O movimento de cultura popular do Recife (1962-1964) : memórias sobre o projeto de educação de pessoas adultas

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: HOLANDA, Stefani Tamires Alves Ribeiro
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Pernambuco
UFPE
Brasil
Programa de Pos Graduacao em Educacao Contemporanea / CAA
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46732
Resumo: O presente estudo dimensiona as memórias sobre o processo de alfabetização de pessoas adultas, na cidade do Recife, no período de 1960-1964, a partir da atuação do Movimento de Cultura Popular (MCP). São ressaltadas, assim, as contribuições do Movimento para mobilizar a população em torno da educação e para a transformação social. Neste sentido, a pesquisa articula os movimentos epistêmicos, teóricos e políticos de resgate-reflexão propostos pelo MCP. A seguinte problemática sustentou a pesquisa: Quais os principais sentidos sobre a alfabetização de pessoas adultas mobilizados pelo Movimento de Cultura Popular do Recife, entre os anos de 1962 e 1964? A partir da questão proposta, o objetivo geral da pesquisa consistiu em compreender quais os principais sentidos sobre a alfabetização de pessoas adultas mobilizados pelo Movimento de Cultura do Recife, entre os anos de 1962 e 1964. A abordagem eleita à pesquisa se inscreve em uma perspectiva histórica e qualitativa, buscando a compreensão e interpretações dos fatos e experiências que foram mapeadas. A pesquisa desenvolvida, de cunho documental, articula a compreensão e a interpretação dos documentos, procurando resgatar parte significativa das memórias do Movimento. Os resultados apontam que as ações do Movimento mobilizaram sentidos sobre a alfabetização numa proposta ampla, que rompeu a perspectiva de atos vazios, maquinais, de mera decodificação silábica, no ato de ler e escrever. Tais sentidos envolveram um contexto de lutas sociais, de experiências, sensibilidades e reconhecimento político. Em suma, o sentido sobre a alfabetização, para o Movimento, transcendeu e ressignificou a noção de projeto educativo, consolidando possibilidades outras sobre o fazer pedagógico que podem existir na perspectiva da palavra educ(ação).
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spelling O movimento de cultura popular do Recife (1962-1964) : memórias sobre o projeto de educação de pessoas adultasCultura popular – Recife (PE)Educação de adultos – Recife (PE)Alfabetização – Recife (PE)Memória coletiva – Recife (PE)O presente estudo dimensiona as memórias sobre o processo de alfabetização de pessoas adultas, na cidade do Recife, no período de 1960-1964, a partir da atuação do Movimento de Cultura Popular (MCP). São ressaltadas, assim, as contribuições do Movimento para mobilizar a população em torno da educação e para a transformação social. Neste sentido, a pesquisa articula os movimentos epistêmicos, teóricos e políticos de resgate-reflexão propostos pelo MCP. A seguinte problemática sustentou a pesquisa: Quais os principais sentidos sobre a alfabetização de pessoas adultas mobilizados pelo Movimento de Cultura Popular do Recife, entre os anos de 1962 e 1964? A partir da questão proposta, o objetivo geral da pesquisa consistiu em compreender quais os principais sentidos sobre a alfabetização de pessoas adultas mobilizados pelo Movimento de Cultura do Recife, entre os anos de 1962 e 1964. A abordagem eleita à pesquisa se inscreve em uma perspectiva histórica e qualitativa, buscando a compreensão e interpretações dos fatos e experiências que foram mapeadas. A pesquisa desenvolvida, de cunho documental, articula a compreensão e a interpretação dos documentos, procurando resgatar parte significativa das memórias do Movimento. Os resultados apontam que as ações do Movimento mobilizaram sentidos sobre a alfabetização numa proposta ampla, que rompeu a perspectiva de atos vazios, maquinais, de mera decodificação silábica, no ato de ler e escrever. Tais sentidos envolveram um contexto de lutas sociais, de experiências, sensibilidades e reconhecimento político. Em suma, o sentido sobre a alfabetização, para o Movimento, transcendeu e ressignificou a noção de projeto educativo, consolidando possibilidades outras sobre o fazer pedagógico que podem existir na perspectiva da palavra educ(ação).CAPESThis paper discusses the relationship between the Popular Culture Movement (MCP) and the literacy of adult people in Recife in the 1960-1964 period. Emphasazing, thus, the contributions of the Movement in search of a mobilization of the population for a social transformation. It presentes a universe of proposals that highlights the relationship between art-education-popular culture. In this sense, the research makes an epistemic rescue-reflection movement. The following problem suports the research: What are the main meanings about the literacy of adult people mobilized by the Movement of Popular Culture in Recife, between the years 1962 and 1964? From the proposed question, the general objective of this research is to understand which are the main meanings about the literacy of adult people mobilized by the Movement of Popular Culture in Recife, between the years 1962 and 1964. The approach of this research is inscribed in a qualitative perspective seeking understanding and interpretations of facts and experiences. Still in this panorama, we consider the research developed as documentary, since it, through the understanding and interpretation of documents, rescues and important part of the story. In this sense, we understand that the work proposes to consider and interpret some attributions and meanings that were built in the documents related to the MCP and its relationship with Adult Education. The results show that the Movement's actions mobilized meanings about literacy in a broad proposal, which broke the perspective of empty, mechanical acts, of mere syllabic decoding, in the act of reading and writing. Such meanings involved a context of social struggles, experiences, sensitivities and political recognition. In short, the meaning of literacy, for the Movement, has transcended and re-signified the notion of an educational project, consolidating other possibilities about pedagogical practice that may exist in the perspective of the word educ (action).Universidade Federal de PernambucoUFPEBrasilPrograma de Pos Graduacao em Educacao Contemporanea / CAACARVALHO, Mário Faria dehttp://lattes.cnpq.br/0818981235015339http://lattes.cnpq.br/9631923493264179HOLANDA, Stefani Tamires Alves Ribeiro2022-09-27T13:43:58Z2022-09-27T13:43:58Z2021-04-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfHOLANDA, Stefani Tamires Alves Ribeiro. O movimento de cultura popular do Recife (1962-1964): memórias sobre o projeto de educação de pessoas adultas. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação Contemporânea) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46732ark:/64986/001300000xm36porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPE2022-09-28T05:58:33Zoai:repositorio.ufpe.br:123456789/46732Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212022-09-28T05:58:33Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false
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