Identificação de localidades remotas na Amazônia para atendimento por transporte aéreo subsidiado a partir de critérios de classificação como linha de vida

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: SILVA, Celso José Leão e
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Pernambuco
UFPE
Brasil
Programa de Pos Graduacao em Engenharia Civil
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46321
Resumo: A percepção de que o transporte aéreo promove o crescimento econômico regional tem fomentado investigações sobre o transporte aéreo regional e os incentivos necessários para o seu desenvolvimento. Dependendo dos tipos de financiamento utilizados e dos resultados dos investimentos, vários países estabeleceram estratégias específicas de subsídios visando à integração de suas regiões por meio de serviços aéreos. Por outro lado, alguns estudos explicitam os atributos considerados para as áreas atendidas, demonstrando sua dependência do transporte aéreo por ser o único meio de transporte viável, face à indisponibilidade de acesso por outros modos de transporte. O objetivo desta tese é identificar localidades remotas na região da Amazônia, que justifiquem a aplicação de subsídios públicos para a implementação de rotas aéreas como serviço público essencial para o bem- estar e segurança das populações isoladas. Para isso, foram coletadas informações socioeconômicas de 1.365 rotas subsidiadas em 28 países das Américas, Ásia, Europa e Oceania, total que representa as informações disponibilizadas pelos países que adotam a prática de subsídio ao transporte aéreo por razões diversas. Foi utilizado um modelo estatístico de regressão logística em que os perfis das comunidades atendidas foram divididos em oito clusters, sobre os quais foram aplicados testes de hipóteses, com o que se identificou a não normalidade das distribuições de frequência de todas as variáveis, tanto o conjunto de linhas subsidiadas de natureza econômica quanto aquelas consideradas como linhas de vida, caracterizadas como elo essencial para comunidades remotas. Os dados foram processados com uma modelagem de função de utilidade de linha subsidiada, que indica uma priorização de rotas aéreas a serem subsidiadas. Os resultados revelaram que áreas remotas localizadas em ilhas, altas latitudes ou florestas densas e impenetráveis, dependem quase inteiramente do transporte aéreo como meio de transporte. A função utilidade, simulada para comunidades isoladas da floresta amazônica não atendidas por transporte aéreo e sem outro meio viável de acesso ao transporte, resultou em valores que representam dependência do transporte aéreo, legitimando a continuidade da existência de subsídio para serviços como requisito fundamental para acesso da população em suas necessidades de deslocamento.
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O objetivo desta tese é identificar localidades remotas na região da Amazônia, que justifiquem a aplicação de subsídios públicos para a implementação de rotas aéreas como serviço público essencial para o bem- estar e segurança das populações isoladas. Para isso, foram coletadas informações socioeconômicas de 1.365 rotas subsidiadas em 28 países das Américas, Ásia, Europa e Oceania, total que representa as informações disponibilizadas pelos países que adotam a prática de subsídio ao transporte aéreo por razões diversas. Foi utilizado um modelo estatístico de regressão logística em que os perfis das comunidades atendidas foram divididos em oito clusters, sobre os quais foram aplicados testes de hipóteses, com o que se identificou a não normalidade das distribuições de frequência de todas as variáveis, tanto o conjunto de linhas subsidiadas de natureza econômica quanto aquelas consideradas como linhas de vida, caracterizadas como elo essencial para comunidades remotas. Os dados foram processados com uma modelagem de função de utilidade de linha subsidiada, que indica uma priorização de rotas aéreas a serem subsidiadas. Os resultados revelaram que áreas remotas localizadas em ilhas, altas latitudes ou florestas densas e impenetráveis, dependem quase inteiramente do transporte aéreo como meio de transporte. A função utilidade, simulada para comunidades isoladas da floresta amazônica não atendidas por transporte aéreo e sem outro meio viável de acesso ao transporte, resultou em valores que representam dependência do transporte aéreo, legitimando a continuidade da existência de subsídio para serviços como requisito fundamental para acesso da população em suas necessidades de deslocamento.The perception that air transport promotes regional economic growth has fostered investigations on regional air transport and the necessary incentives for its development. Depending on the types of financing used and the results of investments, several countries have established specific subsidy strategies aimed at integrating their regions through air services. On the other hand, some studies explain the attributes considered for the areas served, demonstrating their dependence on air transport as it is the only viable means of transport, given the unavailability of access by other modes of transport. The objective of this thesis is to identify remote locations in the Amazon region that justify the application of public subsidies for the implementation of air routes as an essential public service for the well-being and safety of isolated populations. For this, socioeconomic information was collected from 1,365 subsidized routes in 28 countries in the Americas, Asia, Europe and Oceania, a total that represents the information made available by countries that adopt the practice of subsidy to air transport for different reasons. A logistic regression statistical model was used in which the profiles of the communities served were divided into eight clusters, on which hypothesis tests were applied, with which the non-normality of the frequency distributions of all variables was identified, both the set of subsidized lines of an economic nature as well as those considered as life lines, characterized as an essential link for remote communities. The data were processed with a subsidized line utility function modeling, which indicates a prioritization of air routes to be subsidized. The results revealed that remote areas located on islands, high latitudes or dense and impenetrable forests, depend almost entirely on air transport as a means of transport. The utility function, simulated for isolated communities in the Amazon rainforest not served by air transport and with no other viable means of access to transport, resulted in values that represent dependence on air transport, legitimizing the continued existence of subsidies for services as a fundamental requirement for access. of the population in their displacement needs.Universidade Federal de PernambucoUFPEBrasilPrograma de Pos Graduacao em Engenharia CivilANDRADE, Mauricio Oliveira deFALCÃO, Viviane Adrianohttp://lattes.cnpq.br/3436358777626391http://lattes.cnpq.br/0093267389008960http://lattes.cnpq.br/9881982810273990SILVA, Celso José Leão e2022-09-12T12:06:26Z2022-09-12T12:06:26Z2022-02-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfLEÃO, Celso José e Silva. Identificação de localidades remotas na Amazônia para atendimento por transporte aéreo subsidiado a partir de critérios de classificação como linha de vida. 2022. 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