Qualificação profissional na trajetória de vida de jovens que passaram pela Funase
Ano de defesa: | 2011 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Pernambuco
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/8472 |
Resumo: | O objetivo do presente estudo foi analisar o programa de qualificação profissional oferecido a adolescentes em conflito com a lei durante o tempo que eles cumpriam medidas sócioeducativas na FUNASE, do Governo de Pernambuco para adolescentes infratores. Em adição, foi observado como os conteúdos da qualificação profissional oferecida pela FUNASE ajudam este grupo a alcançar suas metas quando retornam a sua comunidade. Foi selecionado um grupo de adolescentes, do sexo masculino, que estiveram na FUNASE e foram expostos ao programa de qualificação profissional, como também, profissionais e funcionários ligados a temática. Em seguida, fez-se uma entrevista semi estruturada, a qual foi gravada e após, transcrita para ser analisada. A análise foi realizada usando a Técnica de análise de conteúdo de Bardin. As teorias da Psicanálise e do Vínculo foram tomadas como referencial teórico do estudo. O projeto recebeu aprovação do comitê de ética e os participantes foram convidados a assinar um TCLE. Foi evidenciado que os participantes têm uma boa percepção do programa de qualificação profissional desenvolvido pela FUNASE o que deixou claro que o mesmo concentrou sonhos e esperanças nos adolescentes. O estudo também trouxe a evidência do papel essencial da família, no processo de ressocialização destes jovens em suas comunidades após o fim das medidas sócio educativas na FUNASE. Foi observado ainda, que o programa de qualificação profissional precisa superar alguns obstáculos como o aperfeiçoamento do projeto político pedagógico, adequar-se ao mercado de trabalho local e o baixo nível de escolarização dos adolescentes infratores |
id |
UFPE_0aa31a43963d0ddd705dea8cac63a44f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufpe.br:123456789/8472 |
network_acronym_str |
UFPE |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPE |
repository_id_str |
|
spelling |
Qualificação profissional na trajetória de vida de jovens que passaram pela FunaseAdolescentes em conflito com a leiRessocializaçãoQualificação profissionalVinculoReconhecimentoO objetivo do presente estudo foi analisar o programa de qualificação profissional oferecido a adolescentes em conflito com a lei durante o tempo que eles cumpriam medidas sócioeducativas na FUNASE, do Governo de Pernambuco para adolescentes infratores. Em adição, foi observado como os conteúdos da qualificação profissional oferecida pela FUNASE ajudam este grupo a alcançar suas metas quando retornam a sua comunidade. Foi selecionado um grupo de adolescentes, do sexo masculino, que estiveram na FUNASE e foram expostos ao programa de qualificação profissional, como também, profissionais e funcionários ligados a temática. Em seguida, fez-se uma entrevista semi estruturada, a qual foi gravada e após, transcrita para ser analisada. A análise foi realizada usando a Técnica de análise de conteúdo de Bardin. As teorias da Psicanálise e do Vínculo foram tomadas como referencial teórico do estudo. O projeto recebeu aprovação do comitê de ética e os participantes foram convidados a assinar um TCLE. Foi evidenciado que os participantes têm uma boa percepção do programa de qualificação profissional desenvolvido pela FUNASE o que deixou claro que o mesmo concentrou sonhos e esperanças nos adolescentes. O estudo também trouxe a evidência do papel essencial da família, no processo de ressocialização destes jovens em suas comunidades após o fim das medidas sócio educativas na FUNASE. Foi observado ainda, que o programa de qualificação profissional precisa superar alguns obstáculos como o aperfeiçoamento do projeto político pedagógico, adequar-se ao mercado de trabalho local e o baixo nível de escolarização dos adolescentes infratoresUniversidade Federal de PernambucoMarcos de Medeiros Gomes de Matos, Aécio Estacio de Lucena, José2014-06-12T23:00:16Z2014-06-12T23:00:16Z2011-01-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfEstacio de Lucena, José; Marcos de Medeiros Gomes de Matos, Aécio. Qualificação profissional na trajetória de vida de jovens que passaram pela Funase. 2011. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2011.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/8472porAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPE2019-10-25T05:25:27Zoai:repositorio.ufpe.br:123456789/8472Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212019-10-25T05:25:27Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Qualificação profissional na trajetória de vida de jovens que passaram pela Funase |
