Qualidade dos solos da Bacia do Rio Natuba, Pernambuco / Jane Miranda Ventura

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2013
Autor(a) principal: VENTURA, Jane Miranda
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Pernambuco
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/12168
Resumo: Os estudos físicos dos solos objetivam entender a funcionalidade dos solos e o seu comportamento para propostas de uso e manejo apropriado dos solos, pois os fatores físicos afetam diretamente o crescimento e desenvolvimento dos cultivos, e por consequência, a renda e as condições sociais e econômicas dos pequenos agricultores locais. A área deste estudo é a sub-bacia do rio Natuba, que está inserida na bacia do rio Capibaribe, no Estado de Pernambuco, Brasil e localizada em dois municípios, Vitória de Santo Antão e Pombos. O objetivo principal deste trabalho foi elaborar a caracterização da qualidade física dos solos mais representativos da sub-bacia do Natuba, visando futuras indicações de manejos agrícolas mais apropriados. Para atingir tal objetivo foram feitas coletas de solo em campo e em laboratório foram analisados parâmetros físicos dos solos por meio de dados sobre a: porosidade total; condutividade hidráulica saturada do solo; resistência do solo à penetração, e; estabilidade de agregados. Foram coletadas e analisadas amostras de solos em quatro perfis: LATOSSOLO AMARELO Distrocoeso típico em área de mata/vegetação secundária em regeneração; ARGISSOLO AMARELO Distrocoeso endoáquico sob pastagem natural; ARGISSOLO VERMELHO Distrófico típico sob policultura, e; ARGISSOLO VERMELHO-AMARELO Distrocoeso epiáquico sob pastagem com presença de fruteiras. A análise da estabilidade dos agregados das classes de solo em diferentes sistemas de uso avaliados neste trabalho permite constatar que: Os principais fatores responsáveis pela estabilidade dos agregados foram: o carbono e matéria orgânica, composição textural e manejo do solo. De um modo geral os resultados de Ksat no horizonte superficial pode ser justificado pela textura mais arenosa nos primeiros horizontes, teor de argila e matéria orgânica. O teor de matéria orgânica também teve papel importante no volume total de poros dos solos e na resistência à penetração de raízes.
id UFPE_5ee131cdaf3c415ae04793bbd1de15f1
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpe.br:123456789/12168
network_acronym_str UFPE
network_name_str Repositório Institucional da UFPE
repository_id_str
spelling Qualidade dos solos da Bacia do Rio Natuba, Pernambuco / Jane Miranda VenturaPorosidade totalCondutividade hidráulicaResistência à penetraçãoEstabilidade de agregadosLatossolosArgissolosOs estudos físicos dos solos objetivam entender a funcionalidade dos solos e o seu comportamento para propostas de uso e manejo apropriado dos solos, pois os fatores físicos afetam diretamente o crescimento e desenvolvimento dos cultivos, e por consequência, a renda e as condições sociais e econômicas dos pequenos agricultores locais. A área deste estudo é a sub-bacia do rio Natuba, que está inserida na bacia do rio Capibaribe, no Estado de Pernambuco, Brasil e localizada em dois municípios, Vitória de Santo Antão e Pombos. O objetivo principal deste trabalho foi elaborar a caracterização da qualidade física dos solos mais representativos da sub-bacia do Natuba, visando futuras indicações de manejos agrícolas mais apropriados. Para atingir tal objetivo foram feitas coletas de solo em campo e em laboratório foram analisados parâmetros físicos dos solos por meio de dados sobre a: porosidade total; condutividade hidráulica saturada do solo; resistência do solo à penetração, e; estabilidade de agregados. Foram coletadas e analisadas amostras de solos em quatro perfis: LATOSSOLO AMARELO Distrocoeso típico em área de mata/vegetação secundária em regeneração; ARGISSOLO AMARELO Distrocoeso endoáquico sob pastagem natural; ARGISSOLO VERMELHO Distrófico típico sob policultura, e; ARGISSOLO VERMELHO-AMARELO Distrocoeso epiáquico sob pastagem com presença de fruteiras. A análise da estabilidade dos agregados das classes de solo em diferentes sistemas de uso avaliados neste trabalho permite constatar que: Os principais fatores responsáveis pela estabilidade dos agregados foram: o carbono e matéria orgânica, composição textural e manejo do solo. De um modo geral os resultados de Ksat no horizonte superficial pode ser justificado pela textura mais arenosa nos primeiros horizontes, teor de argila e matéria orgânica. O teor de matéria orgânica também teve papel importante no volume total de poros dos solos e na resistência à penetração de raízes.Universidade Federal de PernambucoARAÚJO, Maria do Socorro Bezerra deARAÚJO FILHO, José Coelho deVENTURA, Jane Miranda2015-03-12T14:41:00Z2015-03-12T14:41:00Z2013-05-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/12168porAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPE2019-10-25T20:08:39Zoai:repositorio.ufpe.br:123456789/12168Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212019-10-25T20:08:39Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false
