Regência verbal em textos jornalísticos : variação e norma

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2013
Autor(a) principal: Guida, Aline Arruda
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://app.uff.br/riuff/handle/1/9695
Resumo: A língua sofre influência de vários fatores, tanto estruturais quanto sociais, uma vez que é empregada de diversas formas pelos falantes. A sociolinguística procura estudar essa heterogeneidade inerente às línguas. Nesse contexto, a presente dissertação analisa, na perspectiva da sociolinguística, o comportamento dos verbos chegar e assistir no Português do Brasil, no que concerne à regência, em alguns gêneros textuais do domínio jornalístico. Procuramos averiguar se ocorre variação regencial no emprego desses dois verbos ou se o uso da norma padrão é predominante na produção dos textos analisados. Discutimos, com essa finalidade, tópicos como: a concepção de língua e suas variações; a importância da sociolinguística; o conceito de gênero e suas diferentes modalidades textuais; o ensino tradicional e o papel dos linguistas e da escola segundo a proposta dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa. Os resultados obtidos comprovam a hipótese de que os verbos sofrem variação quanto ao uso da regência por apresentarem mais de uma possibilidade de uso dentro do mesmo contexto jornalístico. No entanto, o maior número de ocorrências dos usos linguísticos coincide com a norma padrão, recomendada pela gramática tradicional. Dessa maneira, esta pesquisa defende que esses textos jornalísticos devem ser usados no processo de ensino-aprendizagem, não só porque são textos de grande circulação social, condizentes com a norma padrão tradicional, como também servem de material de estudo para que os alunos reconheçam as diferentes variantes desses verbos no que concerne à regência verbal
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