A gestão de egressos como fonte de informações estratégicas para a UFFS

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2017
Autor(a) principal: Simon, Lilian Wrzesinski
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/188429
Resumo: Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária, Florianópolis, 2017.
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spelling A gestão de egressos como fonte de informações estratégicas para a UFFSAdministraçãoTecnologia da informaçãoDissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária, Florianópolis, 2017.A gestão de egressos é fundamental para a universidade avaliar o impacto da formação ofertada e melhorar continuamente os seus processos de gestão acadêmica, alinhando seu planejamento às transformações que ocorrem na sociedade. Os egressos conseguem perceber aspectos da gestão que não são vistos internamente, sendo portadores de opiniões que podem ser exploradas pela universidade ao concebê-los como provedores de informações estratégicas. O estabelecimento de políticas de acompanhamento de egressos é muito valorizado no contexto internacional e vêm sendo gradativamente adotadas nas universidades brasileiras como mecanismo de avaliação institucional e de cursos, constituindo um dos indicadores da política de atendimento aos estudantes uma das dimensões avaliativas do Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (SINAES). Esta pesquisa tem como objetivo propor diretrizes para a captação de informações estratégicas sobre os egressos da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). A pesquisa apresenta natureza aplicada, propondo-se a contribuir com a elaboração de uma política de acompanhamento de egressos e a implantação de um sistema informatizado para a captação de informações estratégicas sobre os egressos da UFFS. A metodologia adotada permitiu a apresentação de um estudo de caso com enfoque exploratório e descritivo, caracterizado pela combinação da pesquisa bibliográfica e documental com a coleta de dados empíricos que foram tratados quantitativamente e interpretados qualitativamente. A abordagem foi direcionada inicialmente para o dimensionamento das informações necessárias em um sistema de acompanhamento de egressos a ser construído na instituição como um dos principais canais de interação com esse público. Na sequência procedeu-se a verificação de disponibilidade dessas informações nos sistemas de gestão acadêmica da UFFS para em seguida identificar com base em pesquisas antecedentes e experiências de outras universidades públicas os serviços e benefícios que podem ser oferecidos pela instituição aos seus egressos. Considerando essas nuances foram consultados os egressos da UFFS a fim de levantar os seus interesses na participação em um sistema de acompanhamento de egressos e em construir estratégias para fomentar o relacionamento entre a universidade e seus diplomados, para que estes possam contribuir com a gestão e se beneficiar das ações a eles direcionadas. No tocante ao perfil do egresso cabe destacar que é composto por jovens que na sua maioria vieram do campo, cujos pais não conseguiram completar a educação básica, que trabalharam para conseguir permanecer na universidade e após completar o ciclo de formação pretendem continuar estudando. O principal desafio enfrentado pelos participantes se refere à continuidade da formação e a progressão no mercado de trabalho. Os seus principais interesses contemplam a manutenção de vínculos de acesso à informação, a continuidade dos estudos na pós-graduação, a melhoria da sua condição laboral, ações de promoção à cultura e engajamento social. Almeja-se que essas ações sejam concretizadas e disponibilizadas em um sistema de acompanhamento de egressos, contemplando áreas de interação adaptadas ao perfil dos estudantes formados pela UFFS, com ambientes de interação entre alunos; alunos com professores, outros pesquisadores de sua área e gestores acadêmicos. Esta ferramenta tem a finalidade de manter o vínculo do egresso com a instituição, permitindo que a UFFS possa obter as informações estratégicas necessárias para ditar os rumos de sua gestão, ao passo que os ex-alunos poderão utilizá-la para dar continuidade ao seu desenvolvimento intelectual e profissional.Abstract : The management of graduates is fundamental for the university to assess the impact of the formation offered and continually improve its academic management processes, aligning your planning to the transformations that occur in society. The graduates can perceive aspects of management that are not seen internally, being carriers of opinions that can be exploited by the university while receiving them as strategic information providers. The establishment of graduates monitoring policies is greatly valued in the international context and has been gradually adopted in Brazilian universities as a mechanism for institutional evaluation and courses, constituting one of the indicators of the policy of attendance to students an of the evaluation dimensions of the National Higher Education Evaluation System (SINAES). This research aims to propose guidelines for the capture of strategic information on the graduates of the Federal University of the Fronteira Sul (UFFS). The research has an applied nature, proposing to contribute to the elaboration of graduates monitoring policy and the implantation of a computerized system for the capture of strategic information on the graduates of the UFFS. The methodology adopted the presentation of a case study with an exploratory and descriptive approach, characterized by combining bibliographical and documentary research with the collection of empirical data that were treated quantitatively and interpreted qualitatively. The approach was initially directed to sizing the necessary information in a graduates monitoring system to be constructed in the institution as one of the main channels of interaction with this audience. In the aftermath, the availability of this information was verified in the systems of academic management of the UFFS to then identify based on background surveys and experiences from other public universities the services and benefits that can be offered by the institution to their graduates. Considering these nuances were consulted the graduates of UFFS in order to raise their interests in the participation in a graduates monitoring system and to building strategies to foster the relationship between the university and its graduates, so that they can contribute to the management and benefit from the actions aimed at them. As regards the student's profile, it is up to highlight that it consists of young people who mostly came from the countryside, that parents failed to complete the basic education, which worked to succeed in staying at the university and after completing the training cycle they intend to continue studying. The main challenge faced by the participants refers to the continuity of training and the progression in the labour market. Its main interests include maintaining links to information access, the continuity of postgraduate studies, improving its labour status, promoting culture and social engagement. These actions are intended to be implemented and made available in a graduates monitoring system, contemplating areas of interaction adapted to the profile of students formed by the UFFS, with inter pupils interaction environments; students with teachers, other researchers from their area and academic managers. This tool aims to retain the egress link with the institution, enabling the UFFS to obtain the strategic information necessary to dictate the directions of its management, while alumni can use it to continue its intellectual and professional development.Pacheco, Andressa Sasaki VasquesUniversidade Federal de Santa CatarinaSimon, Lilian Wrzesinski2018-07-19T04:03:26Z2018-07-19T04:03:26Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis205 p.| il., gráfs., tabs.application/pdf351011https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/188429porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-07-19T04:03:26Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/188429Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-07-19T04:03:26Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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