Os caminhos da reforma de 2017: desvelando os contextos de influência da Reforma Temer do ensino médio

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2024
Autor(a) principal: Najjar, Alexandre Mendes
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://app.uff.br/riuff/handle/1/33447
Resumo: Este trabalho tem como tema a Reforma do Ensino Médio promovida pelo governo golpista de Michel Temer com a publicação da Medida Provisória no 746/2016, convertida posteriormente na Lei no 13.415/2017. Mais especificamente, busca-se realizar um estudo dos contextos de influência dessa Reforma, tomando-se com concepção teórico-metodológica guia da pesquisa a Abordagem do Ciclo de Políticas (policy cycle approach) elaborada por Ball e Bowe. Nesse esforço, o enfoque da pesquisa se dá no período histórico que antecede e culmina na Reforma Temer e estabelece os caminhos políticos e as condições materiais necessárias para seu surgimento. Dessa forma, o presente trabalho identifica e elenca três contextos de influência da Reforma Temer a serem investigados a fim de se desvelar os processos, disputas e elementos chave que culminam nesta agenda política reformista. Esses contextos de influência são: i) o contexto histórico das políticas nacionais voltadas ao ensino médio, desde a nova Constituição Federal de 1988, até a promulgação da Lei no 13.415/2017; ii) o contexto inter e transnacional de transferência de políticas articulado pelo grande capital para países em desenvolvimento, através de processos de neoliberalização; iii) o contexto do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), que além de importante ator a frente da Reforma Temer, também se mostrou um importante espaço de articulação entre as Secretarias Estaduais de Educação, o Ministério da Educação e instituições transnacionais alinhadas aos interesses do grande capital. À luz dessa reflexão, são traçadas conclusões acerca dos caminhos que possibilitaram e guiaram a Reforma Temer do Ensino Médio de 2016-2017, em curso até a presente data. Em especial, desca-se nesse processo o protagonismo do Consed, entendido aqui não apenas como um agente envolvido nos meandros da Reforma, mas como um dos principais responsáveis por sua articulação.
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Dessa forma, o presente trabalho identifica e elenca três contextos de influência da Reforma Temer a serem investigados a fim de se desvelar os processos, disputas e elementos chave que culminam nesta agenda política reformista. Esses contextos de influência são: i) o contexto histórico das políticas nacionais voltadas ao ensino médio, desde a nova Constituição Federal de 1988, até a promulgação da Lei no 13.415/2017; ii) o contexto inter e transnacional de transferência de políticas articulado pelo grande capital para países em desenvolvimento, através de processos de neoliberalização; iii) o contexto do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), que além de importante ator a frente da Reforma Temer, também se mostrou um importante espaço de articulação entre as Secretarias Estaduais de Educação, o Ministério da Educação e instituições transnacionais alinhadas aos interesses do grande capital. À luz dessa reflexão, são traçadas conclusões acerca dos caminhos que possibilitaram e guiaram a Reforma Temer do Ensino Médio de 2016-2017, em curso até a presente data. Em especial, desca-se nesse processo o protagonismo do Consed, entendido aqui não apenas como um agente envolvido nos meandros da Reforma, mas como um dos principais responsáveis por sua articulação.This thesis theme is the Secondary Education Reform promoted by Michel Temer's illegitimate government with the promulgation of the Provisional Measure No. 746/2016, later converted into the Law No. 13.415/2017. More specifically, it seeks to carry out a study of the contexts of influence of this Reform, using the policy cycle approach, developed by Ball and Bowe, as a theoretical-methodological research guideline. In this effort, the research focuses on the historical period that precedes and culminates in the Temer’s Reform and establishes the political paths and material conditions necessary for its emergence. Thus, this work identifies and lists three contexts of influence of the Temer’s Reform to be investigated in order to uncover the processes, disputes and key elements that culminate in this reformist political agenda. These contexts of influence are: i) the historical context of national policies aimed at secondary education, since the new Federal Constitution of 1988, until the promulgation of the Law no 13,415/2017; ii) the inter and transnational context of policy transfers articulated by the international capital to developing countries through processes of neoliberalization; iii) the context of the National Council of Education Secretaries (Consed), which in addition to being an important actor at the forefront of Temer’s Reform, throughout the research, also proved to be an important place of articulation between the State Education Secretariats, the Ministry of Education and transnational institutions aligned with the interests of the international capital. In light of this analysis, the thesis draw conclusions about the paths that enabled and guided the Temer’s Secondary Education Reform of 2016-2017, to this date. In particular, the protagonism of Consed is highlighted in this process, presented here not only as an agent involved in the intricacies of the Reform, but as one of the main agents responsible for its articulation.231 p.Araujo , Flávia Monteiro de BarrosChaves, Iduína Mont ́AlvernePaiva, Fernando de SouzaMorgan, Karine VichiettMocarzel, Marcelo Siqueira Maia VinagreNajjar, Alexandre Mendes2024-07-19T13:22:42Z2024-07-19T13:22:42Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfNAJJAR, Alexandre Mendes. Os caminhos da reforma de 2017: desvelando os contextos de influência da Reforma Temer do ensino médio. 2024. 231f. 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