A Constituição do Ethos Discursivo Institucional em Grupos de Gestão Acadêmica no WhatsApp

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Carvalho Júnior, Uilson Nunes de
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/58392
Resumo: Esta dissertação insere-se na área de Estudos Linguísticos - Linguagem em Novos Contextos - do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de São Paulo e tem como tema a constituição do ethos discursivo institucional em grupo de gestão acadêmica no WhatsApp. A hipótese é que a interatividade on-line de sujeitos discursivos em grupos de WhatsApp possibilita um ethos discursivo institucional, que representa a imagem de uma determinada instituição. Orientados por esta proposição, definiu-se a seguinte pergunta de pesquisa: Como é constituído o ethos discursivo institucional em grupo de gestão acadêmica no aplicativo WhatsApp? O objetivo geral desta pesquisa é analisar, pelos princípios da Análise de Discurso, o WhatsApp, a fim de compreender como é constituído o ethos discursivo institucional em um grupo de gestão acadêmica e os possíveis efeitos de sentido depreendidos das (inter) locuções. Para alcançar o objetivo geral, foram eleitos os seguintes objetivos específicos: 1°) Pesquisar e analisar as tecnologias digitais (WhatsApp) e suas implicações discursivas na construção do ethos; 2º) Compreender os elementos linguísticodiscursivos utilizados na elaboração dos enunciados que levam à constituição do ethos discursivos institucional; 3º) Analisar e explicar a constituição do ethos discursivo institucional, considerando a interação entre os sujeitos que utilizam o aplicativo WhatsApp. O corpus é composto por 300 posts (unidades de fala) dos quais selecionamos 37. Estabeleceu-se como categorias de análise a cenografia, a polifonia e o tom discursivo. Do ponto de vista metodológico esta pesquisa é descritiva, de abordagem quali-quantitativa e de base explicativa. O aporte teórico que embasa o estudo é constituído principalmente pelos pressupostos da Análise de Discurso francófona francesa (MAINGUENEAU, 2008a, 2008b, 2010, 2013, 2016). Em relação às novas tecnologias da informação e comunicação, a pesquisa está pautada em Manuel Castells (2017) e Pierre Lévy (2011). Osresultados obtidos demonstraram a constituição do ethos discursivo institucional no WhatsApp pelo movimento de múltiplas vozes em um tempo intemporal (síncrono/assíncrono) no ciberespaço, a partir da enunciação, de uma instituição organizada, burocrática, engajada no processo de ensino e aprendizagem, ao passo que autoritária, mas polida, formal e informal, que convive com momentos de divergências e tensões mediados pela participação coletiva.
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spelling A Constituição do Ethos Discursivo Institucional em Grupos de Gestão Acadêmica no WhatsAppThe constitution of the institutional discursive ethos in an academic management group at WhatsAppCenografiaEthos discursivo institucionalWhatsAppScenographyInstitutional discursive ethosWhatsAppEsta dissertação insere-se na área de Estudos Linguísticos - Linguagem em Novos Contextos - do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de São Paulo e tem como tema a constituição do ethos discursivo institucional em grupo de gestão acadêmica no WhatsApp. A hipótese é que a interatividade on-line de sujeitos discursivos em grupos de WhatsApp possibilita um ethos discursivo institucional, que representa a imagem de uma determinada instituição. Orientados por esta proposição, definiu-se a seguinte pergunta de pesquisa: Como é constituído o ethos discursivo institucional em grupo de gestão acadêmica no aplicativo WhatsApp? O objetivo geral desta pesquisa é analisar, pelos princípios da Análise de Discurso, o WhatsApp, a fim de compreender como é constituído o ethos discursivo institucional em um grupo de gestão acadêmica e os possíveis efeitos de sentido depreendidos das (inter) locuções. Para alcançar o objetivo geral, foram eleitos os seguintes objetivos específicos: 1°) Pesquisar e analisar as tecnologias digitais (WhatsApp) e suas implicações discursivas na construção do ethos; 2º) Compreender os elementos linguísticodiscursivos utilizados na elaboração dos enunciados que levam à constituição do ethos discursivos institucional; 3º) Analisar e explicar a constituição do ethos discursivo institucional, considerando a interação entre os sujeitos que utilizam o aplicativo WhatsApp. O corpus é composto por 300 posts (unidades de fala) dos quais selecionamos 37. Estabeleceu-se como categorias de análise a cenografia, a polifonia e o tom discursivo. Do ponto de vista metodológico esta pesquisa é descritiva, de abordagem quali-quantitativa e de base explicativa. O aporte teórico que embasa o estudo é constituído principalmente pelos pressupostos da Análise de Discurso francófona francesa (MAINGUENEAU, 2008a, 2008b, 2010, 