Mídias digitais, práticas docentes e cotidianos escolares: discussão do paradigma da escola do século XXI a partir da educação crítica para as mídias
Ano de defesa: | 2019 |
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Orientador(a): | |
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Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
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País: |
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/9772 |
Resumo: | Esta dissertação busca compreender as mudanças nos costumes e comportamentos no cotidiano escolar, a partir da inserção das mídias digitais, focando no paradigma da escola do século XXI, em especial no que se refere à formação para a reflexão crítica do educando, com foco na interface da Comunicação com a Educação pela perspectiva da Educação Crítica para as Mídias. A abordagem teórica se baseia principalmente nos escritos de Paulo Freire (1967; 2011; 2015b) e na revisão bibliográfica da área de interface (APARICI, 2014; BACCEGA, 2009; BUCKINGHAM, 2005; CITELLI, 2011; COSCARELLI, 2016; FEDOROV, 2008; FRAU-MEIGS, 2006; FREIRE; GUIMARÃES, 2011; GRIZZLY; CALVO, 2013; KELLNER; SHARE, 2008; OROZCO-GÓMEZ, 2011; SOARES, I., 2011) sob a perspectiva de diferenciação entre o conceito de mídias digitais (ALBURQUEQUE; BRITO, 2018; BELLONI, 2018) e de tecnologia (MILL; BERTOLDO, 2018). Para a elaboração deste trabalho, foram entrevistados 10 educadores em três escolas da Rede Estadual do Estado do Rio de Janeiro e, ainda, realizada a Pesquisa Participante no locus de seus cotidianos para fundamentação da observação. Com base na Análise de Conteúdo (BARDIN, 1977) das entrevistas, percebeu-se que os educadores se dividem em dois grupos: (a) os que utilizam as mídias e buscam exercer uma educação crítica e (b) os que utilizam de maneira acrítica as tecnologias ou que se recusam ao uso. Dessa análise, portanto, a pesquisa ressalta que a existência do primeiro grupo se deve, com maior peso: (1) à formação do educador; (2) à realidade em que está situada a escola; e (3) ao apoio recebido da escola e do governo. |
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Mídias digitais, práticas docentes e cotidianos escolares: discussão do paradigma da escola do século XXI a partir da educação crítica para as mídiasEducação Crítica para as MídiasPrática DocenteMídias DigitaisCotidiano EscolarEducação Crítica para as MídiasCritical Media EducationTeaching PracticeDigital MediaEveryday life schoolEsta dissertação busca compreender as mudanças nos costumes e comportamentos no cotidiano escolar, a partir da inserção das mídias digitais, focando no paradigma da escola do século XXI, em especial no que se refere à formação para a reflexão crítica do educando, com foco na interface da Comunicação com a Educação pela perspectiva da Educação Crítica para as Mídias. A abordagem teórica se baseia principalmente nos escritos de Paulo Freire (1967; 2011; 2015b) e na revisão bibliográfica da área de interface (APARICI, 2014; BACCEGA, 2009; BUCKINGHAM, 2005; CITELLI, 2011; COSCARELLI, 2016; FEDOROV, 2008; FRAU-MEIGS, 2006; FREIRE; GUIMARÃES, 2011; GRIZZLY; CALVO, 2013; KELLNER; SHARE, 2008; OROZCO-GÓMEZ, 2011; SOARES, I., 2011) sob a perspectiva de diferenciação entre o conceito de mídias digitais (ALBURQUEQUE; BRITO, 2018; BELLONI, 2018) e de tecnologia (MILL; BERTOLDO, 2018). Para a elaboração deste trabalho, foram entrevistados 10 educadores em três escolas da Rede Estadual do Estado do Rio de Janeiro e, ainda, realizada a Pesquisa Participante no locus de seus cotidianos para fundamentação da observação. Com base na Análise de Conteúdo (BARDIN, 1977) das entrevistas, percebeu-se que os educadores se dividem em dois grupos: (a) os que utilizam as mídias e buscam exercer uma educação crítica e (b) os que utilizam de maneira acrítica as tecnologias ou que se recusam ao uso. Dessa análise, portanto, a pesquisa ressalta que a existência do primeiro grupo se deve, com maior peso: (1) à formação do educador; (2) à realidade em que está situada a escola; e (3) ao apoio recebido da escola e do governo.