A forma-ação do discurso da/na revista Nova Escola

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2024
Autor(a) principal: Matos, Cleusa Maria Alves de
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10668
Resumo: Resumo: Esta pesquisa está voltada para o entendimento dos discursos midiáticos que se dizem pedagógicos e/ou científicos direcionados aos professores do Ensino Fundamental O corpus compreende trinta edições da revista Nova Escola - Fundação Victor Civita - Editora Abril, veiculadas durante os anos de 23, 24 e 25 O objetivo é promover a reflexão sobre a forma-ação de efeitos de sentido decorrente da formação discursiva dos enunciadores no periódico, especificamente em três “Cartas ao Leitor” E, ainda, apontar como os enunciados remetem à memória discursiva de capacitação continuada do sujeito-professor nos textos das seções: “Mural”, “Fala, Mestre!”, “Com a palavra” e “Ensinar bem é” Os pressupostos teóricos da Análise do Discurso (AD) fundamentam as concepções abordadas nesta investigação, a qual consiste na metodologia qualitativo-interpretativa A pesquisa nos revelou que na busca de cumprir as exigências dos documentos oficiais, os professores lançam mão de todos os recursos que lhes são acessíveis, e assim Nova Escola adentra um campo que lhe é promissor: “contribuir com a formação do professor brasileiro” Parece que a forma-ação discursiva é sedimentada por discursos já ditos que tentam validar enunciados, com suposta legitimidade, para definir posições de sujeito desejáveis
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