O espetáculo do gênero: fé, dinheiro e desejo na disputa global e local da "ideologia de gênero" no marco de uma teoria performativa da política e do direito
Ano de defesa: | 2019 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Minas Gerais
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://hdl.handle.net/1843/DIRS-BCCLHY |
Resumo: | O Espetáculo do Gênero é uma dissertação que assume a metáfora do espetáculo teatral para criar uma narrativa sobre a disputa pelos quadros deinteligibilidade do gênero na virada do século XX para o século XXI. Dialogandocom o aparato teórico de Judith Butler, o trabalho realiza uma reflexão sobre osefeitos do combate à ideologia de gênero para a constituição dos regimes deaparecimento público dos corpos. Na primeira cena, Gênesis, apresentamos a origeminternacional da cruzada antigênero protagonizada pelo Vaticano na década de 1990.Na segunda cena, Tupiniquins, as personagens do caso brasileiro do combate àideologia de gênero ganham voz e nos apresentam suas perspectivas sobre esseembate. Na terceira e última cena, Dramaturgia, o narrador, despido, apresenta suaversão da disputa, de forma a promover um encontro das duas cenas anteriores esomar-se ao conjunto de narrativas já apresentadas por pesquisadores tupiniquins.Assumindo que o gênero é constitutivo das lentes de inteligibilidade sociais do mundomoderno, atravessando e ordenando os seus processos de subjetivação, o argumentocentral da nossa dramaturgia repousa na afirmação de que a disputa pelo gênero é,antes de tudo, uma disputa por projetos políticos de poder. Projetos que podem serbalizados pelo caráter autoritário de uma eterna busca da unicidade orgânica perdidaou pelo caráter democrático de um permanente devir rearticulador dasinteligibilidades sociais. Esse é o embate de um espetáculo em aberto. |
id |
UFMG_1c3f7c782878adeef308cc658897c629 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/DIRS-BCCLHY |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Marcelo Andrade Cattoni de OliveiraMarco Aurelio Maximo PradoMaria Fernanda Salcedo RepolesPaulo Henrique de Queiroz NogueiraIgor Campos Viana2019-08-10T08:58:11Z2019-08-10T08:58:11Z2019-02-05http://hdl.handle.net/1843/DIRS-BCCLHYO Espetáculo do Gênero é uma dissertação que assume a metáfora do espetáculo teatral para criar uma narrativa sobre a disputa pelos quadros deinteligibilidade do gênero na virada do século XX para o século XXI. Dialogandocom o aparato teórico de Judith Butler, o trabalho realiza uma reflexão sobre osefeitos do combate à ideologia de gênero para a constituição dos regimes deaparecimento público dos corpos. Na primeira cena, Gênesis, apresentamos a origeminternacional da cruzada antigênero protagonizada pelo Vaticano na década de 1990.Na segunda cena, Tupiniquins, as personagens do caso brasileiro do combate àideologia de gênero ganham voz e nos apresentam suas perspectivas sobre esseembate. Na terceira e última cena, Dramaturgia, o narrador, despido, apresenta suaversão da disputa, de forma a promover um encontro das duas cenas anteriores esomar-se ao conjunto de narrativas já apresentadas por pesquisadores tupiniquins.Assumindo que o gênero é constitutivo das lentes de inteligibilidade sociais do mundomoderno, atravessando e ordenando os seus processos de subjetivação, o argumentocentral da nossa dramaturgia repousa na afirmação de que a disputa pelo gênero é,antes de tudo, uma disputa por projetos políticos de poder. Projetos que podem serbalizados pelo caráter autoritário de uma eterna busca da unicidade orgânica perdidaou pelo caráter democrático de um permanente devir rearticulador dasinteligibilidades sociais. Esse é o embate de um espetáculo em aberto.The Gender Spectacle is a masters thesis that incorporates themetaphor of a theatrical spectacle to create a narrative on the dispute forthe frameworks of gender intelligibility at the turn from the 20th to the 21st century.In a dialogue with the theoretical apparatus of Judith Butler, the work proposes areflection on the effects of the battle on gender-ideology in the constitution ofregimes of public apparition of bodies. In the first scene, Genesis, we portray theinternational origin of the anti-gender crusade led by the Vatican in the 1990s. In thesecond scene, Tupiniquins, the characters in the Brazilian scenario of combat togender-ideology emerge and speak of their perspectives on such strife. In the thirdand last scene, Dramaturgy, the narrator, undressed, presents his version of thedispute, in a way to bring together the two previous scenes and add their contributionto the set of narratives presented to date by Brazilian researchers. We base on theassumption that gender is constitutive of the social intelligibility lenses in the modernworld, weaving and ordering its processes of subjectivation. Therefore, the centralargument of our dramaturgy lays on the statement that the dispute of gender is, firstand foremost, a dispute for projects of political power. Projects that may be steered bythe authoritarian character of an eternal quest of the lost organic unicity or by thedemocratic character of a permanent rearticulating becoming of social intelligibilities.Such is the conflict of an open spectacle.