Matriz curricular para a educação das relações étnico-raciais na educação infantil:: das políticas nacionais aos currículos locais

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Souza, Marli de
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/231101
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2021.
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spelling Matriz curricular para a educação das relações étnico-raciais na educação infantil:: das políticas nacionais aos currículos locaisEducaçãoRelações étnicasRelações raciaisEducação infantilCurrículosFormação continuada do professorDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2021.Esta pesquisa tem como temática central as relações étnico-raciais na Educação Infantil da Rede Municipal de Florianópolis. Analisa como a Matriz Curricular para a Educação das Relações étnico-raciais ? Matriz ERER ? tem sido apropriada nos projetos políticos pedagógicos e planejamentos das professoras nessa etapa da Educação Básica. Os objetivos específicos compreendem: analisar como a Matriz dialoga com a política curricular nacional para a educação das relações étnico-raciais; mapear nos projetos pedagógicos das unidades educativas e nos planejamentos das professoras como tem sido apropriada e (re)significada a Matriz; levantar elementos indicativos do atual estado de implantação nas unidades educativas da rede. A problemática central da investigação está circunscrita ao campo do currículo em interface com as relações étnico-raciais e pode ser assim enunciada: como a política curricular da Rede Municipal de Florianópolis, nas especificidades da educação para as relações étnico-raciais, tem sido apropriada no projeto político pedagógico das unidades educativas e no planejamento das professoras? Como base epistemológica, procura dialogar com autores(as) afrodiaspóricos(as) e latino-americanos(as), além daqueles(as) já consagrados(as) nos estudos do currículo. No escopo da pesquisa qualitativa, desenvolve estudo exploratório de campo com aplicação de questionários e estudo documental. As informações coletadas e os documentos são estudados a partir da análise de conteúdo, técnica disseminada por Bardin (1977). Os resultados da análise dos documentos nacionais indicam orientações gerais, com pouca atenção e definição dos conhecimentos, tempos e espaços curriculares à educação para as relações étnico-raciais; nos documentos municipais para a Educação Infantil as temáticas relacionadas à diversidade e relações étnicas começam a ser incorporadas com maior expressividade a partir das Orientações Curriculares de 2012, culminando na publicação da Matriz ERER em 2016. Em uma amostra mais ampla, com questionário enviado a gestoras, percebeu-se que o trabalho com a Matriz ERER ainda é pouco expressivo nos Núcleos de Educação Infantil Municipal (NEIMs); percebeu-se que parte das equipes pedagógicas apresentam alguma dificuldade para desenvolver alternativas de ampliação da compreensão da comunidade educativa sobre essa questão e incluí-la de modo mais efetivo no currículo real. Nos PPPs e Planejamentos analisados neste estudo, há indicativos de práticas antirracistas e discussões para inclusão da temática racial nas unidades de Educação Infantil.Abstract: This research centers about the ethnic-racial relations? guidelines in public early childhood education at the city of Florianopolis, Brazil. These guidelines are known in this city as Matriz ERER . The study analyses how the ethnic-racial education on this city?s curriculum have been used in the pedagogical and teaching plannings. This study?s specific goals include the analysis of how the Matriz ERER is related to the brazilian national curriculum politics about the same subjects, the mapping of the pedagogical and teaching plannings from different educational units to see if they has been using and developing the Matriz ERER and the data survey about the current state of application of Matriz ERER in the public kindergartens. The guiding question of this study is: how the Matriz ERER has been appropriated in the pedagogical projects by the schools and teachers? The epistemological basis of this study dialogues with afrodiasporic and latin-american authors with others those are established in curriculum studies. As a qualitative research, the study develops an exploratory study with application of questionnaires and documentary study. The collected information and documents are studied through the content analysis by Bardin (1977). The analysis of documents and guidelines revealed a low attention and definition of the different knowledge, time and curricular spaces for education for ethnic-racial relations and, in the municipal politics for Early Childhood Education, the concern about diversity and ethnic relations began in 2012 with the Municipality curriculum and, later, with the Matriz ERER in 2016. After the questionnaires sent to kindergarten managers, it was noticed that the work with the Matrix ERER is still not very impressive in the kindergartens in Florianópolis (as know as NEIM in this city). It was noticed that part of the pedagogical teams have some difficulty in developing alternatives to expand the understanding of the educational community about the the ethnic-racial relations subjects, how to include that in the daily routine and how to be use the Matriz ERER effectively in the real curriculum, despite the fact of the indications of anti-racist practices and discussions for the inclusion of the racial theme in early childhood education units and in their in the political-pedagogic project (PPP) and planning.Passos, Joana Célia dosUniversidade Federal de Santa CatarinaSouza, Marli de2022-02-14T13:33:02Z2022-02-14T13:33:02Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis181 p.| il.application/pdf374118https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/231101porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-02-14T13:33:02Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/231101Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-02-14T13:33:02Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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