A relação entre o Programa Mais Educação e o manifesto dos pioneiros da educação nova: nexos e determinações de duas proposições liberais
Ano de defesa: | 2015 |
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Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Educação
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País: |
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Palavras-chave em Português: | |
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Resumo: | Esta dissertação – A relação entre o programa Mais Educação e o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova: nexos e determinações de duas proposições liberais – tem como objetivo geral analisar os fundamentos teóricos e pedagógicos do Programa Mais Educação a partir das relações e nexos entre as formulações de John Dewey (1930) e do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova (1932), procurando mostrar a função social da escola capitalista daí decorrente. Como aporte teórico, para elaboração deste trabalho, foram considerados alguns dos pressupostos da evolução histórica das concepções pedagógicas no Brasil, haja vista termos hoje a caracterização do Programa Mais Educação como uma medida educacional comprometida com a reprodução e disseminação dos valores pertencentes a institucionalidade democrática burguesa neoliberal. O corpus básico a ser analisado compõe-se de três Referenciais: os cadernos de Pressupostos para Projetos Pedagógicos de Educação Integral do Programa Mais Educação (“Programa Mais Educação: passo a passo”; “Programa Mais Educação: gestão intersetorial no município”; “Educação Integral: texto referência para o debate nacional”; “Programa Mais Educação: gestão intersetorial no território”; “Rede de Saberes Mais Educação: pressupostos para projetos pedagógicos de Educação Integral”), os documentos do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova (1932) e a concepção de Educação Integral defendida por Dewey (1930). Assim, a metodologia de análise foi documental, permitindo a realização das comparações necessárias sobre as semelhanças e os possíveis distanciamentos das propostas educacionais. A análise dos documentos possibilitou afirmar que há relevantes relações entre os mesmos, mas, estes apresentam contradições, vistas através do fato de sua concepção de educação integral está vinculada aos interesses burgueses de incutir os valores democráticos liberais e neoliberais. |
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Santana, Flávio Santos deSantana, Flávio Santos deTaffarel, Celi Nelza ZulkeSá, Kátia Oliver deSantos Júnior, Cláudio de Lira2016-06-03T19:44:47Z2016-06-03T19:44:47Z2016-06-032015-09-30Dissertaçãohttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/19360Esta dissertação – A relação entre o programa Mais Educação e o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova: nexos e determinações de duas proposições liberais – tem como objetivo geral analisar os fundamentos teóricos e pedagógicos do Programa Mais Educação a partir das relações e nexos entre as formulações de John Dewey (1930) e do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova (1932), procurando mostrar a função social da escola capitalista daí decorrente. Como aporte teórico, para elaboração deste trabalho, foram considerados alguns dos pressupostos da evolução histórica das concepções pedagógicas no Brasil, haja vista termos hoje a caracterização do Programa Mais Educação como uma medida educacional comprometida com a reprodução e disseminação dos valores pertencentes a institucionalidade democrática burguesa neoliberal. O corpus básico a ser analisado compõe-se de três Referenciais: os cadernos de Pressupostos para Projetos Pedagógicos de Educação Integral do Programa Mais Educação (“Programa Mais Educação: passo a passo”; “Programa Mais Educação: gestão intersetorial no município”; “Educação Integral: texto referência para o debate nacional”; “Programa Mais Educação: gestão intersetorial no território”; “Rede de Saberes Mais Educação: pressupostos para projetos pedagógicos de Educação Integral”), os documentos do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova (1932) e a concepção de Educação Integral defendida por Dewey (1930). Assim, a metodologia de análise foi documental, permitindo a realização das comparações necessárias sobre as semelhanças e os possíveis distanciamentos das propostas educacionais. A análise dos documentos possibilitou afirmar que há relevantes relações entre os mesmos, mas, estes apresentam contradições, vistas através do fato de sua concepção de educação integral está vinculada aos interesses burgueses de incutir os valores democráticos liberais e neoliberais.ABSTRACT This dissertation - The relationship between the program More Education and the Manifesto of the Pioneers of the New Education: nexuses and two liberal propositions determinations - has as main objective to analyze the theoretical and pedagogical foundations of the More Education Program from the relationships and connections between the formulations John Dewey (1930) and the Manifesto of the Pioneers of the New Education (1932), trying to show the social function of the capitalist school would entail. As a theoretical basis for preparation of this work were considered some of the assumptions of the historical development of pedagogical concepts in Brazil, given today under the characterization of the More Education Program as a committed educational measure with the reproduction and dissemination of the values belonging to bourgeois democratic institutions neoliberal. The basic corpus to be analyzed consists of three benchmarks: the assumptions of notebooks for Integral Education Pedagogic Projects More Education Program: "More Education Program: step by step"; "More Education Program: intersectoral management in the municipality", "Integral Education: reference text for national debate"; "More Education Program: intersectoral management in the territory"; "Knowledge Network More Education: assumptions for educational projects of Integral Education" the Manifesto of the documents of the Pioneers of the New Education (1932) and the design of Integral Education advocated by Dewey (1930). Thus, the analysis methodology was documentary, allowing making the necessary comparisons of the similarities and the possible distances of educational proposals. The analysis of the documents made it possible to state that there are significant relationships between same, but these contradictions have seen through the fact that his conception of integral education is linked to the bourgeois interests of instilling liberal and neo-liberal democratic valuesSubmitted by Flávio Santos de Santana (fsantana1986@gmail.com) on 2016-03-21T19:36:24Z No. of bitstreams: 2 DISSERTAÇÃO PRONTA - FLÁVIO (1).pdf: 610182 bytes, checksum: 1d0c10e425dbd05ede7da373f2b5b2ce (MD5) ficha catalográfica dissertação - Santana, Flavio.pdf: 5148 bytes, checksum: cdaa409c6dbc6f9ac2ee0e335c558278 (MD5)Rejected by Maria Auxiliadora da Silva Lopes (silopes@ufba.br), reason: Prezado Flávio, Complete os campos com os nomes completos do autor, orientador e banca; o título somente a letra inicial deverá ser maiúscula. Atenciosamente, Auxiliadora on 2016-04-05T14:44:24Z (GMT)Submitted by Flávio Santos de Santana (fsantana1986@gmail.com) on 2016-06-03T13:33:29Z No. of bitstreams: 2 DISSERTAÇÃO PRONTA - FLÁVIO (1).pdf: 610182 bytes, checksum: 1d0c10e425dbd05ede7da373f2b5b2ce (MD5) ficha catalográfica dissertação - Santana, Flavio.pdf: 5148 bytes, checksum: cdaa409c6dbc6f9ac2ee0e335c558278 (MD5)Approved for entry into archive by Maria Auxiliadora da Silva Lopes (silopes@ufba.br) on 2016-06-03T19:44:47Z (GMT) No. of bitstreams: 2 DISSERTAÇÃO PRONTA - FLÁVIO (1).pdf: 610182 bytes, checksum: 1d0c10e425dbd05ede7da373f2b5b2ce (MD5) ficha catalográfica dissertação - Santana, Flavio.pdf: 5148 bytes, checksum: cdaa409c6dbc6f9ac2ee0e335c558278 (MD5)Made available in DSpace on 2016-06-03T19:44:47Z (GMT). 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