A matemática moderna no ensino primário gaúcho (1960-1978): uma análise das coleções de livros didáticos Estrada Iluminada e Nossa Terra Nossa Gente

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2013
Autor(a) principal: Alves, Antônio Maurício Medeiros
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/189342
Resumo: A Matemática Moderna no ensino primário gaúcho (1960-1978): uma análise das coleções de livros didáticos Estrada Iluminada e Nossa Terra Nossa Gente. Orientadora: Eliane Teresinha Peres. - Pelotas, 2013. 1. Educação 2. HIstória da educação matemática 3. Matemática Moderna 4. Ensino primário 5. Livro didático
id UFSC_71af15f76f51cdf26450d24d8bb35db6
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/189342
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str
spelling A matemática moderna no ensino primário gaúcho (1960-1978): uma análise das coleções de livros didáticos Estrada Iluminada e Nossa Terra Nossa GenteLivro didáticoMovimento da matemática modernaEnsino primárioHistória da educação matemáticaA Matemática Moderna no ensino primário gaúcho (1960-1978): uma análise das coleções de livros didáticos Estrada Iluminada e Nossa Terra Nossa Gente. Orientadora: Eliane Teresinha Peres. - Pelotas, 2013. 1. Educação 2. HIstória da educação matemática 3. Matemática Moderna 4. Ensino primário 5. Livro didáticoA tese central desenvolvida neste trabalho é a de que o movimento global de renovação do ensino da Matemática, conhecido como Movimento da Matemática Moderna (MMM), constituiu-se, no estado do Rio Grande do Sul, de maneira heterogênea, uma vez que houve um conjunto de ações orquestradas por sujeitos pertencentes a diferentes instituições de ensino/formação/pesquisa, tendo esse movimento influenciado a produção didática local, o que levou a reelaboração da coleção Estrada Iluminada que, sob o novo título de Nossa Terra Nossa Gente , apresenta a Matemática Moderna, fortemente influenciada pelos estudos do matemático húngaro Zoltan Paul Dienes. O MMM teve origem em meados de 1960, período marcado, no Brasil e no mundo, por importantes discussões sobre a necessária renovação do ensino da Matemática. No Rio Grande Sul, porém, já havia, desde o início da década de 1950, uma preocupação com a formação dos professores, graças aos estudos desenvolvidos no campo da psicologia cognitiva, cujo principal representante foi Jean Piaget. Esse debate envolveu diferentes sujeitos, vinculados a diversas instituições, como as Escolas Normais, as Universidades, o Centro de Pesquisas e Orientação Educacionais (CPOE) e o Grupo de Estudos sobre o Ensino da Matemática de Porto Alegre (GEEMPA). Esses sujeitos incluíam, nas temáticas por eles discutidas, tópicos da Matemática Moderna, como, por exemplo, a Teoria dos Conjuntos, tendo contribuído com o debate sobre a modernização do ensino da Matemática no RS, bem como com a formação de professores, em especial daqueles que atuavam no Ensino Primário. Nesse mesmo período, houve, no estado, um processo de profissionalização da/na produção didática gaúcha, quando os livros para o ensino primário passaram a ser produzidos, em grande parte, por Técnicas Educacionais e por Orientadoras Primárias do CPOE entre os anos de 1950 e 1980. Nesse contexto, merece destaque a produção didática das professoras Cecy Cordeiro Thofehrn e Nelly Cunha, autoras dos livros didáticos tomados como objeto e fonte principal de estudo nesta pesquisa: Estrada Iluminada e Nossa Terra Nossa Gente . Foram reunidos 52 exemplares pertencentes a essas coleções, os quais, após um processo de análise horizontal, reduziram-se a 17 volumes. A partir de uma análise vertical, foram construídos os dados para a pesquisa e cuja interpretação foi realizada considerando quatro princípios (categorias) identificados nas leituras das obras de referência do MMM: Teoria dos Conjuntos, operações aritméticas, estudo das relações e estruturas topológicas. Assim, pela análise dos livros em foco, foi possível identificar quais conteúdos da Matemática Moderna foram contemplados na reelaboração de tais coleções. Além dos livros didáticos, outras fontes, como legislações, obras de autores de referência sobre o MMM e diferentes trabalhos acadêmicos produzidos sobre esse movimento, contribuíram igualmente para a escrita deste estudo. Com os resultados obtidos, o trabalho pretende contribuir com a História da Educação Matemática, das Disciplinas Escolares e dos Livros Didáticos.2018-08-25T00:20:34Z2018-08-25T00:20:34Z2013-11-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfALVES, Antonio Mauricio Medeiros. A Matemática Moderna no ensino primário gaúcho (1960-1978): uma análise das coleções de livros didáticos Estrada Iluminada e Nossa Terra Nossa Gente. 