O papel dos estágios supervisionados na construção de práticas ativas e inovadoras entre professores em formação na licenciatura em ciências biológicas da UFPE
Ano de defesa: | 2019 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso embargado |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Pernambuco
UFPE Brasil Programa de Pos Graduacao em Educacao em Ciencias e Matematica |
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34502 |
Resumo: | Esta dissertação buscou responder o seguinte problema de pesquisa: como os estágios supervisionados na Licenciatura em Ciências Biológicas da UFPE estão promovendo práticas ativas e inovadoras entre os professores em formação de Ciências e Biologia no último período do curso? Para responder a essa questão, partimos de três hipóteses: (1) os estágios supervisionados precisam de uma reestruturação e atenção maior por parte da Universidade para contribuir de forma significativa para as necessidades formativas dos professores em formação em Ciências Biológicas da UFPE; (2) práticas ativas e inovadoras são temáticas pouco trabalhadas nos cursos de licenciatura em Ciências Biológicas da UFPE, em especial nas disciplinas de Estágio em Ensino de Biologia (1,2,3 e 4) e por fim, se os alunos necessitam ter um melhor direcionamento para a formação docente e o uso de metodologias ativas e inovação pedagógicas. O objetivo geral deste estudo foi analisar o papel dos estágios supervisionados na formação docente na licenciatura de ciências biológicas por meio de práticas ativas e inovadoras. Como objetivos específicos procuramos analisar as concepções de inovação pedagógica e das metodologias ativas dos licenciandos de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Pernambuco e identificar práticas ativas inovadoras na atuação dos licenciados nos campos de estágios. A metodologia compreendeu uma abordagem qualitativa e de campo através da pesquisa-ação a partir do estudo de caso de dezoito (18) professores em formação da Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) que estavam no final da formação, cursando a última disciplina de estágio em ensino de biologia 4 (EEB4). Os procedimentos envolveram aplicação de questionários e atividade realizada na disciplina de EEB4. Os resultados apontaram que os professores em formação têm uma visão limitada sobre inovação pedagógica, definindo-a a partir de aspectos isolados. Sobre o conceito de metodologias ativas a maioria traz o protagonismo do aluno ao defini-la, de modo a romper com o modelo de ensino tradicional. Percebem-se fragilidades na formação inicial, pois quatorze (14) dos dezoito (18) participantes não se sentem preparados para atuar na sala de aula, e, nesse contexto, as disciplinas de estágio não vêm estimulando o desenvolvimento de práticas ativas e inovadoras entre esses professores em formação. |
id |
UFPE_c84ab99d89c23acd17fc746fc22930f2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufpe.br:123456789/34502 |
network_acronym_str |
UFPE |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPE |
repository_id_str |
|
spelling |
O papel dos estágios supervisionados na construção de práticas ativas e inovadoras entre professores em formação na licenciatura em ciências biológicas da UFPEProfessores - Formação – Recife (PE)Ciência – Estudo e ensino – Recife (PE)Programas de estágio – Recife (PE)Prática de ensino – Recife (PE). 5. Aprendizagem ativa – Recife (PE)Esta dissertação buscou responder o seguinte problema de pesquisa: como os estágios supervisionados na Licenciatura em Ciências Biológicas da UFPE estão promovendo práticas ativas e inovadoras entre os professores em formação de Ciências e Biologia no último período do curso? Para responder a essa questão, partimos de três hipóteses: (1) os estágios supervisionados precisam de uma reestruturação e atenção maior por parte da Universidade para contribuir de forma significativa para as necessidades formativas dos professores em formação em Ciências Biológicas da UFPE; (2) práticas ativas e inovadoras são temáticas pouco trabalhadas nos cursos de licenciatura em Ciências Biológicas da UFPE, em especial nas disciplinas de Estágio em Ensino de Biologia (1,2,3 e 4) e por fim, se os alunos necessitam ter um melhor direcionamento para a formação docente e o uso de metodologias ativas e inovação pedagógicas. O objetivo geral deste estudo foi analisar o papel dos estágios supervisionados na formação docente na licenciatura de ciências biológicas por meio de práticas ativas e inovadoras. Como objetivos específicos procuramos analisar as concepções de inovação pedagógica e das metodologias ativas dos licenciandos de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Pernambuco e identificar práticas ativas inovadoras na atuação dos licenciados nos campos de estágios. A metodologia compreendeu uma abordagem qualitativa e de campo através da pesquisa-ação a partir do estudo de caso de