Ensino de filosofia e experiência : aulas filosóficas e a possibilidade de formação de um "saber da experiência"

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: Santana, Felipe Barreto
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=125696
Resumo: Orientador(a): Prof(a). Dr(a). Marine De Souza Pereira
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spelling Ensino de filosofia e experiência : aulas filosóficas e a possibilidade de formação de um "saber da experiência"ENSINO DE FILOSOFIANEOLIBERALISMOEXPERIÊNCIA FILOSÓFICAPHILOSOPHY TEACHINGNEOLIBERALISMPHILOSOPHICAL EXPERIENCEPROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM FILOSOFIAOrientador(a): Prof(a). Dr(a). Marine De Souza PereiraDissertação (mestrado) - Universidade Federal do ABC, Programa de Pós Graduação em Filosofia. São Bernardo do Campo, 2023O presente trabalho busca refletir sobre a possibilidade de um ensino filosofia a partir de aulas filosóficas, que possam fomentar a formação de um "saber da experiência". Esta proposta é uma resposta às políticas educacionais neoliberais que se difundem por todo o mundo. Com a promessa de um ensino inovador, o modelo escolar neoliberal é organizado sob o signo da "pedagogia das competências" e tem como objetivo maior a formação de "capital humano". Neste sentido, a escola que historicamente ambicionava a emancipação, a formação cultural e política, empenha-se agora na produção de conhecimentos que possam ser convertidos em capital. No Brasil, a Base Nacional Comum Curricular sacralizou a inserção das demandas e valores neoliberais na educação básica do país. A flexibilização do ensino, expressa em um modelo de "pedagogia não diretiva", corrobora para a precarização do ensino e fragiliza o ensino de filosofia, uma vez que retira a obrigatoriedade de sua presença no ensino médio e determina de modo extremamente vago que os saberes filosóficos sejam incorporados na formação geral básica. Diante desta conjuntura, de instabilidade e incerteza para a filosofia e seu ensino, pensar sobre possibilidades de um ensino filosófico se constituiu para mim como uma necessidade filosófica. O incômodo gerado pelas novas políticas públicas educacionais e a abertura para pensar o ensino de filosofia no Programa de Mestrado Profissional em Filosofia (PROF-FILO) proporcionaram a este professor-pesquisador uma experiência de pensar filosoficamente sobre essa problemática. Para além de refletir acerca dos impactos do neoliberalismo na educação básica brasileira, nesta dissertação apresento ao(à) leitor(a) o movimento de pensamento que resultou na elaboração de um sentido de filosofia, expresso pelo esboço de minha concepção filosófica acerca do ensino de filosofia, e também na proposta de um material didático para turmas do segundo ano do Ensino Médio, que não objetiva à formação de saberes rentáveis, mas que incentiva a experiência filosófica a partir da leitura, escrita, conversação e pensamento.The present work seeks to reflect on the possibility of teaching philosophy from philosophical classes, which can foster the formation of a "knowledge of experience". This proposal is a response to the neoliberal educational policies that are spreading throughout the world. With the promise of innovative teaching, the neoliberal school model is organized under the sign of "pedagogy of competences" and has as its main objective the formation of "human capital". In this way, the school that historically aimed at emancipation, cultural and political formation, is now engaged in the production of knowledge that can be converted into capital. In Brazil, the Base Nacional Comum Curricular made the inclusion of neoliberal demands and values sacred in basic education in the country. The flexibilization of teaching, expressed in a model of "non-directive pedagogy", contributes to the precariousness of teaching and weakens the teaching of philosophy, since it removes its mandatory presence in high school and determines, in an extremely vague way, that philosophical knowledge is incorporated in basic general training. Faced with this situation, of instability and uncertainty for philosophy and its teaching, thinking about the possibilities of a philosophical teaching became a philosophical necessity for me. The discomfort generated by the new educational public policies and the opening to think about the teaching of philosophy that the Professional Master's Program in Philosophy (PROF-FILO) provided this teacher-researcher with an experience of thinking philosophically about this problem. In addition to reflecting on the impacts of neoliberalism on Brazilian basic education, in this dissertation I present to the reader the movement of thought that resulted in the elaboration of a sense of philosophy, expressed by the outline of my philosophical conception about the teaching of philosophy and still has the proposal of a didactic material for second year high school classes, which is not interested in the formation of profitable knowledge, but which encourages the philosophical experience based on reading, writing, conversation and thinking.Pereira, Marinê de SouzaNoyama, SamonSalvia, Andre Luis LaTomazetti, Elisete MedianeiraUniversidade Federal do ABCSantana, Felipe Barreto2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf196 f : il.http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=125696http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=125696&midiaext=81069Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=125696porreponame:Repositório Institucional da UFABCinstname:Universidade Federal do ABC (UFABC)instacron:UFABCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-04T09:25:40Zoai:BDTD:125696Repositório InstitucionalPUBhttp://www.biblioteca.ufabc.edu.br/oai/oai.phpopendoar:2024-03-04T09:25:40Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)false
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