Caracterização de ações docentes favoráveis ao ensino de Ciências envolvendo argumentação

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Stefannie de Sa Ibraim
Orientador(a): Rosaria da Silva Justi
Banca de defesa: Danusa Munford, Elaine Soares Franca, Daniela Lopes Scarpa, Lúcia Helena Sasseron
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B4PKLM
Resumo: No campo da Educação em Ciências, pesquisadores têm apontado as potencialidades do uso da argumentação para o desenvolvimento dos conhecimentos conceituais e das visões sobre ciência dos alunos. Além disso, parece haver um consenso entre esses pesquisadores sobre: (i) a importância do papel dos professores na criação e condução de situações argumentativas em sala de aula; e (ii) a necessidade de os professores terem conhecimentos relativos à argumentação para que possa ensinar ciências envolvendo argumentação. Essas considerações nos instigaram a investigar os conhecimentos docente relativos àargumentação de uma professora a partir de situações regulares de ensino de ciências. Especificamente, investigamso as ações favoráveis ao ensino envolvendo argumentação manifestadas pela professora e as oportunidades de os alunos desenvolverem seus conhecimentos processuais e epistemicos. Identificamos 48 tipos de ações favoráveis ao ensino envolvendo argumentação, os quais foram divididos de acordo com a natureza das ações em quatro temas: processo, estrutura, função e suporte; e forma utilizados como instrumento de análise nessa pesquisa. Para coletar os dados, acompanhamos dez aulas de uma turma de segundo ano do ensino médio, as quais envolveram discussões sobre diferentes conteúdos científicos curriculares a partir de estratégias de ensino variadas. Todas as aulas foram registradas em vídeos e notas de campo foram realizadas pela pesquisadora. Além disso, foram realizadas entrevistas com a professora ao longo da coleta de dados. A integração de todos os dados possibilitou a construção de um estudo de caso sobre a prática da professora. A análise do caso indicou que ela manifestou diferentes tipos de ações favoráveis ao ensino envolvendo argumentação, tendo maior ocorrência as ações relacionadas ao processo de justificar e avaliar as afirmativas de conhecimento científico à luz das evidências disponíveis. Identificamos que há relações entre as ações manifestadas pela professora e as estratégias de ensino utilizadas pela mesma. Apontamos também que as ações relativas ao tema processo podem contribuir para o desenvolvimento dos conhecimentos processuais dos alunos e que ações associadas aos temas estrutura e função têm potencial para favorecer o desenvolvimento dos conhecimentos epistêmicos dos alunos relativos à pratica argumentativa. A partir das conclusões, apresentamos uma nova versão do modelo Conhecimentos para Ação Docente em Argumentação e apontamos tanto contribuições para a área de formação de professores em arguemntação quanto para a literatura da área no que diz respeito às discussões sobre os conhecimentos docentes essencias ao ensino argumentação.
id UFMG_0820e36b710005fb574e63be557b47d6
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-B4PKLM
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Rosaria da Silva JustiDanusa MunfordElaine Soares FrancaDaniela Lopes ScarpaLúcia Helena SasseronStefannie de Sa Ibraim2019-08-12T12:54:21Z2019-08-12T12:54:21Z2018-08-02http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B4PKLMNo campo da Educação em Ciências, pesquisadores têm apontado as potencialidades do uso da argumentação para o desenvolvimento dos conhecimentos conceituais e das visões sobre ciência dos alunos. Além disso, parece haver um consenso entre esses pesquisadores sobre: (i) a importância do papel dos professores na criação e condução de situações argumentativas em sala de aula; e (ii) a necessidade de os professores terem conhecimentos relativos à argumentação para que possa ensinar ciências envolvendo argumentação. Essas considerações nos instigaram a investigar os conhecimentos docente relativos àargumentação de uma professora a partir de situações regulares de ensino de ciências. Especificamente, investigamso as ações favoráveis ao ensino envolvendo argumentação manifestadas pela professora e as oportunidades de os alunos desenvolverem seus conhecimentos processuais e epistemicos. Identificamos 48 tipos de ações favoráveis ao ensino envolvendo argumentação, os quais foram divididos de acordo com a natureza das ações em quatro temas: processo, estrutura, função e suporte; e forma utilizados como instrumento de análise nessa pesquisa. Para coletar os dados, acompanhamos dez aulas de uma turma de segundo ano do ensino médio, as quais envolveram discussões sobre diferentes conteúdos científicos curriculares a partir de estratégias de ensino variadas. Todas as aulas foram registradas em vídeos e notas de campo foram realizadas pela pesquisadora. Além disso, foram realizadas entrevistas com a professora ao longo da coleta de dados. A integração de todos os dados possibilitou a construção de um