Interpretação de infográficos estatísticos por estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: DINIZ, Waleska Stefany Moura
Orientador(a): GUIMARÃES, Gilda Lisbôa
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Pernambuco
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pos Graduacao em Educacao Matematica e Tecnologica
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43780
Resumo: Atualmente observamos o uso de infográficos nos mais variados meios de informação. Entretanto, estudos que abordem se e como crianças compreendem essas representações são bem escassos. Assim, este estudo tem como objetivo investigar como estudantes de 3o e 5o anos do Ensino Fundamental interpretam infográficos estatísticos, buscando, especificamente, investigar a forma como os alunos fazem a leitura dos infográficos estatísticos, observando a ordem e os elementos que se destacam; verificar se o ano escolar tem influência sobre a interpretação dos infográficos; identificar os elementos facilitadores e dificultadores da interpretação dos dados nos infográficos e discutir os elementos cognitivos e disposicionais mobilizados pelos estudantes ao interpretar infográficos estatísticos, na perspectiva do Letramento Estatístico. Para o desenvolvimento da pesquisa, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com aproximação do método clínico-piagetiano com 20 estudantes de 3o e 5o anos de cidades da Região Metropolitana de Recife. As entrevistas envolveram questões de interpretação de dois infográficos estatísticos retirados de revistas destinadas ao público infantojuvenil. Os resultados apontaram que alguns alunos, principalmente do 3o ano, realizaram uma leitura não linear, a partir dos elementos que os chamavam atenção, enquanto vários alunos do 5o ano realizaram uma leitura linear, como em texto convencional. Porém, independentemente do ano escolar, a ordem de leitura não interferiu na interpretação dos infográficos. Estudantes de ambos os anos, em sua maioria, mostraram ser capazes de ler e compreender os dados apresentados em texto e em diferentes tipos de gráficos, bem como reconhecer porcentagens e compreender grandes quantidades e números decimais. Além disso, avaliaram de forma crítica e elaboraram suas próprias conclusões sobre os dados, tomando decisões para resolver a situação do desperdício de comida e da produção do lixo e do seu descarte incorreto. Porém, os estudantes do 5o ano interpretaram mais e demonstraram mais autonomia durante as análises dos dados. Para compreender as mensagens estatísticas dos infográficos, os estudantes mobilizaram elementos cognitivos, como as habilidades de letramento e os conhecimentos estatísticos, matemáticos e de contexto/mundo. Para avaliar criticamente as informações, concluir sobre os dados e tomar decisões, demonstraram mobilizar além de elementos cognitivos como o conhecimento de mundo e as habilidades críticas, também demonstraram elementos disposicionais como postura crítica e suas crenças e atitudes. Alguns conhecimentos matemáticos foram elementos dificultadores da compreensão, como as ordens de grandeza de milhões e bilhões, unidades de medida da grandeza área em hectares e massa em toneladas e os números decimais. Entretanto, apesar de dificultarem a compreensão não impossibilitaram a mesma. Dessa forma, defendemos que eles sejam trabalhados nas salas de aulas dos anos iniciais como forma de desenvolver aprendizagens em relação aos conceitos de diferentes áreas de conhecimento de forma interdisciplinar. Consideramos fundamental que os estudantes sejam letrados estatisticamente, para que possam compreender e refletir criticamente a respeito das informações veiculadas através de infográficos.
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spelling DINIZ, Waleska Stefany Mourahttp://lattes.cnpq.br/7050467038275437http://lattes.cnpq.br/2681053695821897GUIMARÃES, Gilda Lisbôa2022-04-11T16:59:24Z2022-04-11T16:59:24Z2022-01-27DINIZ, Waleska Stefany Moura. Interpretação de infográficos estatísticos por estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43780Atualmente observamos o uso de infográficos nos mais variados meios de informação. Entretanto, estudos que abordem se e como crianças compreendem essas representações são bem escassos. Assim, este estudo tem como objetivo investigar como estudantes de 3o e 5o anos do Ensino Fundamental interpretam infográficos estatísticos, buscando, especificamente, investigar a forma como os alunos fazem a leitura dos infográficos estatísticos, observando a ordem e os elementos que se destacam; verificar se o ano escolar tem influência sobre a interpretação dos infográficos; identificar os elementos facilitadores e dificultadores da interpretação dos dados nos infográficos e discutir os elementos cognitivos e disposicionais mobilizados pelos estudantes ao interpretar infográficos estatísticos, na perspectiva do Letramento Estatístico. Para o desenvolvimento da pesquisa, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com aproximação do método clínico-piagetiano com 20 estudantes de 3o e 5o anos de cidades da Região Metropolitana de Recife. As entrevistas envolveram questões de interpretação de dois infográficos estatísticos retirados de revistas destinadas ao público infantojuvenil. Os resultados apontaram que alguns alunos, principalmente do 3o ano, realizaram uma leitura não linear, a partir dos elementos que os chamavam atenção, enquanto vários alunos do 5o ano realizaram uma leitura linear, como em texto convencional. Porém, independentemente do ano escolar, a ordem de leitura não interferiu na interpretação dos infográficos. Estudantes de ambos os anos, em sua maioria, mostraram ser capazes de ler e compreender os dados apresentados em texto