Definição de diretrizes para autorizações de voos para as empresas aéreas

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2014
Autor(a) principal: Queiroz, Marcelo Pereira
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://repositorio.unb.br/handle/10482/17241
Resumo: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2014.
id UNB_3de55746a7f183baa072fe760e1751e1
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/17241
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Definição de diretrizes para autorizações de voos para as empresas aéreasDefinition of guidelines for permits for airlines flightsTransportes - planejamento - BrasilTransporte aéreo - administraçãoDesenvolvimento econômicoAviação CivilTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2014.A relação entre aviação civil e desenvolvimento vem sendo estudada há anos. No Brasil, tal iniciativa começou em 1910 com a elaboração de diversos planos e medidas regulatórias de aviação civil, mas que, por diversos fatores, como a incompatibilidade com os planos de desenvolvimento econômico regional do governo. Sob esse aspecto, essa tese tem como principal objetivo desenvolver uma metodologia para a elaboração e monitoramento da rede de serviços aéreos que possibilite incentivar a expansão dos serviços aéreos estimulando o desenvolvimento econômico regional, observando as limitações de liberdade de oferta e de tarifas vigentes, fornecendo, desta maneira, diretrizes para as autorizações de voos para as empresas aéreas, fundamentada na Teoria dos Polos de Crescimento e de Desenvolvimento, por meio do estudos hierárquicos de localidades, na Teoria de Redes Complexas e na Metodologia para Desenvolvimento de Indicadores. Como resultado, foi elaborado a rede de serviços aéreos domésticos, contendo os polos competitivos e os polos de SAE’s, além da definição das ligações entre esses polos, sendo definido também os indicadores para o monitoramento não somente da rede, como também dos polos e das ligações. Sob tais aspectos, ao considerar que os SAE’s deveriam aumentar a acessibilidade da região norte brasileira, foi obtida uma rede mais acessível e com maior cobertura espacial. Logo, foi confirmada a relevância da proposta desta pesquisa por comprovar a viabilidade da metodologia, fornecendo diretrizes para as autorizações de voos das empresas aéreas. Desse modo, foi verificado, por meio da metodologia, que é possível elaborar uma rede de serviços aéreos doméstica com maior acessibilidade e cobertura espacial, ao se identificar os polos de SAE’s, baseados na Teoria dos Polos de Crescimento e de Desenvolvimento. Foi verificado também, por meio da metodologia, que os indicadores desenvolvidos permitem acompanhar os resultados operacionais desta rede, fornecendo elementos para tomada de decisão das instituições de governo. ____________________________________________________________________________________ ABSTRACTThe relationship between civil aviation and development has been studied for years. In Brazil, such matter began in 1910 with the elaboration of several plans and regulatory measures of civil aviation. However, due to many factors, such as incompatibility with regional economic development plans of the government. Under these aspects, the goal of this is to develop a methodology for the construction and monitoring of air services network that enables encouraging the expansion of air services stimulating regional economic development, noting the limitations of freedom of supply and tariff in force, providing, this way, guidelines for the authorization of flights to airline companies. This network was developed for stimulating the regional economic growth and development based on the Growth and Development Poles Theory, through the hierarchical studies of locations, on Complex Networks Theory and on Methodology for Development Indicators. As a result, the network of domestic air services was prepared, containing the competitive poles and Essential Air Services poles, in addition to defining the links between these poles. Indicators for monitoring the network, of poles and connections were also overall result of the methodology. Under these aspects, considering that the Essential Air Service should increase the accessibility of Brazilian northern region, a more affordable and with greater spatial coverage network was obtained. Therefore, it can be affirmed that the proposal is important because the feasibility of the methodology has been approved, providing guidelines for the authorization of flights of the airlines. Thus, the methodology showed that it is possible to build a network of domestic air services with greater accessibility and spatial coverage, to identify the Essential Air Services poles, based on the Growth and Development Poles Theory. The methodology was also showed that the developed indicators allow monitoring the results of the network, providing data for decision making of government institutions.Faculdade de Tecnologia (FT)Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC)Programa de Pós-Graduação em TransportesShimoishi, José MatsuoQueiroz, Marcelo Pereira2014-12-04T19:18:01Z2014-12-04T19:18:01Z2014-12-042014-09-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfQUEIROZ, Marcelo Pereira. Definição de diretrizes para autorizações de voos para as empresas aéreas. 2014. xv, 131 f., il. Tese (Doutorado em Transportes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.http://repositorio.unb.br/handle/10482/17241A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições:Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-02-08T17:38:42Zoai:repositorio.unb.br:10482/17241Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-02-08T17:38:42Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Definição de diretrizes para autorizações de voos para as empresas aéreas
Definition of guidelines for permits for airlines flights
title Definição de diretrizes para autorizações de voos para as empresas aéreas
spellingShingle Definição de diretrizes para autorizações de voos para as empresas aéreas
Queiroz, Marcelo Pereira
Transportes - planejamento - Brasil
Transporte aéreo - administração
Desenvolvimento econômico
Aviação Civil
title_short Definição de diretrizes para autorizações de voos para as empresas aéreas
title_full Definição de diretrizes para autorizações de voos para as empresas aéreas
title_fullStr Definição de diretrizes para autorizações de voos para as empresas aéreas
title_full_unstemmed Definição de diretrizes para autorizações de voos para as empresas aéreas
title_sort Definição de diretrizes para autorizações de voos para as empresas aéreas
author Queiroz, Marcelo Pereira
author_facet Queiroz, Marcelo Pereira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Shimoishi, José Matsuo
dc.contributor.author.fl_str_mv Queiroz, Marcelo Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Transportes - planejamento - Brasil
Transporte aéreo - administração
Desenvolvimento econômico
Aviação Civil
topic Transportes - planejamento - Brasil
Transporte aéreo - administração
Desenvolvimento econômico
Aviação Civil
description Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2014.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-04T19:18:01Z
2014-12-04T19:18:01Z
2014-12-04
2014-09-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv QUEIROZ, Marcelo Pereira. Definição de diretrizes para autorizações de voos para as empresas aéreas. 2014. xv, 131 f., il. Tese (Doutorado em Transportes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/17241
identifier_str_mv QUEIROZ, Marcelo Pereira. Definição de diretrizes para autorizações de voos para as empresas aéreas. 2014. xv, 131 f., il. Tese (Doutorado em Transportes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/17241
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814515306290216960