Neoliberalismo, gerencialismo e educação : breves apontamentos sobre a gestão escolar no município de Goiatuba/GO

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Santos, Flaviane de Oliveira
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual de Goiás
UEG ::Coordenação de Mestrado em História
Brasil
UEG
Programa de Stricto sensu de Pós-Graduação em História (PPGHIS)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1400
Resumo: A democratização da educação e da escola pública é temática de vários pesquisadores e estudiosos. Muito tem se discutido sobre a gestão democrática no contexto escolar e após anos de lutas, a Constituição Federal de 1988 homologou o que há tempos era esperado, a implantação de leis para instituir uma educação de qualidade para todos os cidadãos, com igualdade de condições e permanência para toda a população e a oportunidade da participação da comunidade no ambiente escolar nas tomadas de decisões. Para empreender a presente pesquisa definimos os seguintes objetivos para a realização de nossos intentos: 1) Verificar a aplicação dos princípios da gestão democrática dispostos pela legislação brasileira no interior das escolas públicas municipais de Goiatuba/GO; 2) Identificar o tipo de cargo/função ocupado pelos gestores escolares: caráter efetivo em decorrência de concurso público, por designação do poder executivo do município ou eleito pelas comunidades escolar e local (temporário); 3) Examinar se o modelo de gestão praticado no interior das unidades escolares favorecem a participação das comunidades escolar e local. Além da realização da pesquisa documental e bibliográfica, optamos pela aplicação de questionários com perguntas semiestruturadas realizada com os gestores escolares do município de Goiatuba/GO, sem o contato pessoal por meio da utilização do Google Forms, extremamente útil aos nossos propósitos. Cabe esclarecer que a nossa opção foi orientada pela análise dos dados qualitativos, pois a proposta foi a de coletar as informações e concepções dos participantes da pesquisa acerca das relações de poder que envolvem a gestão escolar e a preparação da juventude para o exercício de seus direitos democráticos, pois entendemos que a formação inicial constitui a base para a conscientização política futura.
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Para empreender a presente pesquisa definimos os seguintes objetivos para a realização de nossos intentos: 1) Verificar a aplicação dos princípios da gestão democrática dispostos pela legislação brasileira no interior das escolas públicas municipais de Goiatuba/GO; 2) Identificar o tipo de cargo/função ocupado pelos gestores escolares: caráter efetivo em decorrência de concurso público, por designação do poder executivo do município ou eleito pelas comunidades escolar e local (temporário); 3) Examinar se o modelo de gestão praticado no interior das unidades escolares favorecem a participação das comunidades escolar e local. Além da realização da pesquisa documental e bibliográfica, optamos pela aplicação de questionários com perguntas semiestruturadas realizada com os gestores escolares do município de Goiatuba/GO, sem o contato pessoal por meio da utilização do Google Forms, extremamente útil aos nossos propósitos. Cabe esclarecer que a nossa opção foi orientada pela análise dos dados qualitativos, pois a proposta foi a de coletar as informações e concepções dos participantes da pesquisa acerca das relações de poder que envolvem a gestão escolar e a preparação da juventude para o exercício de seus direitos democráticos, pois entendemos que a formação inicial constitui a base para a conscientização política futura.The democratization of education and public schools is the theme of several researchers and scholars. Much has been discussed about democratic management in the school context and after years of struggles, the Federal Constitution of 1988 approved what had long been expected, the implementation of laws to institute quality education for all citizens, with equal conditions and permanence for the entire population and the opportunity for community participation in the school environment in decision-making. To undertake this research, we defined the following objectives for the realization of our intentions: 1) Verify the application of the principles of democratic management established by Brazilian legislation within the municipal public schools of Goiatuba/GO; 2) Identify the type of position/function occupied by school administrators: effective character as a result of a public contest, by designation of the municipal executive power or elected by the school and local communities (temporary); 3) Examine whether the management model practiced within the school units favors the participation of school and local communities. In addition to carrying out documentary and bibliographic research, we chose to apply questionnaires with semi-structured questions carried out with school managers in the municipality of Goiatuba/GO, without personal contact through the use of Google Forms, extremely useful for our purposes. It should be clarified that our option was guided by the analysis of qualitative data, as the proposal was to collect information and conceptions from the research participants about the power relations that involve school management and the preparation of youth to exercise their rights. democratic, as we understand that initial training constitutes the basis for future political awareness.Universidade Estadual de GoiásUEG ::Coordenação de Mestrado em HistóriaBrasilUEGPrograma de Stricto sensu de Pós-Graduação em História (PPGHIS)Santos, Flávio Reis dosBezerra Neto, LuizMeira, Júlio CesarSantos, Flaviane de Oliveira2024-01-26T13:32:38Z2022-05-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSANTOS, Flaviane de Oliveira. Neoliberalismo, Gerencialismo e Educação: Breves Apontamentos sobre a Gestão Escolar no Município de Goiatuba/GO. 2022. 117f. 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