dc.title.none.fl_str_mv Qualidade dos solos da Bacia do Rio Natuba, Pernambuco / Jane Miranda Ventura
title Qualidade dos solos da Bacia do Rio Natuba, Pernambuco / Jane Miranda Ventura
spellingShingle Qualidade dos solos da Bacia do Rio Natuba, Pernambuco / Jane Miranda Ventura
VENTURA, Jane Miranda
Porosidade total
Condutividade hidráulica
Resistência à penetração
Estabilidade de agregados
Latossolos
Argissolos
title_short Qualidade dos solos da Bacia do Rio Natuba, Pernambuco / Jane Miranda Ventura
title_full Qualidade dos solos da Bacia do Rio Natuba, Pernambuco / Jane Miranda Ventura
title_fullStr Qualidade dos solos da Bacia do Rio Natuba, Pernambuco / Jane Miranda Ventura
title_full_unstemmed Qualidade dos solos da Bacia do Rio Natuba, Pernambuco / Jane Miranda Ventura
title_sort Qualidade dos solos da Bacia do Rio Natuba, Pernambuco / Jane Miranda Ventura
author VENTURA, Jane Miranda
author_facet VENTURA, Jane Miranda
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv ARAÚJO, Maria do Socorro Bezerra de
ARAÚJO FILHO, José Coelho de
dc.contributor.author.fl_str_mv VENTURA, Jane Miranda
dc.subject.por.fl_str_mv Porosidade total
Condutividade hidráulica
Resistência à penetração
Estabilidade de agregados
Latossolos
Argissolos
topic Porosidade total
Condutividade hidráulica
Resistência à penetração
Estabilidade de agregados
Latossolos
Argissolos
description Os estudos físicos dos solos objetivam entender a funcionalidade dos solos e o seu comportamento para propostas de uso e manejo apropriado dos solos, pois os fatores físicos afetam diretamente o crescimento e desenvolvimento dos cultivos, e por consequência, a renda e as condições sociais e econômicas dos pequenos agricultores locais. A área deste estudo é a sub-bacia do rio Natuba, que está inserida na bacia do rio Capibaribe, no Estado de Pernambuco, Brasil e localizada em dois municípios, Vitória de Santo Antão e Pombos. O objetivo principal deste trabalho foi elaborar a caracterização da qualidade física dos solos mais representativos da sub-bacia do Natuba, visando futuras indicações de manejos agrícolas mais apropriados. Para atingir tal objetivo foram feitas coletas de solo em campo e em laboratório foram analisados parâmetros físicos dos solos por meio de dados sobre a: porosidade total; condutividade hidráulica saturada do solo; resistência do solo à penetração, e; estabilidade de agregados. Foram coletadas e analisadas amostras de solos em quatro perfis: LATOSSOLO AMARELO Distrocoeso típico em área de mata/vegetação secundária em regeneração; ARGISSOLO AMARELO Distrocoeso endoáquico sob pastagem natural; ARGISSOLO VERMELHO Distrófico típico sob policultura, e; ARGISSOLO VERMELHO-AMARELO Distrocoeso epiáquico sob pastagem com presença de fruteiras. A análise da estabilidade dos agregados das classes de solo em diferentes sistemas de uso avaliados neste trabalho permite constatar que: Os principais fatores responsáveis pela estabilidade dos agregados foram: o carbono e matéria orgânica, composição textural e manejo do solo. De um modo geral os resultados de Ksat no horizonte superficial pode ser justificado pela textura mais arenosa nos primeiros horizontes, teor de argila e matéria orgânica. O teor de matéria orgânica também teve papel importante no volume total de poros dos solos e na resistência à penetração de raízes.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-05-31
2015-03-12T14:41:00Z
2015-03-12T14:41:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/12168
url https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/12168
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPE
instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron:UFPE
instname_str Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron_str UFPE
institution UFPE
reponame_str Repositório Institucional da UFPE
collection Repositório Institucional da UFPE
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
repository.mail.fl_str_mv attena@ufpe.br
_version_ 1856041952749813760