Frequencia da Displasia Coxofemoral em Caes da Raca Pit Bull na Cidade de Fortaleza

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2007
Autor(a) principal: Oliveira, Emmanuel Carvalho
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=47136
Resumo: A Displasia Coxofemoral (DCF) e uma alteraçao do desenvolvimento que afeta a cabeça do femur e do acetabulo. Possui natureza genetica. Caracteriza-se radiograficamente pelo arrasamento do acetabulo, achatamento da cabeça do femur, subluxaçao ou luxaçao coxofemoral e alteraçoes secundarias. Os sinais clinicos variam amplamente, desde claudicaçao intermitente ate dor aguda e paresia voluntaria, dependendo do grau da displasia. O tratamento pode ser medicamentoso ou cirurgico. A melhor maneira para combater a DCF e a prevençao, que consiste principalmente em evitar o cruzamento de caes displasicos, alem de outras medidas importantes. Devido a importancia dessa doença o presente trabalho teve dois objetivos: O primeiro consistiu em fazer uma revisao de literatura com enfase na importancia, etiopatogenia, sintomas, diagnostico, tratamento e profilaxia da DCF. O segundo objetivo foi mensurar a porcentagem de caes da raça Pit Bull com DCF em Fortaleza observando a relaçao da doença com o sexo e a idade, assim como a probabilidade do surgimento da doença uni ou bilateral. Para tanto o trabalho foi realizado na Clinica Veterinaria Dog & Cat em Fortaleza-CE, no periodo de 01 de agosto de 2006 a 28 de fevereiro de 2007, na qual foram utilizados 60 caes da raça Pit Bull, sendo 30 machos e 30 femeas, entre 1 e 7 anos de idade, submetidos a radiografia para o diagnostico da DCF. Ao final do estudo observou-se que o sexo e a idade nao foram fatores de risco para a apresentaçao da DCF e que a ocorrencia da displasia uni ou bilateral foi similar.
id UECE-0_6c9ba3259570203d344643e9800c8d7d
oai_identifier_str oai:uece.br:47136
network_acronym_str UECE-0
network_name_str Repositório Institucional da UECE
repository_id_str
spelling Frequencia da Displasia Coxofemoral em Caes da Raca Pit Bull na Cidade de FortalezaCirurgias - Pequenos animais Clínica médica - Animais Displasia Coxofemoral - CaesA Displasia Coxofemoral (DCF) e uma alteraçao do desenvolvimento que afeta a cabeça do femur e do acetabulo. Possui natureza genetica. Caracteriza-se radiograficamente pelo arrasamento do acetabulo, achatamento da cabeça do femur, subluxaçao ou luxaçao coxofemoral e alteraçoes secundarias. Os sinais clinicos variam amplamente, desde claudicaçao intermitente ate dor aguda e paresia voluntaria, dependendo do grau da displasia. O tratamento pode ser medicamentoso ou cirurgico. A melhor maneira para combater a DCF e a prevençao, que consiste principalmente em evitar o cruzamento de caes displasicos, alem de outras medidas importantes. Devido a importancia dessa doença o presente trabalho teve dois objetivos: O primeiro consistiu em fazer uma revisao de literatura com enfase na importancia, etiopatogenia, sintomas, diagnostico, tratamento e profilaxia da DCF. O segundo objetivo foi mensurar a porcentagem de caes da raça Pit Bull com DCF em Fortaleza observando a relaçao da doença com o sexo e a idade, assim como a probabilidade do surgimento da doença uni ou bilateral. Para tanto o trabalho foi realizado na Clinica Veterinaria Dog & Cat em Fortaleza-CE, no periodo de 01 de agosto de 2006 a 28 de fevereiro de 2007, na qual foram utilizados 60 caes da raça Pit Bull, sendo 30 machos e 30 femeas, entre 1 e 7 anos de idade, submetidos a radiografia para o diagnostico da DCF. Ao final do estudo observou-se que o sexo e a idade nao foram fatores de risco para a apresentaçao da DCF e que a ocorrencia da displasia uni ou bilateral foi similar.Virgilio Emanuel VieiraOliveira, Emmanuel Carvalho2008-02-12T00:00:00Z2007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=47136info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UECEinstname:Universidade Estadual do Cearáinstacron:UECE2008-02-12T00:00:00Zoai:uece.br:47136Repositório InstitucionalPUBhttps://siduece.uece.br/siduece/api/oai/requestopendoar:2008-02-12T00:00Repositório Institucional da UECE - Universidade Estadual do Cearáfalse
