUPERIOR
BLOGS
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Utilizando blogs como ferramenta de suporte a aprendizagem de matem?tica no ensino superior
title_full Utilizando blogs como ferramenta de suporte a aprendizagem de matem?tica no ensino superior
title_fullStr Utilizando blogs como ferramenta de suporte a aprendizagem de matem?tica no ensino superior
title_full_unstemmed Utilizando blogs como ferramenta de suporte a aprendizagem de matem?tica no ensino superior
title_sort Utilizando blogs como ferramenta de suporte a aprendizagem de matem?tica no ensino superior
author Fortes, Luciane Oliveira
author_facet Fortes, Luciane Oliveira
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Giraffa, Lucia Maria Martins
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:21053405049
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4793786J1
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:66713269087
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4298518A9
dc.contributor.author.fl_str_mv Fortes, Luciane Oliveira
contributor_str_mv Giraffa, Lucia Maria Martins
dc.subject.por.fl_str_mv INFORM?TICA NA EDUCA??O
TECNOLOGIA EDUCACIONAL
MATEM?TICA - ENSINO SUPERIOR
BLOGS
topic INFORM?TICA NA EDUCA??O
TECNOLOGIA EDUCACIONAL
MATEM?TICA - ENSINO SUPERIOR
BLOGS
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Esta disserta??o de Mestrado tem como objetivo investigar o uso de Blogs como recursos educacionais relacionados ao processo de ensino de C?lculo. Hoje em dia, lidamos com novos alunos e, portanto com novos desafios. Estes alunos s?o considerados nativos do ciberespa?o, ou seja, eles sabem como utilizar recursos de Internet melhor do que seus professores, uma vez que isto ? natural a eles, pois pertence a suas vidas cotidianas. Por outro lado, a maioria dos professores ? considerada imigrante do ciberespa?o Prensky (2001). Eles sabem como organizar suas aulas utilizando o computador, por?m, eles n?o t?m a sensa??o de ser algo natural como para os alunos. Devido a este fato, os estudantes est?o mais familiarizados com este novo espa?o. Contudo, algo deve ser feito para superar esta diferen?a entre alunos e professores. A inclus?o de recursos da Internet no ensino com o intuito de auxiliar a melhorar o desenvolvimento das habilidades cognitivas dos alunos seria uma forma de estreitamento desta dist?ncia. Acredita-se que o uso de Blogs poder? ajudar professores a interagir com seus alunos, ao mesmo tempo em que, ao tirar proveito desta ferramenta virtual, os alunos entender?o o conte?do relacionado ao processo de aprendizado de C?lculo. Criou-se uma metodologia baseada em um Blog para que possamos analisar as possibilidades de tal recurso como uma ferramenta para estender no ciberespa?o as intera??es que ocorrem no ambiente face a face. Com o intuito de testar algumas hip?teses que s?o apresentadas ao longo da introdu??o deste trabalho, desenvolveu-se um experimento em uma aula de C?lculo de uma universidade particular.
publishDate 2009
dc.date.available.fl_str_mv 2009-04-14
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-01-16
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-14T14:12:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv FORTES, Luciane Oliveira. Utilizando blogs como ferramenta de suporte a aprendizagem de matem?tica no ensino superior. 2009. 103 f. Disserta??o (Mestrado em Ci?ncias e Matem?tica) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3348
identifier_str_mv FORTES, Luciane Oliveira. Utilizando blogs como ferramenta de suporte a aprendizagem de matem?tica no ensino superior. 2009. 103 f. Disserta??o (Mestrado em Ci?ncias e Matem?tica) - Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.
url http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3348
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.program.fl_str_mv 3565627554998330423
dc.relation.confidence.fl_str_mv 500
600
dc.relation.department.fl_str_mv 6574392640991280001
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de P?s-Gradua??o em Educa??o em Ci?ncias e Matem?tica
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUCRS
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de F?ca
publisher.none.fl_str_mv Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
bitstream.url.fl_str_mv http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3348/3/411031.pdf.jpg
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3348/2/411031.pdf.txt
http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3348/1/411031.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 468dd648a94d55605bd3606d712d9880
061d1d5fcae27b0bd55df527bac580cf
4d5b0e1e7865dc39489d9d4e8e1572d7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.central@pucrs.br||
_version_ 1796793195313496064