Círculo de ação-reflexão-ação: uma possibilidade praxiológica para a prática pedagógica da formação problematizadora de professores

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2011
Autor(a) principal: Nascimento, Hostina Maria Ferreira do
Orientador(a): Pernambuco, Marta Maria Castanho Almeida
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Departamento: Educação
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14362
Resumo: Considering the dialogue as a gnosiological act and teachers as a researchers of their own practice, this thesis deals with the contribution of Paulo Freire thoughts to teacher s formation process. The study was made over an intervention carried out at a regular Pedagogy Course, however directed to teachers on duty inside a program called PROFOMAÇÃO (Special program for professional formation on Basic Education) promoted by Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). From Freire s ideas of problematizing education, action and reflection dialectics, conscientization and from the analysis of the course itself, I support the idea that the dynamics of collective construction of knowledge- three pedagogical moments (ANGOTTI, DELIZOICOV e PERNAMBUCO) when intermediated by individual reflection, provided by written register, permits the development of three important dimensions of knowledge about pedagogical practice; observation and selfobservation; understanding the theories witch grounds the action; and theorization. By these means, initial and permanent teacher s formation could materialize its political commitment in a concrete action of collective and participative act of conscientization and transformation of the reality of pedagogical practice at school ground, developing itself as a truly circle of action and reflection
id UFRN_2ea705ae3dd102873c7528fa248f2356
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/14362
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Nascimento, Hostina Maria Ferreira dohttp://lattes.cnpq.br/6441332554593185http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780490E9Silva, Antonio Fernando Gouvêa dahttp://lattes.cnpq.br/9621931288117213Santiago, Maria Elietehttp://lattes.cnpq.br/6348134383110052Ferreira, Maria Salonildehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787859Y0Silva, Rosália de Fátima ehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794938U8Pernambuco, Marta Maria Castanho Almeida2014-12-17T14:36:21Z2012-05-072014-12-17T14:36:21Z2011-08-15NASCIMENTO, Hostina Maria Ferreira do. Círculo de ação-reflexão-ação: uma possibilidade praxiológica para a prática pedagógica da formação problematizadora de professores. 2011. 212 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2011.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14362Considering the dialogue as a gnosiological act and teachers as a researchers of their own practice, this thesis deals with the contribution of Paulo Freire thoughts to teacher s formation process. The study was made over an intervention carried out at a regular Pedagogy Course, however directed to teachers on duty inside a program called PROFOMAÇÃO (Special program for professional formation on Basic Education) promoted by Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). From Freire s ideas of problematizing education, action and reflection dialectics, conscientization and from the analysis of the course itself, I support the idea that the dynamics of collective construction of knowledge- three pedagogical moments (ANGOTTI, DELIZOICOV e PERNAMBUCO) when intermediated by individual reflection, provided by written register, permits the development of three important dimensions of knowledge about pedagogical practice; observation and selfobservation; understanding the theories witch grounds the action; and theorization. By these means, initial and permanent teacher s formation could materialize its political commitment in a concrete action of collective and participative act of conscientization and transformation of the reality of pedagogical practice at school ground, developing itself as a truly circle of action and reflectionConsiderando o diálogo como um ato gnosiológico e o professor como um pesquisador de sua prática, esta tese aborda a contribuição do pensamento de Paulo Freire para a formação de professores, analisando uma intervenção realizada no Curso de Pedagogia voltado para a formação de professores em serviço através do Programa Especial de Formação Profissional Para a Educação Básica (PROFORMAÇÃO) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). A partir das ideias freireanas de educação problematizadora, ação-reflexão-ação, conscientização e da análise da intervenção, defendo que a dinâmica de construção coletiva de conhecimentos - três momentos pedagógicos, conforme José André Angotti, Demétrio Delizoicov e Marta Pernambuco - quando intermediada pela reflexão individual proporcionada pelo registro escrito, permite o desenvolvimento de três importantes dimensões do conhecimento sobre a prática pedagógica: a observação e auto-observação; a compreensão das teorias que fundamentam a ação; e a teorização. Assim, a formação inicial e permanente de professores pode materializar seu compromisso político numa ação concreta, coletiva e participativa de conscientização e transformação da realidade da prática pedagógica na escola, desenvolvendo-se como um verdadeiro círculo de ação-reflexão-açãoCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfporUniversidade Federal do Rio Grande do NortePrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUFRNBREducaçãoPaulo FreireFormação de professoresDiálogoProblematizaçãoConscientizaçãoPaulo FreireTeacher s formationDialogueProblematizationconscientizationCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOCírculo de ação-reflexão-ação: uma possibilidade praxiológica para a prática pedagógica da formação problematizadora de professoresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALHostinaMFN_TESE.pdfapplication/pdf4361213https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14362/1/HostinaMFN_TESE.pdf2ec46114060037a78b770bd3855857cdMD51TEXTHostinaMFN_TESE.pdf.txtHostinaMFN_TESE.pdf.txtExtracted texttext/plain480433https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14362/6/HostinaMFN_TESE.pdf.txtbe42b65b208016b38a04ff89098dcc7aMD56THUMBNAILHostinaMFN_TESE.pdf.jpgHostinaMFN_TESE.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg4996https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14362/7/HostinaMFN_TESE.pdf.jpg21f2b06817a99216f5ecc8cd2b00da29MD57123456789/143622017-11-01 21:08:44.048oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/14362Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-02T00:08:44Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.por.fl_str_mv Círculo de ação-reflexão-ação: uma possibilidade praxiológica para a prática pedagógica da formação problematizadora de professores