title |
Qualificação profissional na trajetória de vida de jovens que passaram pela Funase |
spellingShingle |
Qualificação profissional na trajetória de vida de jovens que passaram pela Funase Estacio de Lucena, José Adolescentes em conflito com a lei Ressocialização Qualificação profissional Vinculo Reconhecimento |
title_short |
Qualificação profissional na trajetória de vida de jovens que passaram pela Funase |
title_full |
Qualificação profissional na trajetória de vida de jovens que passaram pela Funase |
title_fullStr |
Qualificação profissional na trajetória de vida de jovens que passaram pela Funase |
title_full_unstemmed |
Qualificação profissional na trajetória de vida de jovens que passaram pela Funase |
title_sort |
Qualificação profissional na trajetória de vida de jovens que passaram pela Funase |
author |
Estacio de Lucena, José |
author_facet |
Estacio de Lucena, José |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Marcos de Medeiros Gomes de Matos, Aécio |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Estacio de Lucena, José |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Adolescentes em conflito com a lei Ressocialização Qualificação profissional Vinculo Reconhecimento |
topic |
Adolescentes em conflito com a lei Ressocialização Qualificação profissional Vinculo Reconhecimento |
description |
O objetivo do presente estudo foi analisar o programa de qualificação profissional oferecido a adolescentes em conflito com a lei durante o tempo que eles cumpriam medidas sócioeducativas na FUNASE, do Governo de Pernambuco para adolescentes infratores. Em adição, foi observado como os conteúdos da qualificação profissional oferecida pela FUNASE ajudam este grupo a alcançar suas metas quando retornam a sua comunidade. Foi selecionado um grupo de adolescentes, do sexo masculino, que estiveram na FUNASE e foram expostos ao programa de qualificação profissional, como também, profissionais e funcionários ligados a temática. Em seguida, fez-se uma entrevista semi estruturada, a qual foi gravada e após, transcrita para ser analisada. A análise foi realizada usando a Técnica de análise de conteúdo de Bardin. As teorias da Psicanálise e do Vínculo foram tomadas como referencial teórico do estudo. O projeto recebeu aprovação do comitê de ética e os participantes foram convidados a assinar um TCLE. Foi evidenciado que os participantes têm uma boa percepção do programa de qualificação profissional desenvolvido pela FUNASE o que deixou claro que o mesmo concentrou sonhos e esperanças nos adolescentes. O estudo também trouxe a evidência do papel essencial da família, no processo de ressocialização destes jovens em suas comunidades após o fim das medidas sócio educativas na FUNASE. Foi observado ainda, que o programa de qualificação profissional precisa superar alguns obstáculos como o aperfeiçoamento do projeto político pedagógico, adequar-se ao mercado de trabalho local e o baixo nível de escolarização dos adolescentes infratores |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-01-31 2014-06-12T23:00:16Z 2014-06-12T23:00:16Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Estacio de Lucena, José; Marcos de Medeiros Gomes de Matos, Aécio. Qualificação profissional na trajetória de vida de jovens que passaram pela Funase. 2011. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2011. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/8472 |
identifier_str_mv |
Estacio de Lucena, José; Marcos de Medeiros Gomes de Matos, Aécio. Qualificação profissional na trajetória de vida de jovens que passaram pela Funase. 2011. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2011. |
url |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/8472 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPE instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) instacron:UFPE |
instname_str |
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
instacron_str |
UFPE |
institution |
UFPE |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPE |
collection |
Repositório Institucional da UFPE |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
repository.mail.fl_str_mv |
attena@ufpe.br |
_version_ |
1833923033081839616 |