estudo de caso sobre a prática da professora. A análise do caso indicou que ela manifestou diferentes tipos de ações favoráveis ao ensino envolvendo argumentação, tendo maior ocorrência as ações relacionadas ao processo de justificar e avaliar as afirmativas de conhecimento científico à luz das evidências disponíveis. Identificamos que há relações entre as ações manifestadas pela professora e as estratégias de ensino utilizadas pela mesma. Apontamos também que as ações relativas ao tema processo podem contribuir para o desenvolvimento dos conhecimentos processuais dos alunos e que ações associadas aos temas estrutura e função têm potencial para favorecer o desenvolvimento dos conhecimentos epistêmicos dos alunos relativos à pratica argumentativa. A partir das conclusões, apresentamos uma nova versão do modelo Conhecimentos para Ação Docente em Argumentação e apontamos tanto contribuições para a área de formação de professores em arguemntação quanto para a literatura da área no que diz respeito às discussões sobre os conhecimentos docentes essencias ao ensino argumentação.Researchers in science education have emphasised the potential benefits of using argumentation to support the development of students conceptual knowledge and comprohensive views of science. It also seems that there is a consensus among those researchers on (i) the importance of the teacher's roles in creating and carrying out argumentative situations in their classrooms; and (ii) the need that teachers have knowledge concerning argumentation in order to teach science from an argumentative-basis perspective. These two points motivated us to study one teacher's knowledge concerning argumentation from regular teaching situations carried out by her. Our research is mainly focussed into teacher's actions that support argumentation-based teaching manifested by thet teacher, and their relations with the teaching strategies that she used whilst teaching some scientific curricular contents. Additionally, we try to establish relations between the teacher's actions that support argumentation-based teaching manifested by the teachers and the opportunities that students had to develop their procedural and apistemic knowledge. We identify 48 types of teacher's actions that support argumentation-based teaching, which are divided according to their nature into four themes: process, structure, function, and support. This set of actions is applied as an analytical instrument in this study. For gathering data, we observed ten lessons in a second medium level year class. In those lessons, three curricular topics were discussed from distinct teaching strategies. All lessons were video-recorded, and the researcher made field notes. A dditionally, the teacher was interviewed during the collection of the data. From the integration of suvh distinct types of data, we wrote a case study about that teacher's practice. The case analysis shows that she manifested different types of teacher's actions that support argumentation-based teaching, being more frequent those related to the process of justifying and assessing scientific knowledge claims from available evidence. We identify thet there are relations between the actions manifested by the teacher and the teaching strategies thet she used. We also conclude that the actions concerning the theme process can contribute to the developmente of student's procedural and epistemic knowledge, and that actions concerning the themes structure and function have the potential to support the developmente of their epistemic knowledge about the argumentative practice. From the conclusions, we generate a new version of the model Knowledge for Teacher's Actions through Argumentation, and we highlight contributions to teacher's educaton focused on argumentation, as well as to the literature that discusses teacher's knowledge thet are essential for carrying out argumentation-based teaching.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGProfessores de Ciências Métodos de ensinoEducaçãoCiências Estudo e ensinoProfessores FormaçãoEducação conhecimento inclusão socialCaracterização de ações docentes favoráveis ao ensino de Ciências envolvendo argumentaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtese_ibraim__2018.pdfapplication/pdf2841500https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-B4PKLM/1/tese_ibraim__2018.pdfb8763e2502cae54b56de72f9d1c41cb8MD51TEXTtese_ibraim__2018.pdf.txttese_ibraim__2018.pdf.txtExtracted texttext/plain0https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-B4PKLM/2/tese_ibraim__2018.pdf.txtd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD521843/BUOS-B4PKLM2019-11-14 17:52:44.794oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-B4PKLMRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T20:52:44Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Caracterização de ações docentes favoráveis ao ensino de Ciências envolvendo argumentação
title Caracterização de ações docentes favoráveis ao ensino de Ciências envolvendo argumentação
