Compreensões de letramento estatístico entre licenciandos de matemática : explorando dimensões críticas em situação de formação

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: COSTA JUNIOR, José Roberto
Orientador(a): MONTEIRO, Carlos Eduardo Ferreira
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Pernambuco
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pos Graduacao em Educacao Matematica e Tecnologica
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37704
Resumo: A Estatística é uma importante área de conhecimento para a sociedade, pois atua, principalmente, na produção e análise de dados que têm consequências para a vida das pessoas. O avanço tecnológico tem afetado setores da produção e veiculação de informações estatísticas, algumas dessas repercussões desconsideram, muitas vezes, questões de princípios, valores e ética de respeito à humanidade. Nesse contexto, os professores que ensinam Estatística podem desempenhar um importante papel de transformação, pois podem contribuir para que as pessoas possam interpretar criticamente informações estatísticas veiculadas por diversos meios. As licenciaturas em Matemática, no tocante ao ensino de Estatística, tem como desafio promover o letramento estatístico dos licenciandos de Matemática, mesmo considerando que tais tópicos não são contemplados em todos os cursos. O objetivo desta pesquisa foi analisar compreensões de letramento estatístico de licenciandos de Matemática, no contexto de um curso de formação extracurricular, a partir da exploração de dimensões críticas, na perspectiva teórica de Gal. A abordagem metodológica da pesquisa é essencialmente qualitativa, utilizando-se de uma Revisão Sistemática da Literatura e de uma pesquisa de campo que explorará uma situação de formação entre licenciandos de Matemática. Os resultados da Revisão Sistemática da Literatura indicaram que os estudos na área da Educação Estatística, no âmbito das licenciaturas em Matemática, ainda são escassos, principalmente quando se trata de explorar os aspectos disposicionais que envolvem o letramento estatístico. Em geral, os estudos em Educação Estatística que abordam a temática do letramento estatístico dão ênfase apenas aos aspectos cognitivos do conhecimento. Nossa proposta buscou promover o letramento estatístico entre os licenciandos em Matemática, explorando as dimensões críticas, sob a luz dos aspectos teóricos já consolidados no âmbito da Educação Matemática e da Educação Estatística, quais sejam: letramento, pensamento e raciocínio estatísticos; perspectiva da Educação Matemática Crítica; e teorias relativas à formação do licenciando em Matemática. Os resultados sugerem que, ao lidar com dados relevantes, os participantes se envolvem de maneira eficaz nas interpretações das informações estatísticas, sem se prenderem à necessidade de emitir uma resposta matemática, mas sim, analisam os dados também levando em consideração os seus conhecimentos de outras áreas e experiências prévias com as temáticas. Por outro lado, esses mesmos resultados sugerem a existência de dificuldades relativas a conhecimentos estatísticos e/ou matemáticos que podem limitar, mas não suprimir, a possibilidade de promoção de letramento estatístico. As análises dos dados referentes ao curso de formação indicaram que os licenciandos estavam muito ligados a uma perspectiva da Estatística como parte da Matemática aplicada, apesar das dificuldades relativas a conceitos dessa área. Essas dificuldades talvez expliquem a abertura para a utilização de estratégias alternativas, na interpretação de dados estatísticos. No decorrer dos encontros do curso, percebemos que os licenciandos foram aprimorando a competência de refletir criticamente, demonstrando legitimidade em seus posicionamentos.
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spelling COSTA JUNIOR, José Robertohttp://lattes.cnpq.br/2539297740047254http://lattes.cnpq.br/8396243868031773MONTEIRO, Carlos Eduardo Ferreira2020-08-21T19:40:30Z2020-08-21T19:40:30Z2019-11-26COSTA JUNIOR, José Roberto. Compreensões de letramento estatístico entre licenciandos de matemática: explorando dimensões críticas em situação de formação. 2019. Tese (Doutorado em Educação Matemática e Tecnológica) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37704A Estatística é uma importante área de conhecimento para a sociedade, pois atua, principalmente, na produção e análise de dados que têm consequências para a vida das pessoas. O avanço tecnológico tem afetado setores da produção e veiculação de informações estatísticas, algumas dessas repercussões desconsideram, muitas vezes, questões de princípios, valores e ética de respeito à humanidade. Nesse contexto, os professores que ensinam Estatística podem desempenhar um importante papel de transformação, pois podem contribuir para que as pessoas possam interpretar criticamente informações estatísticas veiculadas por diversos meios. As licenciaturas em Matemática, no tocante ao ensino de Estatística, tem como desafio promover o letramento estatístico dos licenciandos de Matemática, mesmo considerando que tais tópicos não são contemplados em todos os cursos. O objetivo desta pesquisa foi analisar compreensões de letramento estatístico de licenciandos de Matemática, no contexto de um curso de formação extracurricular, a partir da exploração de dimensões críticas, na perspectiva teórica de Gal. A abordagem metodológica da pesquisa é essencialmente qualitativa, utilizando-se de uma Revisão Sistemática da Literatura e de uma pesquisa de campo que explorará uma situação de formação entre licenciandos de Matemática. Os resultados da Revisão Sistemática da Literatura indicaram que os estudos na área da Educação Estatística, no âmbito das licenciaturas