e em diferentes tipos de gráficos, bem como reconhecer porcentagens e compreender grandes quantidades e números decimais. Além disso, avaliaram de forma crítica e elaboraram suas próprias conclusões sobre os dados, tomando decisões para resolver a situação do desperdício de comida e da produção do lixo e do seu descarte incorreto. Porém, os estudantes do 5o ano interpretaram mais e demonstraram mais autonomia durante as análises dos dados. Para compreender as mensagens estatísticas dos infográficos, os estudantes mobilizaram elementos cognitivos, como as habilidades de letramento e os conhecimentos estatísticos, matemáticos e de contexto/mundo. Para avaliar criticamente as informações, concluir sobre os dados e tomar decisões, demonstraram mobilizar além de elementos cognitivos como o conhecimento de mundo e as habilidades críticas, também demonstraram elementos disposicionais como postura crítica e suas crenças e atitudes. Alguns conhecimentos matemáticos foram elementos dificultadores da compreensão, como as ordens de grandeza de milhões e bilhões, unidades de medida da grandeza área em hectares e massa em toneladas e os números decimais. Entretanto, apesar de dificultarem a compreensão não impossibilitaram a mesma. Dessa forma, defendemos que eles sejam trabalhados nas salas de aulas dos anos iniciais como forma de desenvolver aprendizagens em relação aos conceitos de diferentes áreas de conhecimento de forma interdisciplinar. Consideramos fundamental que os estudantes sejam letrados estatisticamente, para que possam compreender e refletir criticamente a respeito das informações veiculadas através de infográficos.CAPESCurrently, we observe the use of infographics in the most varied media. However, studies that address whether and how children understand these representations are very scarce. Thus, this study aims to investigate how students from 3rd and 5th grades of Elementary School interpret statistical infographics, specifically seeking to investigate how students read statistical infographics, observing the order and the elements that stand out; to verify if the school year has an influence on the interpretation of the infographics; identify the elements that facilitate and hinder the interpretation of data in infographics and discuss the cognitive and dispositional elements mobilized by students when interpreting statistical infographics, from the perspective of Statistical Literacy. For the development of the research, semi- structured interviews were carried out, approaching the clinical-Piagetian method, with 20 students from the 3rd and 5th years of cities in the Metropolitan Region of Recife. The interviews involved questions regarding the interpretation of two statistical infographics taken from magazines aimed at children and adolescents. The results showed that some students, mainly in the 3rd year, carried out a non-linear reading, based on the elements that called their attention, while several students in the 5th year carried out a linear reading, as in conventional text. However, regardless of the school year, the reading order did not interfere with the interpretation of the infographics. Students in both years, for the most part, showed to be able to read and understand data presented in text and in different types of graphics, as well as recognize percentages and understand large quantities and decimal numbers. In addition, they critically evaluated and drew their own conclusions from the data, making decisions to address the situation of food waste and garbage production and its incorrect disposal. However, 5th grade students interpreted more and demonstrated more autonomy during data analysis. To understand the statistical messages of the infographics, the students mobilized cognitive elements, such as literacy skills and statistical, mathematical and context/world knowledge. To critically evaluate information, conclude on the data and make decisions, they demonstrated to mobilize, in addition to cognitive elements such as knowledge of the world and critical skills, they also demonstrated dispositional elements such as critical posture and their beliefs and attitudes. Some mathematical knowledge were elements that made understanding difficult, such as orders of magnitude in millions and billions, units of measurement of the magnitude of area in hectares and mass in tons, and decimal numbers. However, despite making it difficult to understand, they did not make it impossible. In this way, we defend that they be worked in classrooms of the initial years as a way to develop learning in relation to the concepts of different areas of knowledge in an interdisciplinary way. We consider it essential that students be statistically literate, so that they can understand and critically reflect on the information conveyed through infographics.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Educacao Matematica e TecnologicaUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessEducação EstatísticaLetramento EstatísticoInfográficosEnsino Fundamental - MatemáticaUFPE - Pós-graduaçãoInterpretação de infográficos estatísticos por estudantes dos anos iniciais do ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPECC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/43780/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52ORIGINALDISSERTAÇÃO Waleska Stefany Moura Diniz.pdfDISSERTAÇÃO Waleska Stefany Moura Diniz.pdfapplication/pdf2202917https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/43780/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Waleska%20Stefany%20Moura%20Diniz.pdf430913e2ce192fb974a6c5b21fb82f77MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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