spellingShingle Caracterização de ações docentes favoráveis ao ensino de Ciências envolvendo argumentação
Stefannie de Sa Ibraim
Educação conhecimento inclusão social
Professores de Ciências Métodos de ensino
Educação
Ciências Estudo e ensino
Professores Formação
title_short Caracterização de ações docentes favoráveis ao ensino de Ciências envolvendo argumentação
title_full Caracterização de ações docentes favoráveis ao ensino de Ciências envolvendo argumentação
title_fullStr Caracterização de ações docentes favoráveis ao ensino de Ciências envolvendo argumentação
title_full_unstemmed Caracterização de ações docentes favoráveis ao ensino de Ciências envolvendo argumentação
title_sort Caracterização de ações docentes favoráveis ao ensino de Ciências envolvendo argumentação
author Stefannie de Sa Ibraim
author_facet Stefannie de Sa Ibraim
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rosaria da Silva Justi
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Danusa Munford
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Elaine Soares Franca
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Daniela Lopes Scarpa
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Lúcia Helena Sasseron
dc.contributor.author.fl_str_mv Stefannie de Sa Ibraim
contributor_str_mv Rosaria da Silva Justi
Danusa Munford
Elaine Soares Franca
Daniela Lopes Scarpa
Lúcia Helena Sasseron
dc.subject.por.fl_str_mv Educação conhecimento inclusão social
topic Educação conhecimento inclusão social
Professores de Ciências Métodos de ensino
Educação
Ciências Estudo e ensino
Professores Formação
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Professores de Ciências Métodos de ensino
Educação
Ciências Estudo e ensino
Professores Formação
description No campo da Educação em Ciências, pesquisadores têm apontado as potencialidades do uso da argumentação para o desenvolvimento dos conhecimentos conceituais e das visões sobre ciência dos alunos. Além disso, parece haver um consenso entre esses pesquisadores sobre: (i) a importância do papel dos professores na criação e condução de situações argumentativas em sala de aula; e (ii) a necessidade de os professores terem conhecimentos relativos à argumentação para que possa ensinar ciências envolvendo argumentação. Essas considerações nos instigaram a investigar os conhecimentos docente relativos àargumentação de uma professora a partir de situações regulares de ensino de ciências. Especificamente, investigamso as ações favoráveis ao ensino envolvendo argumentação manifestadas pela professora e as oportunidades de os alunos desenvolverem seus conhecimentos processuais e epistemicos. Identificamos 48 tipos de ações favoráveis ao ensino envolvendo argumentação, os quais foram divididos de acordo com a natureza das ações em quatro temas: processo, estrutura, função e suporte; e forma utilizados como instrumento de análise nessa pesquisa. Para coletar os dados, acompanhamos dez aulas de uma turma de segundo ano do ensino médio, as quais envolveram discussões sobre diferentes conteúdos científicos curriculares a partir de estratégias de ensino variadas. Todas as aulas foram registradas em vídeos e notas de campo foram realizadas pela pesquisadora. Além disso, foram realizadas entrevistas com a professora ao longo da coleta de dados. A integração de todos os dados possibilitou a construção de um estudo de caso sobre a prática da professora. A análise do caso indicou que ela manifestou diferentes tipos de ações favoráveis ao ensino envolvendo argumentação, tendo maior ocorrência as ações relacionadas ao processo de justificar e avaliar as afirmativas de conhecimento científico à luz das evidências disponíveis. Identificamos que há relações entre as ações manifestadas pela professora e as estratégias de ensino utilizadas pela mesma. Apontamos também que as ações relativas ao tema processo podem contribuir para o desenvolvimento dos conhecimentos processuais dos alunos e que ações associadas aos temas estrutura e função têm potencial para favorecer o desenvolvimento dos conhecimentos epistêmicos dos alunos relativos à pratica argumentativa. A partir das conclusões, apresentamos uma nova versão do modelo Conhecimentos para Ação Docente em Argumentação e apontamos tanto contribuições para a área de formação de professores em arguemntação quanto para a literatura da área no que diz respeito às discussões sobre os conhecimentos docentes essencias ao ensino argumentação.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-08-02
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-12T12:54:21Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-12T12:54:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B4PKLM
url http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B4PKLM
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-B4PKLM/1/tese_ibraim__2018.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-B4PKLM/2/tese_ibraim__2018.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv b8763e2502cae54b56de72f9d1c41cb8
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1793891044967841792