O Brasil nas capas de revistas: representações sociais e multimodalidade no ensino de português do Brasil para estrangeiros da área de negócios

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2014
Autor(a) principal: Duarte, Andrea Lima Belfort
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://app.uff.br/riuff/handle/1/11175
Resumo: Na primeira década do século XXI, a conjuntura favorável apresentada pela economia e política brasileiras no cenário mundial concorreu para uma grande exposição do Brasil na mídia nacional e internacional. No jornalismo de revista, tal fato pode ser observado no destaque conferido ao país em inúmeras capas que veicularam imagens e referências de nossa nação. Nesta pesquisa, focalizando o gênero capa de revista, investigamos as representações do Brasil contemporâneo configuradas em publicações nacionais e internacionais e exploramos as possibilidades de uso desses textos multimodais no processo de ensino-aprendizagem de Português para Estrangeiros da área de negócios (PBE-N). A análise do corpus formado por capas da Veja, Exame Special Edition in English, Newsweek e The Economist teve por base pressupostos teóricos da Teoria das Representações Sociais; da Comunicação Social; da Linguística do Texto e da Gramática do Design Visual. As conclusões desta pesquisa revelaram convergências e divergências entre as representações do Brasil veiculadas pelas capas nacionais e estrangeiras analisadas, demonstraram que o gênero em foco permite múltiplas abordagens de leitura e resultaram no estabelecimento de diretrizes para orientação de professores e autores de materiais didáticos interessados na elaboração de atividades de leitura/produção de textos de PBE-N
id UFF-2_1102bf57ce1ba3f961990c0fc696c933
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/11175
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str
spelling O Brasil nas capas de revistas: representações sociais e multimodalidade no ensino de português do Brasil para estrangeiros da área de negóciosCapa de RevistaRepresentações SociaisMultimodalidadeLeituraPortuguês do Brasil para Estrangeiros – Negócios (PBE-N)Ensino da língua portuguesaRepresentação socialEstrangeiroPeriódicoNegócioMegazine coverSocial representationMultimodalityReadingBrazilian portuguese for foreigners - Business (PBE-N)Na primeira década do século XXI, a conjuntura favorável apresentada pela economia e política brasileiras no cenário mundial concorreu para uma grande exposição do Brasil na mídia nacional e internacional. No jornalismo de revista, tal fato pode ser observado no destaque conferido ao país em inúmeras capas que veicularam imagens e referências de nossa nação. Nesta pesquisa, focalizando o gênero capa de revista, investigamos as representações do Brasil contemporâneo configuradas em publicações nacionais e internacionais e exploramos as possibilidades de uso desses textos multimodais no processo de ensino-aprendizagem de Português para Estrangeiros da área de negócios (PBE-N). A análise do corpus formado por capas da Veja, Exame Special Edition in English, Newsweek e The Economist teve por base pressupostos teóricos da Teoria das Representações Sociais; da Comunicação Social; da Linguística do Texto e da Gramática do Design Visual. As conclusões desta pesquisa revelaram convergências e divergências entre as representações do Brasil veiculadas pelas capas nacionais e estrangeiras analisadas, demonstraram que o gênero em foco permite múltiplas abordagens de leitura e resultaram no estabelecimento de diretrizes para orientação de professores e autores de materiais didáticos interessados na elaboração de atividades de leitura/produção de textos de PBE-NIn the first decade of the XXI century the favourable combination presented by the Brazilian economy and politics in the world scenery happened to showcase Brazil in the national and international media. In written news it can be seen due to the highlight given to the country in several issues that depicted images and references too our country. In this research focusing the genre of magazine cover, we look into the representation of contemporary Brazil displayed in national and international publications and we examine the possibilities of making use of these multimodal texts in the process of teaching and learning of the Portuguese language by foreigners in business area (PBE-N). The analysis of the corpus build up by covers from Veja, Exame Special Edition in English, Newsweek and The Economist was based on the theoretical assumptions of Theory of Social Representation; of Social Communication; of Linguistic of the Text and The Grammar of Visual Design. The conclusions of this research reveals convergences and divergences between the representation of Brazil rendered by national and international covers that have been taken into analysis, thus showing that the genre in focus allows several ways of reading approaches and ended up by