Tocando o repertório curricular: bandas de música e formação musical

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2010
Autor(a) principal: Almeida, José Robson Maia de
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: http://www.teses.ufc.br
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3302
Resumo: O presente trabalho procura entender o processo curricular existente com base nas influências que o repertório exerce na educação musical das bandas de música do Ceará e que aprendizagens surgem desses currículos. O estudo foi realizado com a Banda de Música Padre Assis Portela, do Município cearense de Beberibe, situado na Região Litoral-Leste do Estado. Para auxiliar esta pesquisa, foi necessário realizar um mapeamento com regentes de outros municípios, no intuito de elucidar o atual estado das bandas cearenses, apresentando aspectos como história, repertório e formação musical. A metodologia configurou-se em estudo de caso, antecedido por estudos exploratórios, utilizando aspectos inerentes à pesquisa etnográfica, sendo empregados procedimentos como observações e entrevistas semiestruturadas com os integrantes, ex-integrantes, regentes e ex-regentes da Banda de Beberibe. As informações colhidas foram categorizadas mediante sua relevância diante dos objetivos propostos e, desta maneira, revelam que o repertório da referida Banda recebe várias influências da atual sociedade, como da indústria cultural, da cultura dos Estados Unidos e da herança advinda das bandas mantidas por corporações militares e influenciando diretamente no processo curricular, que está por trás da educação musical deste grupo. Com suporte na formalidade e na informalidade curricular recorrente na Banda estudada, surgem diversas aprendizagens relacionadas com questões musicais, sociais, econômicas e culturais, delineando, desta forma, o currículo presente na Banda de Música Padre Assis Portela.
id UFC-7_58a50e98f50b8fcb105ab80f2acf14ca
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/3302
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Tocando o repertório curricular: bandas de música e formação musicalTouching the repertoire curricular: bands of music and musical formationBanda de Música Padre Assis PortelaBanda de MúsicaCurrículoEducação MusicalMusical BandCurriculumMusical EducationConteúdos CurricularesO presente trabalho procura entender o processo curricular existente com base nas influências que o repertório exerce na educação musical das bandas de música do Ceará e que aprendizagens surgem desses currículos. O estudo foi realizado com a Banda de Música Padre Assis Portela, do Município cearense de Beberibe, situado na Região Litoral-Leste do Estado. Para auxiliar esta pesquisa, foi necessário realizar um mapeamento com regentes de outros municípios, no intuito de elucidar o atual estado das bandas cearenses, apresentando aspectos como história, repertório e formação musical. A metodologia configurou-se em estudo de caso, antecedido por estudos exploratórios, utilizando aspectos inerentes à pesquisa etnográfica, sendo empregados procedimentos como observações e entrevistas semiestruturadas com os integrantes, ex-integrantes, regentes e ex-regentes da Banda de Beberibe. As informações colhidas foram categorizadas mediante sua relevância diante dos objetivos propostos e, desta maneira, revelam que o repertório da referida Banda recebe várias influências da atual sociedade, como da indústria cultural, da cultura dos Estados Unidos e da herança advinda das bandas mantidas por corporações militares e influenciando diretamente no processo curricular, que está por trás da educação musical deste grupo. Com suporte na formalidade e na informalidade curricular recorrente na Banda estudada, surgem diversas aprendizagens relacionadas com questões musicais, sociais, econômicas e culturais, delineando, desta forma, o currículo presente na Banda de Música Padre Assis Portela.http://www.teses.ufc.brMatos, Elvis de AzevedoAlmeida, José Robson Maia de2012-07-18T10:59:06Z2012-07-18T10:59:06Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfALMEIDA, José Robson Maia de. Tocando o repertório curricular: bandas de música e formação musical. 2010. 147f. Dissertação (Mestrado em Educação) Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Fortaleza-CE, 2010.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3302porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-03-14T17:12:18Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/3302Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:55:53.204360Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Tocando o repertório curricular: bandas de música e formação musical
Touching the repertoire curricular: bands of music and musical formation
title Tocando o repertório curricular: bandas de música e formação musical
spellingShingle Tocando o repertório curricular: bandas de música e formação musical
Almeida, José Robson Maia de
Banda de Música Padre Assis Portela
Banda de Música
Currículo
Educação Musical
Musical Band
Curriculum
Musical Education
Conteúdos Curriculares
title_short Tocando o repertório curricular: bandas de música e formação musical
title_full Tocando o repertório curricular: bandas de música e formação musical
title_fullStr Tocando o repertório curricular: bandas de música e formação musical
title_full_unstemmed Tocando o repertório curricular: bandas de música e formação musical
title_sort Tocando o repertório curricular: bandas de música e formação musical
author Almeida, José Robson Maia de
author_facet Almeida, José Robson Maia de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Matos, Elvis de Azevedo
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, José Robson Maia de
dc.subject.por.fl_str_mv Banda de Música Padre Assis Portela
Banda de Música
Currículo
Educação Musical
Musical Band
Curriculum
Musical Education
Conteúdos Curriculares
topic Banda de Música Padre Assis Portela
Banda de Música
Currículo
Educação Musical
Musical Band
Curriculum
Musical Education
Conteúdos Curriculares
description O presente trabalho procura entender o processo curricular existente com base nas influências que o repertório exerce na educação musical das bandas de música do Ceará e que aprendizagens surgem desses currículos. O estudo foi realizado com a Banda de Música Padre Assis Portela, do Município cearense de Beberibe, situado na Região Litoral-Leste do Estado. Para auxiliar esta pesquisa, foi necessário realizar um mapeamento com regentes de outros municípios, no intuito de elucidar o atual estado das bandas cearenses, apresentando aspectos como história, repertório e formação musical. A metodologia configurou-se em estudo de caso, antecedido por estudos exploratórios, utilizando aspectos inerentes à pesquisa etnográfica, sendo empregados procedimentos como observações e entrevistas semiestruturadas com os integrantes, ex-integrantes, regentes e ex-regentes da Banda de Beberibe. As informações colhidas foram categorizadas mediante sua relevância diante dos objetivos propostos e, desta maneira, revelam que o repertório da referida Banda recebe várias influências da atual sociedade, como da indústria cultural, da cultura dos Estados Unidos e da herança advinda das bandas mantidas por corporações militares e influenciando diretamente no processo curricular, que está por trás da educação musical deste grupo. Com suporte na formalidade e na informalidade curricular recorrente na Banda estudada, surgem diversas aprendizagens relacionadas com questões musicais, sociais, econômicas e culturais, delineando, desta forma, o currículo presente na Banda de Música Padre Assis Portela.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2012-07-18T10:59:06Z
2012-07-18T10:59:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ALMEIDA, José Robson Maia de. Tocando o repertório curricular: bandas de música e formação musical. 2010. 147f. Dissertação (Mestrado em Educação) Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Fortaleza-CE, 2010.
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3302
identifier_str_mv ALMEIDA, José Robson Maia de. Tocando o repertório curricular: bandas de música e formação musical. 2010. 147f. Dissertação (Mestrado em Educação) Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Fortaleza-CE, 2010.
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3302
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br
publisher.none.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813027814835748864