A avaliação institucional como instrumento de gestão das unidades acadêmicas da Universidade Federal Fluminense (UFF)

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Lira, Davi Tavares de
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
UFF
Link de acesso: https://app.uff.br/riuff/handle/1/13851
http://dx.doi.org/10.22409/PGPPD.2018.mp.10370939760
Resumo: O presente trabalho analisou como está ocorrendo a avaliação institucional na Universidade Federal Fluminense, ressaltando os benefícios da sua efetiva implantação e os desafios e dificuldades que ainda se apresentam. Para este fim, foi divulgado questionário aos presidentes de comissões locais de avaliação e representantes estudantis vinculados aos diretórios acadêmicos. De forma complementar, entrevistas foram realizadas com a presidente da Comissão Própria de Avaliação da UFF e gestores de uma unidade acadêmica. Os dados foram tratados e apresentados de forma descritiva diagnosticando principais pontos apontados pelos respondentes da pesquisa. Concluiu-se que o processo de avaliação institucional da universidade vem gradativamente ganhando importância dentro da organização, essencialmente pelo trabalho realizado pelas comissões (própria e locais) nas unidades. Apesar de fatores negativos observados, estes podem representar oportunidades de melhoria e adequações. A visualização de todo o processo como ferramenta de melhoria contínua é essencial para o atingimento dos objetivos institucionais e que o conflito entre objetivos institucionais e pessoais se apresenta em todo o processo. Infere-se ainda que para melhoria da representatividade, o processo deveria estar relacionado a algum sistema de recompensa direcionado a cada segmento (docentes, técnico-administrativos e estudantes) e que é crescente a influência efetiva da avaliação institucional no planejamento dos cursos, das unidades acadêmicas e da UFF.
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