O programa de ensino integral no Estado de São Paulo : a escola neoliberal

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Araújo, Caroline Gorski Marques, 1983-
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: [s.n.]
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/20.500.12733/86
Resumo: Orientador: Márcia de Paula Leite
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spelling O programa de ensino integral no Estado de São Paulo : a escola neoliberalThe integral program of the State of São Paulo : a neoliberal schoolEducação integralEnsino médioTrabalho docenteRelações de trabalhoDivisão sexual do trabalhoIntegral educationHigh schoolTeaching workRelationships of laborSexual division of laborOrientador: Márcia de Paula LeiteDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: O mundo do trabalho se encontra em constante processo de transformação diante das novas formas de acumulação de capital, no capitalismo globalizado e do adensamento do neoliberalismo no Brasil e no mundo. No bojo dessas transformações, essa pesquisa pretende explicitar e analisar as recentes políticas implementadas no Ensino Médio, a partir do Programa de Ensino Integral do Estado de São Paulo (PEI). Essa investigação busca inferir, por meio da pesquisa qualitativa, sobre o trabalho docente e as relações sociais de sexo e classe, considerando o espaço escolar enquanto um ambiente em disputa, onde é crescente a incorporação do ideário neoliberal e do modelo empresarial de gestão gerencialista, podendo contribuir para o processo de precarização das relações de trabalho. Importa também considerar a divisão sexual do trabalho e as transformações no trabalho e emprego das mulheres pois, como efeito do capitalismo globalizado, vivenciamos o aumento do emprego e trabalho remunerado das mulheres, que impactam de forma enfática as transformações do mercado e das relações de trabalho. Os conceitos de flexibilidade, precariedade e desigualdade permanecem no cerne do debate sobre trabalho e relações de gênero, uma vez que a divisão sexual do trabalho e as recorrentes assimetrias de gênero têm intensificado as relações de opressão e exploraçãoAbstract: The world of work is in a constant process of transformation in the face of new forms of capital accumulation, in globalized capitalism and the thickening of neoliberalism in Brazil and in the world. In the midst of these transformations, this research aims to explain and analyze the recent policies implemented in high school, based on the Integral Education Program of the State of São Paulo (PEI). This investigation seeks to infer, through qualitative research, about the teaching work and the social relations of sex and class, considering the school space as a disputed environment, where the incorporation of the neoliberal ideology and the business model of managerial management is increasing, being able to contribute to the process of precarious work relationships. It is also important to consider the sexual division of labor and the changes in women's work and employment because, as an effect of globalized capitalism, we are experiencing an increase in women's employment and paid work, which emphatically impact the transformations of the market and labor relations. The concepts of flexibility, precariousness and inequality remain at the heart of the debate on labor and gender relations, since the sexual division of labor and the recurrent gender asymmetries have intensified the relations of oppression and exploitationMestradoEducaçãoMestra em EducaçãoCNPQ133270/2016-5[s.n.]Leite, Márcia de Paula, 1948-Jeffrey, Debora CristinaMoraes, Carmen Sylvia VidigalUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASAraújo, Caroline Gorski Marques, 1983-20212021-07-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (148 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/86ARAÚJO, Caroline Gorski Marques. O programa de ensino integral no Estado de São Paulo: a escola neoliberal. 2021. 1 recurso online (148 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/86. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1230757Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-11-05T16:46:13Zoai::1230757Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2021-11-05T16:46:13Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
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