Uma contribuição ao ensino do cálculo de raízes quadradas e cúbicas.

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2013
Autor(a) principal: LIMA, Marcos Vinícius Aurelio de.
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Ciências e Tecnologia - CCT
PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA EM REDE PROFMAT (SBMAT)
UFCG
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://dspace.sti.ufcg.edu.br/handle/riufcg/2226
Resumo: Neste trabalho elaboramos um resgate de métodos para o cálculo de raízes quadradas e cúbicas de um número real que, embora sejam muito antigos, podem ser desconhecidos por determinados professores de matemática. A fim de possibilitar a compreensão desses métodos, procuramos justificar e explicar os métodos envolvivos, os quais, levados à sala de aula, permitem ao aluno encontrar raízes exatas ou não, sem decorar resultados, de modo mais significativo: utilizando operações aritméticas. Para tal, elaboramos uma atividades didática pautada na utilização do conceito de sequências, com vistas à obter resultados de forma dinâmica, favorecendo a compreensão do conceito de radiciação, mais especificamente as raízes quadrada e cúbica.
id UFCG_27ad5a32a838ed344ba861b3536740c2
oai_identifier_str oai:dspace.sti.ufcg.edu.br:riufcg/2226
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str
spelling Uma contribuição ao ensino do cálculo de raízes quadradas e cúbicas.Ensino do cálculoRaízes cúbicasRaízes quadradasMétodos iterativosCalculus educationCubic rootsSquare RootsIterative methodsMatemáticaNeste trabalho elaboramos um resgate de métodos para o cálculo de raízes quadradas e cúbicas de um número real que, embora sejam muito antigos, podem ser desconhecidos por determinados professores de matemática. A fim de possibilitar a compreensão desses métodos, procuramos justificar e explicar os métodos envolvivos, os quais, levados à sala de aula, permitem ao aluno encontrar raízes exatas ou não, sem decorar resultados, de modo mais significativo: utilizando operações aritméticas. Para tal, elaboramos uma atividades didática pautada na utilização do conceito de sequências, com vistas à obter resultados de forma dinâmica, favorecendo a compreensão do conceito de radiciação, mais especificamente as raízes quadrada e cúbica.In this work, we propose a rescue methods for calculating square and cube roots of a real number which, although very old, may be unfamiliar to some of the math teachers. To facilitate the understanding of these methods, we seek to justify and explain the procedures involved. Such methods, allow the student, finding exact roots or not, results without decorating, more significantly, through arithmetic operations. To this end, we developed a propost of learning activities that allow the use of the term and closing sequences to obtain results dynamically, promoting understanding the concept of root extraction, more specifically the square root and cube root.CapesUniversidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Ciências e Tecnologia - CCTPÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA EM REDE PROFMAT (SBMAT)UFCGMEDEIROS, Luiz Antônio da Silva.MEDEIROS, Luiz Antônio da Silvahttp://lattes.cnpq.br/5778546806126449FERREIRA, Débora Borges.SILVA, Rosana Marques da.LIMA, Marcos Vinícius Aurelio de.2013-082018-11-19T17:01:51Z2018-11-192018-11-19T17:01:51Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttps://dspace.sti.ufcg.edu.br/handle/riufcg/2226LIMA, M. V. A. de. Uma contribuição ao ensino do cálculo de raízes quadradas e cúbicas. 2013. 59 f. Dissertação (Mestrado profissional em Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Matemática, Centro de Ciência e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2013. Disponível em: https://dspace.sti.ufcg.edu.br/handle/riufcg/2226porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2025-07-24T06:39:07Zoai:dspace.sti.ufcg.edu.br:riufcg/2226Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512025-07-24T06:39:07Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma contribuição ao ensino do cálculo de raízes quadradas e cúbicas.
title Uma contribuição ao ensino do cálculo de raízes quadradas e cúbicas.
spellingShingle Uma contribuição ao ensino do cálculo de raízes quadradas e cúbicas.
LIMA, Marcos Vinícius Aurelio de.
Ensino do cálculo
Raízes cúbicas
Raízes quadradas
Métodos iterativos
Calculus education
Cubic roots
Square Roots
Iterative methods
Matemática
title_short Uma contribuição ao ensino do cálculo de raízes quadradas e cúbicas.
title_full Uma contribuição ao ensino do cálculo de raízes quadradas e cúbicas.
title_fullStr Uma contribuição ao ensino do cálculo de raízes quadradas e cúbicas.
title_full_unstemmed Uma contribuição ao ensino do cálculo de raízes quadradas e cúbicas.
title_sort Uma contribuição ao ensino do cálculo de raízes quadradas e cúbicas.
author LIMA, Marcos Vinícius Aurelio de.
author_facet LIMA, Marcos Vinícius Aurelio de.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv MEDEIROS, Luiz Antônio da Silva.
MEDEIROS, Luiz Antônio da Silva
http://lattes.cnpq.br/5778546806126449
FERREIRA, Débora Borges.
SILVA, Rosana Marques da.
dc.contributor.author.fl_str_mv LIMA, Marcos Vinícius Aurelio de.
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino do cálculo
Raízes cúbicas
Raízes quadradas
Métodos iterativos
Calculus education
Cubic roots
Square Roots
Iterative methods
Matemática
topic Ensino do cálculo
Raízes cúbicas
Raízes quadradas
Métodos iterativos
Calculus education
Cubic roots
Square Roots
Iterative methods
Matemática
description Neste trabalho elaboramos um resgate de métodos para o cálculo de raízes quadradas e cúbicas de um número real que, embora sejam muito antigos, podem ser desconhecidos por determinados professores de matemática. A fim de possibilitar a compreensão desses métodos, procuramos justificar e explicar os métodos envolvivos, os quais, levados à sala de aula, permitem ao aluno encontrar raízes exatas ou não, sem decorar resultados, de modo mais significativo: utilizando operações aritméticas. Para tal, elaboramos uma atividades didática pautada na utilização do conceito de sequências, com vistas à obter resultados de forma dinâmica, favorecendo a compreensão do conceito de radiciação, mais especificamente as raízes quadrada e cúbica.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-08
2018-11-19T17:01:51Z
2018-11-19
2018-11-19T17:01:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dspace.sti.ufcg.edu.br/handle/riufcg/2226
LIMA, M. V. A. de. Uma contribuição ao ensino do cálculo de raízes quadradas e cúbicas. 2013. 59 f. Dissertação (Mestrado profissional em Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Matemática, Centro de Ciência e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2013. Disponível em: https://dspace.sti.ufcg.edu.br/handle/riufcg/2226
url https://dspace.sti.ufcg.edu.br/handle/riufcg/2226
identifier_str_mv LIMA, M. V. A. de. Uma contribuição ao ensino do cálculo de raízes quadradas e cúbicas. 2013. 59 f. Dissertação (Mestrado profissional em Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Matemática, Centro de Ciência e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2013. Disponível em: https://dspace.sti.ufcg.edu.br/handle/riufcg/2226
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Ciências e Tecnologia - CCT
PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA EM REDE PROFMAT (SBMAT)
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Ciências e Tecnologia - CCT
PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA EM REDE PROFMAT (SBMAT)
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1851784604967501824