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorThis dissertation seeks to understand the changes in customs and behaviors in school everyday life, from the insertion of digital media, focusing on the paradigm of the school of the 21st century, especially with regard to training for the critical reflection of the student, with a focus on interface of Education with the perspective of Critical Education for Media. The theoretical approach is based mainly on the writings of Paulo Freire (1967, 2011, 2015b) and the bibliographic review of the interface area (APARICI, 2014; BACCEGA, 2009; BUCKINGHAM, 2005; CITELLI, 2011; COSCARELLI, 2016; FEDOROV, 2008; FRAUMEIGS, 2006; FREIRE; GUIMARÃES, 2011; GRIZZLY; CALVO, 2013; KELLNER; SHARE, 2008; OROZCO-GÓMEZ, 2011; SOARES, I., 2011) under the perspective of differentiation between the concept of digital media (ALBURQUEQUE; BRITO, 2018; BELLONI, 2018) and technology (MILL, BERTOLDO, 2018). For the elaboration of this work, 10 educators were interviewed in three schools of the State Network of the State of Rio de Janeiro and, also, the Participant Research was carried out in the locus of their everyday life to substantiate the observation. Based on the Content Analysis (BARDIN, 1977) of the interviews, it was noticed that the educators are divided into two groups: (a) those who use the media and seek to exercise a critical education and (b) those who use in an uncritical way or refuse to use. From this analysis, therefore, the research emphasizes that the existence of the first group is due, with greater weight, (1) to the formation of the educator; (2) the reality of the school; and (3) support from school and government.308fFarbiarz, AlexandreAlmeida, Fernando José deAlves, Walcea BarretoAssis, Leandro Marlon Barbosa2019-06-04T13:26:01Z2019-06-04T13:26:01Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/9772Aluno de Mestradohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-08-10T16:30:14Zoai:app.uff.br:1/9772Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:48:40.761330Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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Esta dissertação busca compreender as mudanças nos costumes e comportamentos no cotidiano escolar, a partir da inserção das mídias digitais, focando no paradigma da escola do século XXI, em especial no que se refere à formação para a reflexão crítica do educando, com foco na interface da Comunicação com a Educação pela perspectiva da Educação Crítica para as Mídias. A abordagem teórica se baseia principalmente nos escritos de Paulo Freire (1967; 2011; 2015b) e na revisão bibliográfica da área de interface (APARICI, 2014; BACCEGA, 2009; BUCKINGHAM, 2005; CITELLI, 2011; COSCARELLI, 2016; FEDOROV, 2008; FRAU-MEIGS, 2006; FREIRE; GUIMARÃES, 2011; GRIZZLY; CALVO, 2013; KELLNER; SHARE, 2008; OROZCO-GÓMEZ, 2011; SOARES, I., 2011) sob a perspectiva de diferenciação entre o conceito de mídias digitais (ALBURQUEQUE; BRITO, 2018; BELLONI, 2018) e de tecnologia (MILL; BERTOLDO, 2018). Para a elaboração deste trabalho, foram entrevistados 10 educadores em três escolas da Rede Estadual do Estado do Rio de Janeiro e, ainda, realizada a Pesquisa Participante no locus de seus cotidianos para fundamentação da observação. Com base na Análise de Conteúdo (BARDIN, 1977) das entrevistas, percebeu-se que os educadores se dividem em dois grupos: (a) os que utilizam as mídias e buscam exercer uma educação crítica e (b) os que utilizam de maneira acrítica as tecnologias ou que se recusam ao uso. Dessa análise, portanto, a pesquisa ressalta que a existência do primeiro grupo se deve, com maior peso: (1) à formação do educador; (2) à realidade em que está situada a escola; e (3) ao apoio recebido da escola e do governo. |
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