dezoito (18) professores em formação da Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) que estavam no final da formação, cursando a última disciplina de estágio em ensino de biologia 4 (EEB4). Os procedimentos envolveram aplicação de questionários e atividade realizada na disciplina de EEB4. Os resultados apontaram que os professores em formação têm uma visão limitada sobre inovação pedagógica, definindo-a a partir de aspectos isolados. Sobre o conceito de metodologias ativas a maioria traz o protagonismo do aluno ao defini-la, de modo a romper com o modelo de ensino tradicional. Percebem-se fragilidades na formação inicial, pois quatorze (14) dos dezoito (18) participantes não se sentem preparados para atuar na sala de aula, e, nesse contexto, as disciplinas de estágio não vêm estimulando o desenvolvimento de práticas ativas e inovadoras entre esses professores em formação.This dissertation sought to answer the following research problem: How are the supervised internships in the UFPE Degree in Biological Sciences promoting active and innovative practices among science and biology teachers in the last period of the course? To answer this question, we start from three hypotheses: (1) the supervised internships need a major restructuring and attention from the University to contribute significantly to the training needs of UFPE Biological Science teachers; (2) Active and innovative practices are themes that are little worked on in the undergraduate courses in Biological Sciences of UFPE, especially in the subjects of Internship in Biology Teaching (1,2,3 and 4) and finally, if students need to have a degree. better direction for teacher education and the use of active methodologies and pedagogical innovation. The general objective of this study was to analyze the role of supervised internships in teacher education in undergraduate life sciences through active and innovative practices. As specific objectives we seek to analyze the concepts of pedagogical innovation and active methodologies of Biological Sciences graduates of the Federal University of Pernambuco and identify innovative active practices in the performance of graduates in internship fields. The methodology comprised a qualitative and field approach through action research based on the case study of eighteen (18) undergraduate teachers of the Biological Sciences Degree of the Federal University of Pernambuco (UFPE) who were at the end of their education, attending the last internship subject in biology teaching 4 (EEB4). The procedures involved application of questionnaires and activity performed in the BSE4 discipline. The results showed that teachers in training have a limited view on pedagogical innovation, defining it from isolated aspects. Regarding the concept of active methodologies most bring the student's role in defining it, in order to break with the traditional teaching model. There are weaknesses in initial training, as fourteen (14) of the eighteen (18) participants do not feel prepared to work in the classroom, and in this context, the internship disciplines have not been encouraging the development of active and innovative practices among students. these teachers in formation.Universidade Federal de PernambucoUFPEBrasilPrograma de Pos Graduacao em Educacao em Ciencias e MatematicaBARROS, Marcos Alexandre de Melohttp://lattes.cnpq.br/9239295693201077http://lattes.cnpq.br/8046533153531261BARROS, Gleize Cristina França de2019-10-11T18:56:09Z2019-10-11T18:56:09Z2019-05-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34502ark:/64986/0013000012spdporAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPE2019-10-26T07:14:10Zoai:repositorio.ufpe.br:123456789/34502Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212019-10-26T07:14:10Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O papel dos estágios supervisionados na construção de práticas ativas e inovadoras entre professores em formação na licenciatura em ciências biológicas da UFPE |
title |
O papel dos estágios supervisionados na construção de práticas ativas e inovadoras entre professores em formação na licenciatura em ciências biológicas da UFPE |
spellingShingle |
O papel dos estágios supervisionados na construção de práticas ativas e inovadoras entre professores em formação na licenciatura em ciências biológicas da UFPE BARROS, Gleize Cristina França de Professores - Formação – Recife (PE) Ciência – Estudo e ensino – Recife (PE) Programas de estágio – Recife (PE) Prática de ensino – Recife (PE). 5. Aprendizagem ativa – Recife (PE) |
title_short |
O papel dos estágios supervisionados na construção de práticas ativas e inovadoras entre professores em formação na licenciatura em ciências biológicas da UFPE |
title_full |
O papel dos estágios supervisionados na construção de práticas ativas e inovadoras entre professores em formação na licenciatura em ciências biológicas da UFPE |
title_fullStr |
