Atendimento educacional especializado: a vez e a voz de alunos e do professor
Ano de defesa: | 2017 |
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Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
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Programa de Pós-Graduação: |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
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Departamento: |
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24259 |
Resumo: | O Atendimento Educacional Especializado (AEE) é destinado aos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, com vistas a complementar e/ou suplementar a formação dos alunos na escola e fora dela. Através da pesquisa empreendida buscamos analisar concepções e práticas do Atendimento Educacional Especializado em uma escola pública da cidade de Parnamirim/RN. Para tanto, participaram da pesquisa uma professora do AEE, dois alunos com deficiência intelectual e um aluno com surdez. Optamos por desenvolver uma pesquisa de cunho qualitativo, utilizando o método do Estudo de Caso. Para construção de dados, desenvolvemos uma pesquisa bibliográfica, uma pesquisa documental, a entrevista semiestruturada e a observação não participante. Os dados construídos apontaram que o serviço do Atendimento Educacional Especializado, na realidade investigada, tem cumprido, em partes, com a função prevista na Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008) e nas Diretrizes Operacionais da Educação Especial para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica (2009). O reconhecimento dos alunos ao trabalho desenvolvido pela docente responsável pelo AEE caracteriza as potencialidades que o serviço vem oferecendo, contudo, limites se fazem presentes à medida que as políticas públicas não preveem meios para a realização do trabalho do professor da Sala de Recursos Multifuncionais, em uma perspectiva mais ampla, de acordo com o que está previsto em documentos legais, visando que: haja melhor desenvolvimento dos alunos que são ali atendidos; a comunidade escolar compreenda o processo educacional inclusivo, por meio da propiciação de um diálogo sobre o tema; que haja oportunidade de preparação dos profissionais de educação atuantes na instituição escolar, nessa perspectiva. |
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Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24259O Atendimento Educacional Especializado (AEE) é destinado aos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, com vistas a complementar e/ou suplementar a formação dos alunos na escola e fora dela. Através da pesquisa empreendida buscamos analisar concepções e práticas do Atendimento Educacional Especializado em uma escola pública da cidade de Parnamirim/RN. Para tanto, participaram da pesquisa uma professora do AEE, dois alunos com deficiência intelectual e um aluno com surdez. Optamos por desenvolver uma pesquisa de cunho qualitativo, utilizando o método do Estudo de Caso. Para construção de dados, desenvolvemos uma pesquisa bibliográfica, uma pesquisa documental, a entrevista semiestruturada e a observação não participante. Os dados construídos apontaram que o serviço do Atendimento Educacional Especializado, na realidade investigada, tem cumprido, em partes, com a função prevista na Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008) e nas Diretrizes Operacionais da Educação Especial para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica (2009). O reconhecimento dos alunos ao trabalho desenvolvido pela docente responsável pelo AEE caracteriza as potencialidades que o serviço vem oferecendo, contudo, limites se fazem presentes à medida que as políticas públicas não preveem meios para a realização do trabalho do professor da Sala de Recursos Multifuncionais, em uma perspectiva mais ampla, de acordo com o que está previsto em documentos legais, visando que: haja melhor desenvolvimento dos alunos que são ali atendidos; a comunidade escolar compreenda o processo educacional inclusivo, por meio da propiciação de um diálogo sobre o tema; que haja oportunidade de preparação dos profissionais de educação atuantes na instituição escolar, nessa perspectiva.The Specialized Educational Attendance (SEA) is given to students with disabilities, general developmental disorder, and with highly abilities/genius, with focus to complement and/or to supplement the student‟s formation in and out of the class. With the applied research, we analyzed concepts and actions of the SEA on one single public school of the city of Parnamirim/RN. For this, the research was done with one SEA teacher, two students with intellectual disabilities and one deaf student. It was chosen to be a qualitative research with method of case study. It was developed a bibliographical research, documental research, semi structured interview and non participant observation, in order to gather data. The data obtained showed that the SEA service, in inspected context, have fulfilled, on a certain level, the plan of National Politics of Special Education in Expectation of the Inclusive Education (2008), and Operational Guidelines of the Special Education for the Specialized Educational Attendance in Basic Education (2009). The Student acknowledgment for the SEA teacher research characterize the potential that is given by this service. However, there are limitations since public politics does not give enough resources for the SEA teacher service realization in the Multifunctional Resources class, in a broad perspective, defined by the Law, which aims to: a better development for the students with disabilities; the school to embrace the inclusive educational process, by means of the subject dialog; to have opportunities for educational professionals to work in the educational institution, in this perspective.porCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOAtendimento educacional especializadoSala de recursos multifuncionaisAlunosProfessorEducação inclusivaAtendimento educacional especializado: a vez e a voz de alunos e do professorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALRivianeSoaresDeLimaSilva_DISSERT.pdfRivianeSoaresDeLimaSilva_DISSERT.pdfapplication/pdf2279010https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24259/1/RivianeSoaresDeLimaSilva_DISSERT.pdf8991318dd3b29b73d3ba965c8d2ca1d9MD51TEXTRivianeSoaresDeLimaSilva_DISSERT.pdf.txtRivianeSoaresDeLimaSilva_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain279926https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24259/2/RivianeSoaresDeLimaSilva_DISSERT.pdf.txtdc969d64b41be06592040700b2267b48MD52THUMBNAILRivianeSoaresDeLimaSilva_DISSERT.pdf.jpgRivianeSoaresDeLimaSilva_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2453https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24259/3/RivianeSoaresDeLimaSilva_DISSERT.pdf.jpg0118d42a69cb7ef866056446e877d50cMD53123456789/242592022-04-25 15:46:27.706oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/24259Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-04-25T18:46:27Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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