Implantação do processo de gestão da qualidade em laboratório de pesquisa e ensino em química

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2011
Autor(a) principal: Rodrigues, Tania Regina Schmitz de Azevedo
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Faculdade de Engenharia
BR
PUCRS
Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Tecnologia de Materiais
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3182
Resumo: Os laboratórios de pesquisa das universidades são locais com muitas atividades, dentre elas, o ensino, a pesquisa e prestação de serviços técnicos. Porém, nem sempre é verificada a organização sistemática de seus processos de gestão e a integração satisfatória de estratégias, missão, visão, pessoal e atividades do conhecimento. Este estudo propõe a implantação da gestão da qualidade em laboratórios de pesquisa em universidades, tendo, como objetivo, auxiliar na avaliação e melhoria de seus processos e servir como referência na gestão de laboratórios de pesquisa. Para tanto, o estudo da implantação de ferramentas da qualidade, como o Programa 5S e tendo a BPL Boas Práticas de Laboratório, as Normas ABNT NBR ISO 9001:2008 e ABNT NBR ISO/IEC 17025:2005, como referência, orientam esse trabalho. Os principais resultados obtidos foram a organização e a otimização das atividades desenvolvidas no laboratório em busca da excelência na formação de pesquisadores e a introdução da cultura da qualidade no ambiente universitário.
id P_RS_ea600ac8eb16eaae9751a13d16b3ba52
oai_identifier_str oai:tede2.pucrs.br:tede/3182
network_acronym_str P_RS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
repository_id_str
spelling Implantação do processo de gestão da qualidade em laboratório de pesquisa e ensino em químicaADMINISTRAÇÃO DA QUALIDADELABORATÓRIO DE PESQUISAENGENHARIA DE MATERIAISCNPQ::ENGENHARIASOs laboratórios de pesquisa das universidades são locais com muitas atividades, dentre elas, o ensino, a pesquisa e prestação de serviços técnicos. Porém, nem sempre é verificada a organização sistemática de seus processos de gestão e a integração satisfatória de estratégias, missão, visão, pessoal e atividades do conhecimento. Este estudo propõe a implantação da gestão da qualidade em laboratórios de pesquisa em universidades, tendo, como objetivo, auxiliar na avaliação e melhoria de seus processos e servir como referência na gestão de laboratórios de pesquisa. Para tanto, o estudo da implantação de ferramentas da qualidade, como o Programa 5S e tendo a BPL Boas Práticas de Laboratório, as Normas ABNT NBR ISO 9001:2008 e ABNT NBR ISO/IEC 17025:2005, como referência, orientam esse trabalho. Os principais resultados obtidos foram a organização e a otimização das atividades desenvolvidas no laboratório em busca da excelência na formação de pesquisadores e a introdução da cultura da qualidade no ambiente universitário.Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulFaculdade de EngenhariaBRPUCRSPrograma de Pós-Graduação em Engenharia e Tecnologia de MateriaisPires, Marçal José Rodrigueshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787820D9Rodrigues, Tania Regina Schmitz de Azevedo2015-04-14T13:58:43Z2011-10-042011-08-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfRODRIGUES, Tania Regina Schmitz de Azevedo. Implantação do processo de gestão da qualidade em laboratório de pesquisa e ensino em química. 2011. 127 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia e Tecnologia de Materiais) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3182porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RSinstname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)instacron:PUC_RS2015-04-30T11:15:37Zoai:tede2.pucrs.br:tede/3182Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucrs.br/tede2/PRIhttps://tede2.pucrs.br/oai/requestbiblioteca.central@pucrs.br||opendoar:2015-04-30T11:15:37Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)false
dc.title.none.fl_str_mv Implantação do processo de gestão da qualidade em laboratório de pesquisa e ensino em química
title Implantação do processo de gestão da qualidade em laboratório de pesquisa e ensino em química
spellingShingle Implantação do processo de gestão da qualidade em laboratório de pesquisa e ensino em química
Rodrigues, Tania Regina Schmitz de Azevedo
ADMINISTRAÇÃO DA QUALIDADE
LABORATÓRIO DE PESQUISA
ENGENHARIA DE MATERIAIS
CNPQ::ENGENHARIAS
title_short Implantação do processo de gestão da qualidade em laboratório de pesquisa e ensino em química
title_full Implantação do processo de gestão da qualidade em laboratório de pesquisa e ensino em química
title_fullStr Implantação do processo de gestão da qualidade em laboratório de pesquisa e ensino em química
title_full_unstemmed Implantação do processo de gestão da qualidade em laboratório de pesquisa e ensino em química
title_sort Implantação do processo de gestão da qualidade em laboratório de pesquisa e ensino em química
author Rodrigues, Tania Regina Schmitz de Azevedo
author_facet Rodrigues, Tania Regina Schmitz de Azevedo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pires, Marçal José Rodrigues
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787820D9
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Tania Regina Schmitz de Azevedo
dc.subject.por.fl_str_mv ADMINISTRAÇÃO DA QUALIDADE
LABORATÓRIO DE PESQUISA
ENGENHARIA DE MATERIAIS
CNPQ::ENGENHARIAS
topic ADMINISTRAÇÃO DA QUALIDADE
LABORATÓRIO DE PESQUISA
ENGENHARIA DE MATERIAIS
CNPQ::ENGENHARIAS
description Os laboratórios de pesquisa das universidades são locais com muitas atividades, dentre elas, o ensino, a pesquisa e prestação de serviços técnicos. Porém, nem sempre é verificada a organização sistemática de seus processos de gestão e a integração satisfatória de estratégias, missão, visão, pessoal e atividades do conhecimento. Este estudo propõe a implantação da gestão da qualidade em laboratórios de pesquisa em universidades, tendo, como objetivo, auxiliar na avaliação e melhoria de seus processos e servir como referência na gestão de laboratórios de pesquisa. Para tanto, o estudo da implantação de ferramentas da qualidade, como o Programa 5S e tendo a BPL Boas Práticas de Laboratório, as Normas ABNT NBR ISO 9001:2008 e ABNT NBR ISO/IEC 17025:2005, como referência, orientam esse trabalho. Os principais resultados obtidos foram a organização e a otimização das atividades desenvolvidas no laboratório em busca da excelência na formação de pesquisadores e a introdução da cultura da qualidade no ambiente universitário.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-10-04
2011-08-05
2015-04-14T13:58:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv RODRIGUES, Tania Regina Schmitz de Azevedo. Implantação do processo de gestão da qualidade em laboratório de pesquisa e ensino em química. 2011. 127 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia e Tecnologia de Materiais) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3182
identifier_str_mv RODRIGUES, Tania Regina Schmitz de Azevedo. Implantação do processo de gestão da qualidade em laboratório de pesquisa e ensino em química. 2011. 127 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia e Tecnologia de Materiais) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.
url http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3182
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Faculdade de Engenharia
BR
PUCRS
Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Tecnologia de Materiais
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Faculdade de Engenharia
BR
PUCRS
Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Tecnologia de Materiais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron:PUC_RS
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
instacron_str PUC_RS
institution PUC_RS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.central@pucrs.br||
_version_ 1850041252671651840