em Matemática, ainda são escassos, principalmente quando se trata de explorar os aspectos disposicionais que envolvem o letramento estatístico. Em geral, os estudos em Educação Estatística que abordam a temática do letramento estatístico dão ênfase apenas aos aspectos cognitivos do conhecimento. Nossa proposta buscou promover o letramento estatístico entre os licenciandos em Matemática, explorando as dimensões críticas, sob a luz dos aspectos teóricos já consolidados no âmbito da Educação Matemática e da Educação Estatística, quais sejam: letramento, pensamento e raciocínio estatísticos; perspectiva da Educação Matemática Crítica; e teorias relativas à formação do licenciando em Matemática. Os resultados sugerem que, ao lidar com dados relevantes, os participantes se envolvem de maneira eficaz nas interpretações das informações estatísticas, sem se prenderem à necessidade de emitir uma resposta matemática, mas sim, analisam os dados também levando em consideração os seus conhecimentos de outras áreas e experiências prévias com as temáticas. Por outro lado, esses mesmos resultados sugerem a existência de dificuldades relativas a conhecimentos estatísticos e/ou matemáticos que podem limitar, mas não suprimir, a possibilidade de promoção de letramento estatístico. As análises dos dados referentes ao curso de formação indicaram que os licenciandos estavam muito ligados a uma perspectiva da Estatística como parte da Matemática aplicada, apesar das dificuldades relativas a conceitos dessa área. Essas dificuldades talvez expliquem a abertura para a utilização de estratégias alternativas, na interpretação de dados estatísticos. No decorrer dos encontros do curso, percebemos que os licenciandos foram aprimorando a competência de refletir criticamente, demonstrando legitimidade em seus posicionamentos.Statistics is an important area of knowledge for society as it operates mainly in the production and analysis of data that have consequences for people's lives. Technological advances have affected production sectors and dissemination of statistical information, some of these repercussions often disregard questions of principles, values, ethics and respect for humanity. In this context, teachers who teach statistics can play an important transformative role, as they can help people critically interpret statistical information conveyed by various means. Undergraduate Mathematics, with regard to teaching statistics, has the challenge of promoting the statistical literacy of mathematics graduates, even considering that such topics are not covered in all courses. This research aimed to analyse understandings of statistical literacy of mathematics graduates, in the context of an extra-curricular training course, from the exploration of critical dimensions, in Gal´s theoretical perspective. The methodological approach of the research is essentially qualitative, using a Systematic Literature Review (SLR) and a research field that will explore a teacher education situation among mathematics undergraduates. The results of the Systematic Literature Review indicated that studies in the area of Statistical Education in Mathematics undergraduate studies are still scarce, especially when it comes to exploring the dispositional aspects surrounding statistical literacy. Generally, studies in statistical education that address the theme of statistical literacy emphasize only the cognitive aspects of knowledge. Our proposal sought to promote statistical literacy among undergraduates in Mathematics, exploring critical dimensions, in the light of the theoretical aspects already consolidated in the field of Mathematical Education and Statistical Education, namely: statistical literacy; statistical thinking and reasoning; perspective of Critical Mathematics Education and theories related to the formation of the student in Mathematics. Early results suggested that in dealing with relevant data, participants were effectively involved in the interpretation of statistical information without being bound by the need to give a mathematical answer, but rather to analyse the data also taking into consideration their knowledge of other areas, and previous experiences with the themes. On the other hand, these same results suggest difficulties related to statistical and/or mathematical knowledge that may limit, but not suppress, the possibility of promoting statistical literacy. Analyses of data related to teacher education course indicated that the undergraduates were closely linked to a statistics perspective as part of applied mathematics, despite the difficulties related to concepts in this area. These difficulties may explain the openness to the use of alternative strategies in the interpretation of statistical data. During the course meetings, we noticed that the undergraduates were improving the ability to reflect critically, demonstrating legitimacy in their positions.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Educacao Matematica e TecnologicaUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessLetramento EstatísticoProfessores – Formação continuadaEstatística – Estudo e ensinoUFPE – Pós-graduaçãoCompreensões de letramento estatístico entre licenciandos de matemática : explorando dimensões críticas em situação de formaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisdoutoradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALTESE José Roberto Costa Júnior.pdfTESE José Roberto Costa Júnior.pdfapplication/pdf3304325https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/37704/1/TESE%20Jos%c3%a9%20Roberto%20Costa%20J%c3%banior.pdfafd5e23a75a5be807651ac79b2887617MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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