dc.title.none.fl_str_mv Frequencia da Displasia Coxofemoral em Caes da Raca Pit Bull na Cidade de Fortaleza
title Frequencia da Displasia Coxofemoral em Caes da Raca Pit Bull na Cidade de Fortaleza
spellingShingle Frequencia da Displasia Coxofemoral em Caes da Raca Pit Bull na Cidade de Fortaleza
Oliveira, Emmanuel Carvalho
Cirurgias - Pequenos animais
Clínica médica - Animais
Displasia Coxofemoral - Caes
title_short Frequencia da Displasia Coxofemoral em Caes da Raca Pit Bull na Cidade de Fortaleza
title_full Frequencia da Displasia Coxofemoral em Caes da Raca Pit Bull na Cidade de Fortaleza
title_fullStr Frequencia da Displasia Coxofemoral em Caes da Raca Pit Bull na Cidade de Fortaleza
title_full_unstemmed Frequencia da Displasia Coxofemoral em Caes da Raca Pit Bull na Cidade de Fortaleza
title_sort Frequencia da Displasia Coxofemoral em Caes da Raca Pit Bull na Cidade de Fortaleza
author Oliveira, Emmanuel Carvalho
author_facet Oliveira, Emmanuel Carvalho
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Virgilio Emanuel Vieira
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Emmanuel Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv Cirurgias - Pequenos animais
Clínica médica - Animais
Displasia Coxofemoral - Caes
topic Cirurgias - Pequenos animais
Clínica médica - Animais
Displasia Coxofemoral - Caes
description A Displasia Coxofemoral (DCF) e uma alteraçao do desenvolvimento que afeta a cabeça do femur e do acetabulo. Possui natureza genetica. Caracteriza-se radiograficamente pelo arrasamento do acetabulo, achatamento da cabeça do femur, subluxaçao ou luxaçao coxofemoral e alteraçoes secundarias. Os sinais clinicos variam amplamente, desde claudicaçao intermitente ate dor aguda e paresia voluntaria, dependendo do grau da displasia. O tratamento pode ser medicamentoso ou cirurgico. A melhor maneira para combater a DCF e a prevençao, que consiste principalmente em evitar o cruzamento de caes displasicos, alem de outras medidas importantes. Devido a importancia dessa doença o presente trabalho teve dois objetivos: O primeiro consistiu em fazer uma revisao de literatura com enfase na importancia, etiopatogenia, sintomas, diagnostico, tratamento e profilaxia da DCF. O segundo objetivo foi mensurar a porcentagem de caes da raça Pit Bull com DCF em Fortaleza observando a relaçao da doença com o sexo e a idade, assim como a probabilidade do surgimento da doença uni ou bilateral. Para tanto o trabalho foi realizado na Clinica Veterinaria Dog & Cat em Fortaleza-CE, no periodo de 01 de agosto de 2006 a 28 de fevereiro de 2007, na qual foram utilizados 60 caes da raça Pit Bull, sendo 30 machos e 30 femeas, entre 1 e 7 anos de idade, submetidos a radiografia para o diagnostico da DCF. Ao final do estudo observou-se que o sexo e a idade nao foram fatores de risco para a apresentaçao da DCF e que a ocorrencia da displasia uni ou bilateral foi similar.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007
2008-02-12T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=47136
url https://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=47136
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UECE
instname:Universidade Estadual do Ceará
instacron:UECE
instname_str Universidade Estadual do Ceará
instacron_str UECE
institution UECE
reponame_str Repositório Institucional da UECE
collection Repositório Institucional da UECE
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UECE - Universidade Estadual do Ceará
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1828296333581090816