2013. 320f. Tese (Doutorado) – Faculdade de Educação/FaE, Universidade Federal de Pelotas/UFPel, Pelotas, 2013.https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/189342porAlves, Antônio Maurício Medeirosreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-08-25T00:20:34Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/189342Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestsandra.sobrera@ufsc.bropendoar:23732018-08-25T00:20:34Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A matemática moderna no ensino primário gaúcho (1960-1978): uma análise das coleções de livros didáticos Estrada Iluminada e Nossa Terra Nossa Gente
title A matemática moderna no ensino primário gaúcho (1960-1978): uma análise das coleções de livros didáticos Estrada Iluminada e Nossa Terra Nossa Gente
spellingShingle A matemática moderna no ensino primário gaúcho (1960-1978): uma análise das coleções de livros didáticos Estrada Iluminada e Nossa Terra Nossa Gente
Alves, Antônio Maurício Medeiros
Livro didático
Movimento da matemática moderna
Ensino primário
História da educação matemática
title_short A matemática moderna no ensino primário gaúcho (1960-1978): uma análise das coleções de livros didáticos Estrada Iluminada e Nossa Terra Nossa Gente
title_full A matemática moderna no ensino primário gaúcho (1960-1978): uma análise das coleções de livros didáticos Estrada Iluminada e Nossa Terra Nossa Gente
title_fullStr A matemática moderna no ensino primário gaúcho (1960-1978): uma análise das coleções de livros didáticos Estrada Iluminada e Nossa Terra Nossa Gente
title_full_unstemmed A matemática moderna no ensino primário gaúcho (1960-1978): uma análise das coleções de livros didáticos Estrada Iluminada e Nossa Terra Nossa Gente
title_sort A matemática moderna no ensino primário gaúcho (1960-1978): uma análise das coleções de livros didáticos Estrada Iluminada e Nossa Terra Nossa Gente
author Alves, Antônio Maurício Medeiros
author_facet Alves, Antônio Maurício Medeiros
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Antônio Maurício Medeiros
dc.subject.por.fl_str_mv Livro didático
Movimento da matemática moderna
Ensino primário
História da educação matemática
topic Livro didático
Movimento da matemática moderna
Ensino primário
História da educação matemática
description A Matemática Moderna no ensino primário gaúcho (1960-1978): uma análise das coleções de livros didáticos Estrada Iluminada e Nossa Terra Nossa Gente. Orientadora: Eliane Teresinha Peres. - Pelotas, 2013. 1. Educação 2. HIstória da educação matemática 3. Matemática Moderna 4. Ensino primário 5. Livro didático
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-11-26
2018-08-25T00:20:34Z
2018-08-25T00:20:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ALVES, Antonio Mauricio Medeiros. A Matemática Moderna no ensino primário gaúcho (1960-1978): uma análise das coleções de livros didáticos Estrada Iluminada e Nossa Terra Nossa Gente. 2013. 320f. Tese (Doutorado) – Faculdade de Educação/FaE, Universidade Federal de Pelotas/UFPel, Pelotas, 2013.
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/189342
identifier_str_mv ALVES, Antonio Mauricio Medeiros. A Matemática Moderna no ensino primário gaúcho (1960-1978): uma análise das coleções de livros didáticos Estrada Iluminada e Nossa Terra Nossa Gente. 2013. 320f. Tese (Doutorado) – Faculdade de Educação/FaE, Universidade Federal de Pelotas/UFPel, Pelotas, 2013.
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/189342
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv sandra.sobrera@ufsc.br
_version_ 1833926490375323648