Cenas de dissenso e a empregabilidade de sujeitos trans em organizações : tensionamentos e experimentações no contexto do BDMG

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Túlio Cesar Salvan Pagnan lattes
Orientador(a): Ângela Cristina Salgueiro Marques lattes
Banca de defesa: Marco Aurélio Máximo Prado, Regiane Lucas de Oliveira Garcêz, Frederico da Cruz Vieira de Souza
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
Departamento: FAF - DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1843/45848
Resumo: Esta pesquisa pretende investigar, em sua complexidade, a configuração de cenas de dissenso a partir de uma análise de caso. São analisados de modo mais detido dois acontecimentos ligados ao processo de implementação de políticas de contratação e permanência de pessoas trans em uma organização específica, o Banco de Desenvolvimento do Estado de Minas Gerais (BDMG). A pesquisa se interessa não em avaliar a forma como se dão as políticas organizacionais de empregabilidade trans, mas sim em identificar as ambiguidades, dissensos, tensionamentos e contradições entre a cena pública institucional e as cenas conflituais que emergem a partir do Programa “BDMG Pró-Equidade”, iniciado em agosto de 2016 e do Ciclo de Debates “Visibilidade Trans”, realizado no mesmo mês. Partimos do pressuposto de que o BDMG configura cotidianamente cenas públicas institucionais nas quais diferentes públicos desempenham scripts e papéis predeterminados, assegurando os modos mais controlados e otimizados de produção e desempenho. Contudo, em determinados momentos de suspensão e de subjetivação política, os scripts falham e essas cenas públicas podem abrigar cenas de dissenso. Nelas, espacialidades e temporalidades são redefinidas para que outras corporeidades e legibilidades possam enunciar suas demandas e experiências, frustrando expectativas. Evidenciamos como essas cenas institucionais podem abrigar cenas de experimentações e dissenso, configurando um cenário mais amplo e complexo acerca do trabalho e da empregabilidade trans. A partir da perspectiva política de Jacques Rancière (2018, 2019, 2020), as reflexões construídas nesta pesquisa visam remontar as cenas de reivindicações por políticas de empregabilidade trans enquanto cenas de dissenso que interrompem a racionalidade consensual de explicação dos eventos e da relação entre eles. A cena de dissenso é também um método anti-hierárquico de aproximação e articulação de discursos, situações, eventos e corpos. O objetivo central é mostrar de que maneira a cena das reivindicações e tentativas de implementação de políticas organizacionais de empregabilidade trans se entrelaçam com cenas de dissenso a partir de ações do BDMG. Revela-se que relação entre o trabalho de ruptura da política e o trabalho ficcional da cena nos possibilitam a construção de uma abordagem teórico-metodológica que revela a importância de provocar uma perturbação na demarcação fixa de disciplinas e regras, redefinindo os limites entre o dizível e o indizível, o próprio e o impróprio, o legítimo e o ilegítimo. Precisamente por introduzir um jogo, ou por jogar com o intervalo entre vários discursos, o objetivo é sempre deslocar e fraturar os regimes de pensamento que definiriam certos modos de fazer, falar e ver a partir de um conjunto estável de competências, qualidade ou propriedades.
