Recontextualização do Direito de Família em Curso de Graduação do Sul do país: um estudo de caso imagético - contribuições para o Currículo e o Ensino Jurídico.
Ano de defesa: | 2019 |
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Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Pelotas
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Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Educação
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Departamento: |
Faculdade de Educação
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
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Resumo: | Esta dissertação tem como enfoque principal a recontextualização da disciplina de Direito de Família, na Graduação em Direito da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), partindo da visão dos alunos. Trata-se de pesquisa qualitativa realizada por meio de um estudo de caso, no qual analisou-se as imagens do Direito de Família produzidas por alunos de uma turma do referido curso. Outrossim, entrevistou-se o docente responsável pelo componente curricular. Investigou-se o próprio Direito de Família como referência e inferência à recontextualização realizada em sala de aula. Justificou-se o intento na medida em que o contexto social e, em especial, o próprio Direito de Família assume a afetividade e não mais somente os vínculos biológicos. Além disso, destaca-se as várias entidades familiares constituídas nesse cenário. O embasamento teórico utilizado foi construído a partir de aspectos particulares da teoria de Basil Bernstein, partindo de suas conexões entre currículo e poder, organização do conhecimento e distribuição do poder. O método documentário de interpretação foi utilizado para a análise das imagens. A partir do resultado da interpretação imagética emergiu um conjunto de categorias, as quais também foram utilizadas para a sistematização dos dados da investigação. Ao final, o trabalho propiciou conhecer a recontextualização do Direito de Família em uma Faculdade de Direito de Universidade Pública do Sul do país, vindo a contribuir com o campo de estudo do Currículo e do Ensino Jurídico. |
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2020-06-04T00:10:31Z2020-06-022020-06-04T00:10:31Z2019-09-26PASSOS, Juliano da Rosa. Recontextualização do Direito de Família em Curso de Graduação do Sul do país: um estudo de caso imagético - contribuições para o Currículo e o Ensino Jurídico. 2019. 220 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2019.http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5655Esta dissertação tem como enfoque principal a recontextualização da disciplina de Direito de Família, na Graduação em Direito da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), partindo da visão dos alunos. Trata-se de pesquisa qualitativa realizada por meio de um estudo de caso, no qual analisou-se as imagens do Direito de Família produzidas por alunos de uma turma do referido curso. Outrossim, entrevistou-se o docente responsável pelo componente curricular. Investigou-se o próprio Direito de Família como referência e inferência à recontextualização realizada em sala de aula. Justificou-se o intento na medida em que o contexto social e, em especial, o próprio Direito de Família assume a afetividade e não mais somente os vínculos biológicos. Além disso, destaca-se as várias entidades familiares constituídas nesse cenário. O embasamento teórico utilizado foi construído a partir de aspectos particulares da teoria de Basil Bernstein, partindo de suas conexões entre currículo e poder, organização do conhecimento e distribuição do poder. O método documentário de interpretação foi utilizado para a análise das imagens. A partir do resultado da interpretação imagética emergiu um conjunto de categorias, as quais também foram utilizadas para a sistematização dos dados da investigação. Ao final, o trabalho propiciou conhecer a recontextualização do Direito de Família em uma Faculdade de Direito de Universidade Pública do Sul do país, vindo a contribuir com o campo de estudo do Currículo e do Ensino Jurídico.This dissertation has as main focus the discipline of Family Law recontextualization in the bachelor’s degree at Federal University of Pelotas (UFPEL), pointed by the students' view. This is a qualitative research, conducted through a case study, which analyzed the images of family law produced by students from a especific class of the referred bachelor’s degree. By the way, the responsible teacher for the curricular component was interviewed. Family law was investigated as a reference and inference to recontextualization in the classroom. Justified the intention because the social context and, in particular, the Family Law, assumes the affection and not only the biological links. Also, the various family entities constituted in this scenario were highlighted. The theoretical basis used was built from particular aspects of Basil Bernstein's theories, starting from his connections between curriculum and power, knowledge organization and power distribution. The documentary method of interpretation was used to analysis the images. From the result of the imagery interpretation categories were emerged and used for the systematization of all the research data. At the end, the work allowed to view/know the recontextualization of Family Law in a bachelor’s degree of Public University in the south of the country, ending up contributing to the study of curriculum and legal education.Sem bolsaporUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUFPelBrasilFaculdade de EducaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEducaçãoRecontextualizaçãoDireito de FamíliaCurrículoEnsino JurídicoEducationRecontextualizationFamily LawCurriculumLegal educationRecontextualização do Direito de Família em Curso de Graduação do Sul do país: um estudo de caso imagético - contribuições para o Currículo e o Ensino Jurídico.Family Law Recontextualization in a Undergraduate Course in the South of the country: an imagetic case study - contributions to the Curriculum and Legal Education.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://lattes.cnpq.br/6003895268221064http://lattes.cnpq.br/6507656416518174Leite, Maria Cecilia LoreaPassos, Juliano da Rosainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTJuliano da Rosa Passos_Dissertacao.pdf.txtJuliano da Rosa Passos_Dissertacao.pdf.txtExtracted texttext/plain348184http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5655/6/Juliano%20da%20Rosa%20Passos_Dissertacao.pdf.txtc0589876d23448298a2afb7d9fe9916aMD56open accessTHUMBNAILJuliano da Rosa Passos_Dissertacao.pdf.jpgJuliano da Rosa Passos_Dissertacao.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1303http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5655/7/Juliano%20da%20Rosa%20Passos_Dissertacao.pdf.jpg46ad4b9449c8823cf1e2a4b3d443192aMD57open accessORIGINALJuliano da Rosa Passos_Dissertacao.pdfJuliano da Rosa Passos_Dissertacao.pdfapplication/pdf20269087http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5655/1/Juliano%20da%20Rosa%20Passos_Dissertacao.pdf38bb75692672207243d023c66e64e91dMD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; 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