title Círculo de ação-reflexão-ação: uma possibilidade praxiológica para a prática pedagógica da formação problematizadora de professores
spellingShingle Círculo de ação-reflexão-ação: uma possibilidade praxiológica para a prática pedagógica da formação problematizadora de professores
Nascimento, Hostina Maria Ferreira do
Paulo Freire
Formação de professores
Diálogo
Problematização
Conscientização
Paulo Freire
Teacher s formation
Dialogue
Problematization
conscientization
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Círculo de ação-reflexão-ação: uma possibilidade praxiológica para a prática pedagógica da formação problematizadora de professores
title_full Círculo de ação-reflexão-ação: uma possibilidade praxiológica para a prática pedagógica da formação problematizadora de professores
title_fullStr Círculo de ação-reflexão-ação: uma possibilidade praxiológica para a prática pedagógica da formação problematizadora de professores
title_full_unstemmed Círculo de ação-reflexão-ação: uma possibilidade praxiológica para a prática pedagógica da formação problematizadora de professores
title_sort Círculo de ação-reflexão-ação: uma possibilidade praxiológica para a prática pedagógica da formação problematizadora de professores
author Nascimento, Hostina Maria Ferreira do
author_facet Nascimento, Hostina Maria Ferreira do
author_role author
dc.contributor.authorID.por.fl_str_mv
dc.contributor.authorLattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6441332554593185
dc.contributor.advisorID.por.fl_str_mv
dc.contributor.advisorLattes.por.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780490E9
dc.contributor.referees1.pt_BR.fl_str_mv Silva, Antonio Fernando Gouvêa da
dc.contributor.referees1ID.por.fl_str_mv
dc.contributor.referees1Lattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9621931288117213
dc.contributor.referees2.pt_BR.fl_str_mv Santiago, Maria Eliete
dc.contributor.referees2ID.por.fl_str_mv
dc.contributor.referees2Lattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6348134383110052
dc.contributor.referees3.pt_BR.fl_str_mv Ferreira, Maria Salonilde
dc.contributor.referees3ID.por.fl_str_mv
dc.contributor.referees3Lattes.por.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787859Y0
dc.contributor.referees4.pt_BR.fl_str_mv Silva, Rosália de Fátima e
dc.contributor.referees4ID.por.fl_str_mv
dc.contributor.referees4Lattes.por.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794938U8
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Hostina Maria Ferreira do
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pernambuco, Marta Maria Castanho Almeida
contributor_str_mv Pernambuco, Marta Maria Castanho Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv Paulo Freire
Formação de professores
Diálogo
Problematização
Conscientização
topic Paulo Freire
Formação de professores
Diálogo
Problematização
Conscientização
Paulo Freire
Teacher s formation
Dialogue
Problematization
conscientization
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Paulo Freire
Teacher s formation
Dialogue
Problematization
conscientization
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Considering the dialogue as a gnosiological act and teachers as a researchers of their own practice, this thesis deals with the contribution of Paulo Freire thoughts to teacher s formation process. The study was made over an intervention carried out at a regular Pedagogy Course, however directed to teachers on duty inside a program called PROFOMAÇÃO (Special program for professional formation on Basic Education) promoted by Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). From Freire s ideas of problematizing education, action and reflection dialectics, conscientization and from the analysis of the course itself, I support the idea that the dynamics of collective construction of knowledge- three pedagogical moments (ANGOTTI, DELIZOICOV e PERNAMBUCO) when intermediated by individual reflection, provided by written register, permits the development of three important dimensions of knowledge about pedagogical practice; observation and selfobservation; understanding the theories witch grounds the action; and theorization. By these means, initial and permanent teacher s formation could materialize its political commitment in a concrete action of collective and participative act of conscientization and transformation of the reality of pedagogical practice at school ground, developing itself as a truly circle of action and reflection
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-08-15
dc.date.available.fl_str_mv 2012-05-07
2014-12-17T14:36:21Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-12-17T14:36:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv NASCIMENTO, Hostina Maria Ferreira do. Círculo de ação-reflexão-ação: uma possibilidade praxiológica para a prática pedagógica da formação problematizadora de professores. 2011. 212 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2011.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14362
identifier_str_mv NASCIMENTO, Hostina Maria Ferreira do. Círculo de ação-reflexão-ação: uma possibilidade praxiológica para a prática pedagógica da formação problematizadora de professores. 2011. 212 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2011.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14362
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14362/1/HostinaMFN_TESE.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14362/6/HostinaMFN_TESE.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14362/7/HostinaMFN_TESE.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 2ec46114060037a78b770bd3855857cd
be42b65b208016b38a04ff89098dcc7a
21f2b06817a99216f5ecc8cd2b00da29
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802118029073448960