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A pesquisa se interessa não em avaliar a forma como se dão as políticas organizacionais de empregabilidade trans, mas sim em identificar as ambiguidades, dissensos, tensionamentos e contradições entre a cena pública institucional e as cenas conflituais que emergem a partir do Programa “BDMG Pró-Equidade”, iniciado em agosto de 2016 e do Ciclo de Debates “Visibilidade Trans”, realizado no mesmo mês. Partimos do pressuposto de que o BDMG configura cotidianamente cenas públicas institucionais nas quais diferentes públicos desempenham scripts e papéis predeterminados, assegurando os modos mais controlados e otimizados de produção e desempenho. Contudo, em determinados momentos de suspensão e de subjetivação política, os scripts falham e essas cenas públicas podem abrigar cenas de dissenso. Nelas, espacialidades e temporalidades são redefinidas para que outras corporeidades e legibilidades possam enunciar suas demandas e experiências, frustrando expectativas. Evidenciamos como essas cenas institucionais podem abrigar cenas de experimentações e dissenso, configurando um cenário mais amplo e complexo acerca do trabalho e da empregabilidade trans. A partir da perspectiva política de Jacques Rancière (2018, 2019, 2020), as reflexões construídas nesta pesquisa visam remontar as cenas de reivindicações por políticas de empregabilidade trans enquanto cenas de dissenso que interrompem a racionalidade consensual de explicação dos eventos e da relação entre eles. A cena de dissenso é também um método anti-hierárquico de aproximação e articulação de discursos, situações, eventos e corpos. O objetivo central é mostrar de que maneira a cena das reivindicações e tentativas de implementação de políticas organizacionais de empregabilidade trans se entrelaçam com cenas de dissenso a partir de ações do BDMG. Revela-se que relação entre o trabalho de ruptura da política e o trabalho ficcional da cena nos possibilitam a construção de uma abordagem teórico-metodológica que revela a importância de provocar uma perturbação na demarcação fixa de disciplinas e regras, redefinindo os limites entre o dizível e o indizível, o próprio e o impróprio, o legítimo e o ilegítimo. Precisamente por introduzir um jogo, ou por jogar com o intervalo entre vários discursos, o objetivo é sempre deslocar e fraturar os regimes de pensamento que definiriam certos modos de fazer, falar e ver a partir de um conjunto estável de competências, qualidade ou propriedades.This research intends to investigate, in its complexity, the configuration of scenes of dissensus from a case analysis. Two events related to the process of implementing policies for hiring and retaining trans people in a specific organization, the Development Bank of the State of Minas Gerais (BDMG), are analyzed in a more detailed way. The research is not interested in evaluating the way in which the organizational policies of trans employability occur, but in identifying the ambiguities, dissensus, tensions and contradictions between the institutional public scene and the conflicting scenes that emerge from the “BDMG Pró-Equity ”, started in August 2016 and the “Trans Visibility Debate Cycle”, held in the same month. We start from the assumption that BDMG sets up institutional and daily public scenes in which different audiences play predetermined scripts and roles, ensuring the most controlled and optimized modes of production and performance. However, in certain moments of suspension and political subjectivity, scripts fail and these public scenes can harbor scenes of dissensus. In those scenes, spatialities and temporalities are redefined so that other corporealities can enunciate their demands and experiences, frustrating expectations and changing forms of legibility. We highlight how these institutional scenes can harbor scenes of experimentation and conflict, setting up a broader and more complex scenario about trans work and employability. From the political perspective of Jacques Rancière (2018, 2019, 2020), the reflections constructed in this research aim to trace the scenes of demands for trans employability policies as scenes of dissensus that interrupt the consensual rationality that explains the events and the relationship between them. The scene of dissensus is also an anti-hierarchical method of approaching and articulating speeches, situations, discourses, events and bodies. The main objective of this research is to show how the institutional scene and the organizational attempts to implement policies of trans employability are intertwined with scenes of dissensus based on BDMG actions. It is revealed that the relationship between the work of breaking politics and the fictional work of the conflictual scene allows us to build a theoretical-methodological approach that reveals the importance of causing a disturbance in the fixed demarcation of disciplines and rules, redefining the limits between what can be said and the what should remain unspeakable; the proper and the improper; the legitimate and the illegitimate. Precisely by introducing new configurations and dispositions on a asymmetrical game, or by playing with the interval between several speeches, the objective is always to displace and fracture the regimes of thought that would define as legitimate certain ways of doing, speaking and seeing from a stable set of skills, quality or properties.CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e TecnológicoporUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em Comunicação SocialUFMGBrasilFAF - DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIALCena de dissensoVisibilidade transContexto organizacionalBDMGPolíticas de empregabilidade de pessoas transCenas de dissenso e a empregabilidade de sujeitos trans em organizações : tensionamentos e experimentações no contexto do BDMGScenes of dissensus and the employability of trans subjects in organizations : tensions and experimentations in BDMG's contextinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82118https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/45848/4/license.txtcda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272MD54ORIGINALDissertação Túlio Formatada_leve_2022_PDFA.pdfDissertação Túlio Formatada_leve_2022_PDFA.pdfapplication/pdf23491195https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/45848/3/Dissertac%cc%a7a%cc%83o%20Tu%cc%81lio%20Formatada_leve_2022_PDFA.pdf02696ba48e278ed44f3da745fdefe1c5MD531843/458482022-10-02 18:00:37.563oai:repositorio.ufmg.br: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ório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2022-10-02T21:00:37Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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