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGRelações de gêneroDireitoCorpocorpoperformatividadesociaisideologia de gêneroquadros de inteligibilidadegêneroO espetáculo do gênero: fé, dinheiro e desejo na disputa global e local da "ideologia de gênero" no marco de uma teoria performativa da política e do direitoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALo_espet_culo_do_g_nero___vers_o__final.pdfapplication/pdf4544069https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/DIRS-BCCLHY/1/o_espet_culo_do_g_nero___vers_o__final.pdff9907c5acb56b6f4b481e71c6286e4efMD51TEXTo_espet_culo_do_g_nero___vers_o__final.pdf.txto_espet_culo_do_g_nero___vers_o__final.pdf.txtExtracted texttext/plain731661https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/DIRS-BCCLHY/2/o_espet_culo_do_g_nero___vers_o__final.pdf.txt569dd992bb725b3cfd851412cc0811d9MD521843/DIRS-BCCLHY2019-11-14 05:02:58.596oai:repositorio.ufmg.br:1843/DIRS-BCCLHYRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T08:02:58Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O espetáculo do gênero: fé, dinheiro e desejo na disputa global e local da "ideologia de gênero" no marco de uma teoria performativa da política e do direito |
title |
O espetáculo do gênero: fé, dinheiro e desejo na disputa global e local da "ideologia de gênero" no marco de uma teoria performativa da política e do direito |
spellingShingle |
O espetáculo do gênero: fé, dinheiro e desejo na disputa global e local da "ideologia de gênero" no marco de uma teoria performativa da política e do direito Igor Campos Viana corpo performatividade sociais ideologia de gênero quadros de inteligibilidade gênero Relações de gênero Direito Corpo |
title_short |
O espetáculo do gênero: fé, dinheiro e desejo na disputa global e local da "ideologia de gênero" no marco de uma teoria performativa da política e do direito |
title_full |
O espetáculo do gênero: fé, dinheiro e desejo na disputa global e local da "ideologia de gênero" no marco de uma teoria performativa da política e do direito |
title_fullStr |
O espetáculo do gênero: fé, dinheiro e desejo na disputa global e local da "ideologia de gênero" no marco de uma teoria performativa da política e do direito |
title_full_unstemmed |
O espetáculo do gênero: fé, dinheiro e desejo na disputa global e local da "ideologia de gênero" no marco de uma teoria performativa da política e do direito |
title_sort |
O espetáculo do gênero: fé, dinheiro e desejo na disputa global e local da "ideologia de gênero" no marco de uma teoria performativa da política e do direito |
author |
Igor Campos Viana |
author_facet |
Igor Campos Viana |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Marcelo Andrade Cattoni de Oliveira |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Marco Aurelio Maximo Prado |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Maria Fernanda Salcedo Repoles |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Paulo Henrique de Queiroz Nogueira |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Igor Campos Viana |
contributor_str_mv |
Marcelo Andrade Cattoni de Oliveira Marco Aurelio Maximo Prado Maria Fernanda Salcedo Repoles Paulo Henrique de Queiroz Nogueira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
corpo performatividade sociais ideologia de gênero quadros de inteligibilidade gênero |
topic |
corpo performatividade sociais ideologia de gênero quadros de inteligibilidade gênero Relações de gênero Direito Corpo |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Relações de gênero Direito Corpo |
description |
O Espetáculo do Gênero é uma dissertação que assume a metáfora do espetáculo teatral para criar uma narrativa sobre a disputa pelos quadros deinteligibilidade do gênero na virada do século XX para o século XXI. Dialogandocom o aparato teórico de Judith Butler, o trabalho realiza uma reflexão sobre osefeitos do combate à ideologia de gênero para a constituição dos regimes deaparecimento público dos corpos. Na primeira cena, Gênesis, apresentamos a origeminternacional da cruzada antigênero protagonizada pelo Vaticano na década de 1990.Na segunda cena, Tupiniquins, as personagens do caso brasileiro do combate àideologia de gênero ganham voz e nos apresentam suas perspectivas sobre esseembate. Na terceira e última cena, Dramaturgia, o narrador, despido, apresenta suaversão da disputa, de forma a promover um encontro das duas cenas anteriores esomar-se ao conjunto de narrativas já apresentadas por pesquisadores tupiniquins.Assumindo que o gênero é constitutivo das lentes de inteligibilidade sociais do mundomoderno, atravessando e ordenando os seus processos de subjetivação, o argumentocentral da nossa dramaturgia repousa na afirmação de que a disputa pelo gênero é,antes de tudo, uma disputa por projetos políticos de poder. Projetos que podem serbalizados pelo caráter autoritário de uma eterna busca da unicidade orgânica perdidaou pelo caráter democrático de um permanente devir rearticulador dasinteligibilidades sociais. Esse é o embate de um espetáculo em aberto. |
publishDate |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-10T08:58:11Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-10T08:58:11Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-02-05 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/DIRS-BCCLHY |
url |
http://hdl.handle.net/1843/DIRS-BCCLHY |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/DIRS-BCCLHY/1/o_espet_culo_do_g_nero___vers_o__final.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/DIRS-BCCLHY/2/o_espet_culo_do_g_nero___vers_o__final.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f9907c5acb56b6f4b481e71c6286e4ef 569dd992bb725b3cfd851412cc0811d9 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1793890971771994112 |