2013, 2016). Em relação às novas tecnologias da informação e comunicação, a pesquisa está pautada em Manuel Castells (2017) e Pierre Lévy (2011). Osresultados obtidos demonstraram a constituição do ethos discursivo institucional no WhatsApp pelo movimento de múltiplas vozes em um tempo intemporal (síncrono/assíncrono) no ciberespaço, a partir da enunciação, de uma instituição organizada, burocrática, engajada no processo de ensino e aprendizagem, ao passo que autoritária, mas polida, formal e informal, que convive com momentos de divergências e tensões mediados pela participação coletiva.This dissertation is inserted in the area of Linguistic Studies - Language in New Contexts - of the Graduate Program in Letters of the Federal University of São Paulo and its theme is the constitution of the institutional discursive ethos in WhatsApp academic management group. The hypothesis is that the online interactivity of discursive subjects in WhatsApp groups enables an institutional discursive ethos, which represents the image of a particular institution. Guided by this proposition, the following research question was defined: How is the institutional discursive ethos constituted in an academic management group in the WhatsApp application? The general objective of this research is to analyze, by the principles of Discourse Analysis, WhatsApp, in order to understand how the institutional discursive ethos is constituted in an academic management group and the possible meaning effects of (inter) phrases. To reach the general objective, the following specific objectives were elected: 1 °) Research and analyze digital technologies (WhatsApp) and their discursive implications in the construction of ethos; 2º) Understand the linguistic-discursive elements used in the elaboration of the statements that lead to the constitution of the institutional discursive ethos; 3) Analyze and explain the constitution of the institutional discursive ethos, considering the interaction between the subjects using the WhatsApp application. The corpusis composed of 300 posts (units ofspeech) from which we selected 37. The categories of analysis were set as scenography, polyphony and discursive tone. From the methodological point of view this research is descriptive, qualitative and quantitative approach and explanatory basis. The theoretical basis that underpins the study consists mainly of the assumptions of the French Francophone Discourse Analysis (MAINGUENEAU, 2008a, 2008b, 2010, 2013, 2016). Regarding the new information and communication technologies, the research is based on Manuel Castells (2017) and Pierre Lévy (2011). The results obtained demonstrated the constitution of the institutional discursive ethos in WhatsApp by the movement of multiple voices in a timeless time (synchronous / asynchronous) in cyberspace, from the enunciation of an organized, bureaucratic institution engaged in the teaching and learning process. whereas authoritarian, but polite, formal and informal, which coexists with moments of disagreement and tension mediated by collective participation.Não recebi financiamentoUniversidade Federal de São PauloSilva, Sandro Luis dahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4769037P0&tokenCaptchar=03AGdBq24ANYsKP_kkYD9UrJQQBcdI7j2hbXgKRbPZW2WGbQO2TSM3ikQ584u2SALzPd-70TqrzLZM_icrIIvuXPFmKCP8uBSIjnb1uIX4rpqe8vx53VWt82VQ7mm-VPMJAcdJXSso5ikx9sGpap2Q6Hgi-5bvZZpozgGjwbnW_Cg_9hAX1BwD_QZIlsvJFB0a55BRi6bqqNjss9cqEpZBKOqrOUxnuJGsIGzkSVtb05qi-MXdiMDYXRdDATf_HQS6L1_PuZTe8RBxpZy5KKTRSaxfQwqajxcX9bQMcpj1sjh60gf487GbZ7mdUBjxx81geUvNfzTcjg077mBmG9Lr5utx291i2xbI51WdIQUX8P6Ke98eeM64Bpxfc-7tt-EKTSUdWH7mEhOhyD2TvlMGlkLsZNq-r05yAHNx7I3L4ssjiBSsVRGDg-a0A86MaHe-YkUpqI1eIIlMHN9KySuht7wwHGR5xYVk3ThhmJ0io7oXeb7yhllpUzkhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4481013Z2&tokenCaptchar=03AGdBq27DiX7faLplwSI4blRCUT8dJTyq448CUuh9Q8oRoVq9Y9SftMRlg9IMKzwk_xfzJh5XoFdCT-nfSTinI3GKNUCcmIBSY3HzdFz81StLACxlPW9YG-g3sSSmfIdagFRLKn9DsSlxbpJWDi1O25Hf9uNez4ZodklHR_S2-t3KXoqDaZJ-wPY2NoLj13DsrvtLyzEZiRKG5jnL_ZLGb8-5UOEdTjqxAp8sTpGHbWs5MZ8xd0TZ1_tjwfdFh4O7v81uy07TokuyNXXL6yhatbqZclfwtIJ8GQxmX1ORms_FqD4Z4Nt9V1XR9G3PC1dl8ZiczcS5deXwwjlvUYwIOqZAfVNM5_P8uSAN_a8JtVezxLef3WjJjs2xWSW_71qBqR58dBut6q0_nUKx3xqdOHA_Xf0Um3KFZQzqTPyCjlx_mWDu6nfEoZ9z0_NI83JI6oqAzgD9fFaQrH4ulsAlwa56f3mY-yMH7ApCxz_305CMtFW79-QFQTQCarvalho Júnior, Uilson Nunes de2020-09-29T17:30:32Z2020-09-29T17:30:32Z2019-12-13info:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion122 f.application/pdfhttps://repositorio.unifesp.br/handle/11600/58392ark:/48912/001300002b2gvporEscola de Filosofia, Letras e Ciências Humanasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-08-02T02:44:23Zoai:repositorio.unifesp.br:11600/58392Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-08-02T02:44:23Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
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