establishing guidelines that help teachers and authors of textbooks that are interested in creating activities for reading/producing texts for PBE-N218 f.Júdice, Norimar Pasini MesquitaNobre, Monica Maria RioDell’Isola, Regina Lúcia PéretTrouche, Lygia Maria GonçalvesRibeiro, Patricia Ferreira NevesAlmeida, Patricia Maria Campos deDuarte, Andrea Lima Belfort2019-09-10T15:01:23Z2019-09-10T15:01:23Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/11175http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-01-18T18:46:58Zoai:app.uff.br:1/11175Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202022-01-18T18:46:58Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv O Brasil nas capas de revistas: representações sociais e multimodalidade no ensino de português do Brasil para estrangeiros da área de negócios
title O Brasil nas capas de revistas: representações sociais e multimodalidade no ensino de português do Brasil para estrangeiros da área de negócios
spellingShingle O Brasil nas capas de revistas: representações sociais e multimodalidade no ensino de português do Brasil para estrangeiros da área de negócios
Duarte, Andrea Lima Belfort
Capa de Revista
Representações Sociais
Multimodalidade
Leitura
Português do Brasil para Estrangeiros – Negócios (PBE-N)
Ensino da língua portuguesa
Representação social
Estrangeiro
Periódico
Negócio
Megazine cover
Social representation
Multimodality
Reading
Brazilian portuguese for foreigners - Business (PBE-N)
title_short O Brasil nas capas de revistas: representações sociais e multimodalidade no ensino de português do Brasil para estrangeiros da área de negócios
title_full O Brasil nas capas de revistas: representações sociais e multimodalidade no ensino de português do Brasil para estrangeiros da área de negócios
title_fullStr O Brasil nas capas de revistas: representações sociais e multimodalidade no ensino de português do Brasil para estrangeiros da área de negócios
title_full_unstemmed O Brasil nas capas de revistas: representações sociais e multimodalidade no ensino de português do Brasil para estrangeiros da área de negócios
title_sort O Brasil nas capas de revistas: representações sociais e multimodalidade no ensino de português do Brasil para estrangeiros da área de negócios
author Duarte, Andrea Lima Belfort
author_facet Duarte, Andrea Lima Belfort
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Júdice, Norimar Pasini Mesquita
Nobre, Monica Maria Rio
Dell’Isola, Regina Lúcia Péret
Trouche, Lygia Maria Gonçalves
Ribeiro, Patricia Ferreira Neves
Almeida, Patricia Maria Campos de
dc.contributor.author.fl_str_mv Duarte, Andrea Lima Belfort
dc.subject.por.fl_str_mv Capa de Revista
Representações Sociais
Multimodalidade
Leitura
Português do Brasil para Estrangeiros – Negócios (PBE-N)
Ensino da língua portuguesa
Representação social
Estrangeiro
Periódico
Negócio
Megazine cover
Social representation
Multimodality
Reading
Brazilian portuguese for foreigners - Business (PBE-N)
topic Capa de Revista
Representações Sociais
Multimodalidade
Leitura
Português do Brasil para Estrangeiros – Negócios (PBE-N)
Ensino da língua portuguesa
Representação social
Estrangeiro
Periódico
Negócio
Megazine cover
Social representation
Multimodality
Reading
Brazilian portuguese for foreigners - Business (PBE-N)
description Na primeira década do século XXI, a conjuntura favorável apresentada pela economia e política brasileiras no cenário mundial concorreu para uma grande exposição do Brasil na mídia nacional e internacional. No jornalismo de revista, tal fato pode ser observado no destaque conferido ao país em inúmeras capas que veicularam imagens e referências de nossa nação. Nesta pesquisa, focalizando o gênero capa de revista, investigamos as representações do Brasil contemporâneo configuradas em publicações nacionais e internacionais e exploramos as possibilidades de uso desses textos multimodais no processo de ensino-aprendizagem de Português para Estrangeiros da área de negócios (PBE-N). A análise do corpus formado por capas da Veja, Exame Special Edition in English, Newsweek e The Economist teve por base pressupostos teóricos da Teoria das Representações Sociais; da Comunicação Social; da Linguística do Texto e da Gramática do Design Visual. As conclusões desta pesquisa revelaram convergências e divergências entre as representações do Brasil veiculadas pelas capas nacionais e estrangeiras analisadas, demonstraram que o gênero em foco permite múltiplas abordagens de leitura e resultaram no estabelecimento de diretrizes para orientação de professores e autores de materiais didáticos interessados na elaboração de atividades de leitura/produção de textos de PBE-N
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2019-09-10T15:01:23Z
2019-09-10T15:01:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/11175
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/11175
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1797038206950047744