Construção e avaliação de hipermídia educacional sobre tópicos de carboidratos

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2012
Autor(a) principal: Heidrich, Denise Nogueira
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/93022
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2009
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spelling Construção e avaliação de hipermídia educacional sobre tópicos de carboidratosEducaçãoEducação científica e tecnológicaAmbiente virtualAprendizagemCarboidratosEstudo e ensinoMultímidia interativaTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2009A constatação de que as animações são excelentes recursos didáticos para auxiliar o trabalho do professor e facilitar a compreensão dos estudantes em conteúdos que exigem abstração e imaginação levou um grupo de professoras do Departamento de Bioquímica do Centro de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) a produzir, com a assessoria de docentes do Departamento de Design Gráfico, do Centro de Comunicação e Expressão da UFSC, o material hipermídia Bioquímica através da animação. Esse hipermídia foi construído no período de 2003 a 2005, tendo os carboidratos como tema central, e o cotidiano dos estudantes universitários como linha condutora. O conjunto do hipermídia apresenta: aula de saída a campo, no módulo introdutório: Carboidratos na Natureza; atividades práticas, no Módulo 2: Carboidratos no Laboratório; a pesquisa bibliográfica, no módulo Carboidratos na Biblioteca; o processo de digestão e absorção dos carboidratos, tema do quarto módulo: Carboidratos na Lanchonete; a fascinante história de uma molécula de glicose que é convertida em piruvato, contida no módulo Carboidratos no Teatro; e patologias ligadas ao metabolismo dos carboidratos, no módulo Carboidratos no Hospital. Apesar de terem sido bem avaliados previamente por estudantes de graduação e professores de ensino médio, problemas de navegação e finalização levaram à constatação de que a conversão dos materiais em objetos de aprendizagem poderia torná-los mais eficazes para o ensino e a aprendizagem. Estudo de teorias de aprendizagem e de elementos de semiótica serviram como suporte para as transformações pretendidas, e como resultado apresentamos os objetos de aprendizagem Introdução aos Carboidratos, Classificação dos Carboidratos: Monossacarídeos, Digestão do Amido e Via Glicolítica. Da necessidade de disponibilizar o conjunto da obra já referida para avaliação criou-se uma ponte com o ambiente virtual de aprendizagem do Laboratório de Ensino a Distância (LAED) do Centro de Ciências Físicas e Matemáticas (CFM) da UFSC, onde foram criadas disciplinas para cursos de graduação e de extensão nas plataformas Diorama e Moodle. A avaliação feita por estudantes de graduação, professores de ensino médio, pessoas com formação em áreas não ligadas às Ciências da Vida, pós-graduandos em Bioquímica, além da opinião de professores de Bioquímica a respeito dos referidos materiais, conferem uma visão panorâmica sobre a validade do material como elemento de suporte ao ensino do tema proposto em disciplinas de Bioquímica ligadas a cursos de graduação. Além disso, pudemos identificar e registrar opiniões diversas entre os avaliadores no que se refere ao tipo de elementos semióticos a serem utilizados nos objetos de aprendizagem para as primeiras fases de cursos de graduação.The fact that animations are excellent educational resources to assist the work of teachers and facilitate students' understanding about themes which require abstraction and imagination led a group of teachers from the Biochemistry Department of the Biological Sciences Center of the Federal University of Santa Catarina (UFSC) to produce, with the collaboration of some teachers from the Design Department, from the Communication and Expression Institute (UFSC), the hypermedia Biochemistry through animation. This hypermedia was built between 2003 and 2005, with carbohydrates as central theme, and the daily life of University students as guideline. The hypermedia set presents: field lessons in the introductory module, Carbohydrates in nature; practical activities in module 2, Carbohydrates in the laboratory; the bibliographic search in module Carbohydrates in library; the process of digestion and absorption of carbohydrates as subject in module 4, Carbohydrates in the cafeteria; the fascinating story of a glucose molecule that is converted to pyruvate, in module Carbohydrates in Theatre; and pathologies related to the metabolism of carbohydrates in the module Carbohydrates in the hospital. Although it has been well evaluated in advance by undergraduate and high school teachers, problems of navigation and finalization led to the discovery that the conversion of these materials into learning objects could make them more effective for teaching and learning. The study of learning theories and semiotics served as support for the desired transformations, and as a result we present here the learning objects Introduction to carbohydrates, Classification of carbohydrates: monosaccharides, Starch digestion and Glycolysis pathway. The need to provide an evaluation to the work already referred created a bridge with the virtual learning environment of the Laboratory of Distance Learning (LAED), located in the Physical Sciences and Mathematics Center (UFSC), where disciplines has been designed for undergraduate and extension courses through Diorama and Moodle platforms. The assessment by undergraduate students, high school teachers, and people with training in areas not related to life sciences, Biochemistry graduate students, as well as Biochemistry teachers' opinions about the material give an overview on the validity of the material as a support to the subject teaching in disciplines of Biochemistry for undergraduate courses. Additionally, we identified and recorded different opinions among experts with regard to the kind of semiotic elements used in those learning objects for the early stages of undergraduate courses.Angotti, Jose Andre PeresUniversidade Federal de Santa CatarinaHeidrich, Denise Nogueira2012-10-24T15:24:49Z2012-10-24T15:24:49Z2012-10-24T15:24:49Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf276403http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/93022porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-01T01:53:43Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/93022Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-01T01:53:43Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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