O espetáculo do gênero: fé, dinheiro e desejo na disputa global e local da "ideologia de gênero" no marco de uma teoria performativa da política e do direito

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Igor Campos Viana
Orientador(a): Marcelo Andrade Cattoni de Oliveira
Banca de defesa: Maria Fernanda Salcedo Repoles, Paulo Henrique de Queiroz Nogueira
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1843/DIRS-BCCLHY
Resumo: O Espetáculo do Gênero é uma dissertação que assume a metáfora do espetáculo teatral para criar uma narrativa sobre a disputa pelos quadros deinteligibilidade do gênero na virada do século XX para o século XXI. Dialogandocom o aparato teórico de Judith Butler, o trabalho realiza uma reflexão sobre osefeitos do combate à ideologia de gênero para a constituição dos regimes deaparecimento público dos corpos. Na primeira cena, Gênesis, apresentamos a origeminternacional da cruzada antigênero protagonizada pelo Vaticano na década de 1990.Na segunda cena, Tupiniquins, as personagens do caso brasileiro do combate àideologia de gênero ganham voz e nos apresentam suas perspectivas sobre esseembate. Na terceira e última cena, Dramaturgia, o narrador, despido, apresenta suaversão da disputa, de forma a promover um encontro das duas cenas anteriores esomar-se ao conjunto de narrativas já apresentadas por pesquisadores tupiniquins.Assumindo que o gênero é constitutivo das lentes de inteligibilidade sociais do mundomoderno, atravessando e ordenando os seus processos de subjetivação, o argumentocentral da nossa dramaturgia repousa na afirmação de que a disputa pelo gênero é,antes de tudo, uma disputa por projetos políticos de poder. Projetos que podem serbalizados pelo caráter autoritário de uma eterna busca da unicidade orgânica perdidaou pelo caráter democrático de um permanente devir rearticulador dasinteligibilidades sociais. Esse é o embate de um espetáculo em aberto.
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