O papel dos estágios supervisionados na construção de práticas ativas e inovadoras entre professores em formação na licenciatura em ciências biológicas da UFPE |
title_full_unstemmed |
O papel dos estágios supervisionados na construção de práticas ativas e inovadoras entre professores em formação na licenciatura em ciências biológicas da UFPE |
title_sort |
O papel dos estágios supervisionados na construção de práticas ativas e inovadoras entre professores em formação na licenciatura em ciências biológicas da UFPE |
author |
BARROS, Gleize Cristina França de |
author_facet |
BARROS, Gleize Cristina França de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
BARROS, Marcos Alexandre de Melo http://lattes.cnpq.br/9239295693201077 http://lattes.cnpq.br/8046533153531261 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
BARROS, Gleize Cristina França de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professores - Formação – Recife (PE) Ciência – Estudo e ensino – Recife (PE) Programas de estágio – Recife (PE) Prática de ensino – Recife (PE). 5. Aprendizagem ativa – Recife (PE) |
topic |
Professores - Formação – Recife (PE) Ciência – Estudo e ensino – Recife (PE) Programas de estágio – Recife (PE) Prática de ensino – Recife (PE). 5. Aprendizagem ativa – Recife (PE) |
description |
Esta dissertação buscou responder o seguinte problema de pesquisa: como os estágios supervisionados na Licenciatura em Ciências Biológicas da UFPE estão promovendo práticas ativas e inovadoras entre os professores em formação de Ciências e Biologia no último período do curso? Para responder a essa questão, partimos de três hipóteses: (1) os estágios supervisionados precisam de uma reestruturação e atenção maior por parte da Universidade para contribuir de forma significativa para as necessidades formativas dos professores em formação em Ciências Biológicas da UFPE; (2) práticas ativas e inovadoras são temáticas pouco trabalhadas nos cursos de licenciatura em Ciências Biológicas da UFPE, em especial nas disciplinas de Estágio em Ensino de Biologia (1,2,3 e 4) e por fim, se os alunos necessitam ter um melhor direcionamento para a formação docente e o uso de metodologias ativas e inovação pedagógicas. O objetivo geral deste estudo foi analisar o papel dos estágios supervisionados na formação docente na licenciatura de ciências biológicas por meio de práticas ativas e inovadoras. Como objetivos específicos procuramos analisar as concepções de inovação pedagógica e das metodologias ativas dos licenciandos de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Pernambuco e identificar práticas ativas inovadoras na atuação dos licenciados nos campos de estágios. A metodologia compreendeu uma abordagem qualitativa e de campo através da pesquisa-ação a partir do estudo de caso de dezoito (18) professores em formação da Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) que estavam no final da formação, cursando a última disciplina de estágio em ensino de biologia 4 (EEB4). Os procedimentos envolveram aplicação de questionários e atividade realizada na disciplina de EEB4. Os resultados apontaram que os professores em formação têm uma visão limitada sobre inovação pedagógica, definindo-a a partir de aspectos isolados. Sobre o conceito de metodologias ativas a maioria traz o protagonismo do aluno ao defini-la, de modo a romper com o modelo de ensino tradicional. Percebem-se fragilidades na formação inicial, pois quatorze (14) dos dezoito (18) participantes não se sentem preparados para atuar na sala de aula, e, nesse contexto, as disciplinas de estágio não vêm estimulando o desenvolvimento de práticas ativas e inovadoras entre esses professores em formação. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-10-11T18:56:09Z 2019-10-11T18:56:09Z 2019-05-06 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34502 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/64986/0013000012spd |
url |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34502 |
identifier_str_mv |
ark:/64986/0013000012spd |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/embargoedAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
embargoedAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco UFPE Brasil Programa de Pos Graduacao em Educacao em Ciencias e Matematica |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco UFPE Brasil Programa de Pos Graduacao em Educacao em Ciencias e Matematica |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPE instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) instacron:UFPE |
instname_str |
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
instacron_str |
UFPE |
institution |
UFPE |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPE |
collection |
Repositório Institucional da UFPE |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
repository.mail.fl_str_mv |
attena@ufpe.br |
_version_ |
1828525838785576960 |