O ensino e aprendizagem de música na Banda Marcial Padre Nicola Mazza: um estudo com os alunos egressos

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2016
Autor(a) principal: Sena, Gilvanildo de Aquino
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal da Paraíba
Brasil
Música
Programa de Pós-Graduação em Música
UFPB
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11731
Resumo: This work is inserted in the field of Music Education, prioritizing the musical teaching- learning process in the context of social projects, having as a locus of research the Banda Marcial Padre Nicola Mazza, who is subordinate to the Associação Irmãs de Padre Mazza. The main purpose of this research was to understand the reasons that motivated the students to decide to follow the path of music as a profession. The restlessness arose from the significant number of students, of the said martial band, whose main source of income is work originating from music. This research represents a qualitative case study. The data collection procedures were the semistructured interview and documentary source. The research was theoretically based on bibliographical readings about Education, focusing on Musical Education in social projects, Sociology of music and related areas. The results revealed that there was a combination of factors that contributed to the decision of some graduating students to become music professionals, such as the developed musical practice, the motivation, the religious and ideological charisma of the institution.
id UFPB_e75cbfd43eadcaf4b132e75485e2d6b9
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpb.br:123456789/11731
network_acronym_str UFPB
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
repository_id_str
spelling O ensino e aprendizagem de música na Banda Marcial Padre Nicola Mazza: um estudo com os alunos egressosAlunos egressosBanda marcialEducação musicalProcesso de ensino aprendizagem musicalGraduatesMarcial bandMusical educationMusical teaching-learning processCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICAThis work is inserted in the field of Music Education, prioritizing the musical teaching- learning process in the context of social projects, having as a locus of research the Banda Marcial Padre Nicola Mazza, who is subordinate to the Associação Irmãs de Padre Mazza. The main purpose of this research was to understand the reasons that motivated the students to decide to follow the path of music as a profession. The restlessness arose from the significant number of students, of the said martial band, whose main source of income is work originating from music. This research represents a qualitative case study. The data collection procedures were the semistructured interview and documentary source. The research was theoretically based on bibliographical readings about Education, focusing on Musical Education in social projects, Sociology of music and related areas. The results revealed that there was a combination of factors that contributed to the decision of some graduating students to become music professionals, such as the developed musical practice, the motivation, the religious and ideological charisma of the institution.NenhumaEste trabalho está inserido no campo da Educação Musical, priorizando o processo de ensino- aprendizagem musical no contexto dos projetos sociais, tendo como locus de pesquisa a Banda Marcial Padre Nicola Mazza, que é subordinada à Associação Irmãs de Padre Mazza. O objetivo principal desta investigação foi compreender as razões que motivaram os alunos egressos a decidirem seguir o caminho da música como profissão. A inquietação surgiu a partir do número significativo de alunos egressos, da referida banda marcial, que tem como sua principal fonte de renda o trabalho oriundo da música. Essa pesquisa representa um estudo de caso, de caráter qualitativo. Os procedimentos de levantamento dos dados foram a entrevista semiestruturada e fonte documental. A pesquisa foi fundamentada teoricamente em leituras bibliográficas sobre a Educação, com foco em Educação Musical nos projetos sociais, Sociologia da Música e áreas afins. Os resultados revelaram que houve uma combinação de fatores que contribuíram para a decisão de alguns alunos egressos se tornarem profissionais da música, tais como: a prática musical desenvolvida, a motivação, o carisma religioso e ideológico da instituição.Universidade Federal da ParaíbaBrasilMúsicaPrograma de Pós-Graduação em MúsicaUFPBSilva, Luceni Caetano dahttp://lattes.cnpq.br/4323593517571874Sena, Gilvanildo de Aquino2018-09-19T15:50:53Z2018-09-192018-09-19T15:50:53Z2016-04-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11731porAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPBinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPB2018-09-20T06:01:00Zoai:repositorio.ufpb.br:123456789/11731Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufpb.br/PUBhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/oai/requestdiretoria@ufpb.br|| diretoria@ufpb.bropendoar:2018-09-20T06:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino e aprendizagem de música na Banda Marcial Padre Nicola Mazza: um estudo com os alunos egressos
title O ensino e aprendizagem de música na Banda Marcial Padre Nicola Mazza: um estudo com os alunos egressos
spellingShingle O ensino e aprendizagem de música na Banda Marcial Padre Nicola Mazza: um estudo com os alunos egressos
Sena, Gilvanildo de Aquino
Alunos egressos
Banda marcial
Educação musical
Processo de ensino aprendizagem musical
Graduates
Marcial band
Musical education
Musical teaching-learning process
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
title_short O ensino e aprendizagem de música na Banda Marcial Padre Nicola Mazza: um estudo com os alunos egressos
title_full O ensino e aprendizagem de música na Banda Marcial Padre Nicola Mazza: um estudo com os alunos egressos
title_fullStr O ensino e aprendizagem de música na Banda Marcial Padre Nicola Mazza: um estudo com os alunos egressos
title_full_unstemmed O ensino e aprendizagem de música na Banda Marcial Padre Nicola Mazza: um estudo com os alunos egressos
title_sort O ensino e aprendizagem de música na Banda Marcial Padre Nicola Mazza: um estudo com os alunos egressos
author Sena, Gilvanildo de Aquino
author_facet Sena, Gilvanildo de Aquino
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Luceni Caetano da
http://lattes.cnpq.br/4323593517571874
dc.contributor.author.fl_str_mv Sena, Gilvanildo de Aquino
dc.subject.por.fl_str_mv Alunos egressos
Banda marcial
Educação musical
Processo de ensino aprendizagem musical
Graduates
Marcial band
Musical education
Musical teaching-learning process
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
topic Alunos egressos
Banda marcial
Educação musical
Processo de ensino aprendizagem musical
Graduates
Marcial band
Musical education
Musical teaching-learning process
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
description This work is inserted in the field of Music Education, prioritizing the musical teaching- learning process in the context of social projects, having as a locus of research the Banda Marcial Padre Nicola Mazza, who is subordinate to the Associação Irmãs de Padre Mazza. The main purpose of this research was to understand the reasons that motivated the students to decide to follow the path of music as a profession. The restlessness arose from the significant number of students, of the said martial band, whose main source of income is work originating from music. This research represents a qualitative case study. The data collection procedures were the semistructured interview and documentary source. The research was theoretically based on bibliographical readings about Education, focusing on Musical Education in social projects, Sociology of music and related areas. The results revealed that there was a combination of factors that contributed to the decision of some graduating students to become music professionals, such as the developed musical practice, the motivation, the religious and ideological charisma of the institution.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-04-26
2018-09-19T15:50:53Z
2018-09-19
2018-09-19T15:50:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11731
url https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/11731
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraíba
Brasil
Música
Programa de Pós-Graduação em Música
UFPB
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraíba
Brasil
Música
Programa de Pós-Graduação em Música
UFPB
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron:UFPB
instname_str Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron_str UFPB
institution UFPB
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
repository.mail.fl_str_mv diretoria@ufpb.br|| diretoria@ufpb.br
_version_ 1798964146726764544